Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”
23 Maio, 2018 711 visualizações

Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”

image_pdfimage_print

O Município de Penacova, no âmbito do protocolo estabelecido com a RefCast e, em linha com o determinado no Plano de Ação Nacional para controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus,…

…vulgarmente conhecido por vespa da galha do castanheiro, levou a efeito duas largadas do inseto Torymus sinensis em castanheiros afetados por aquela vespa.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que com estas largadas pretende-se que os insetos parasitóides se vão alimentar das larvas da vespa que se encontram no interior da galha do castanheiro, levando à diminuição do alastramento da praga a outras árvores vizinhas.

As duas largadas realizadas no concelho, uma na freguesia de Penacova e outra na freguesia de Lorvão, foram definidas após um trabalho prévio de verificação e validação de locais que reuniram condições tecnicamente justificáveis para a prática da luta biológica.

O financiamento do plano concelhio de largadas foi suportado pela Câmara Municipal e executado no quadro do protocolo Biovespa, ao qual o Município aderiu em 2017.

A vespa do castanheiro é uma praga que, desde 2014, tem atacado os castanheiros da região do Minho, Douro, Trás-os-Montes e da Madeira, destruindo os gomos da árvore originando ramos deformados, em forma de galhas, perdas de produção de castanha e declínio dos castanheiros. Em Penacova, a presença desta praga foi detetada na primavera de 2017.

Os trabalhos de identificação de novos focos de infestação são realizados pela Comissão Local de Acompanhamento, constituída pelo representante deste Município, por técnicos da DRAP Centro e por um representante da RefCast, de modo a definir os planos de largadas para os anos seguintes.

Todas as situações suspeitas devem ser comunicadas de imediato ao Município de Penacova, ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas ou à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Anterior Município de Góis acolhe projeto Aprender, Brincar, Crescer em Góis
Seguinte Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal

Notícias Relacionadas

Última Hora

Dois feridos graves em colisão na EN16 em Celorico da Beira

Uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou, na manhã desta quarta-feira, ferimentos a três pessoas na Estrada Nacional 16 em Celorico da Beira.

Última Hora

GNR apreendeu duas armas e constituiu um arguido por suspeita de maus tratos a animais

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, constituiu ontem como arguido um homem de 58 anos, …

Última Hora

 Câmara de Seia distingue Fundação Vodafone no Dia do Município

A Câmara de Seia vai proceder, no dia 3 de julho, à entrega da Campânula Municipal de Mérito e Dedicação à Fundação Vodafone Portugal, …

Última Hora

O Monte do Colcurinho e a falta de um outdoor na cidade em “Ca$h Resto Z€ro”

Os vídeos que se tornaram virais produzidos por uma das maiores produtoras de drones do mundo e por uma dos maiores produtores de skates serviram de mote ao espaço de

Destaque

Marchas Populares da Lagares da Beira prometem “espetáculo de cultura e brilho” na noite de 30 de junho (com vídeo)

É já no próximo sábado, dia 30 de junho, que se realizam as Marchas Populares de Lagares da Beira, organizadas pelo Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia,…

Informação

Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Oliveira do Hospital comemorou, esta manhã, o 25 de Abril com uma sessão solene dando “voz” a todos os partidos com representação no concelho.

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança concurso para o “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafia, uma vez mais, os alunos do concelho de Oliveira do Hospital a elaborarem o “Postal de Natal Digital”, sendo que a proposta

Região

Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos

O Município de Oliveira do Hospital está a apelar aos proprietários de terrenos rústicos, para que “procedam rapidamente ao arranque dos pequenos eucaliptos que, depois do incêndio de 15 de

Informação

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Politica

Conselho Estratégico Nacional do PSD reúne amanhã em Coimbra

O Conselho Estratégico Nacional do PSD para a área da Justiça, sob a Coordenação Nacional de Licínio Lopes Martins, organiza…

Última Hora

“Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra desenvolve no ano letivo 2017/2018 uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da

Informação

“Há casos a mais de violência doméstica para um concelho da nossa dimensão”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, mostrou-se desconfortável com o número de…