Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França
15 Novembro, 2018 1481 visualizações

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

image_pdfimage_print

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, nas comemorações da assinatura do Armistício, participaram ainda as cidades de Haverill (Inglaterra), Egelbach (Alemanha) e Ovada (Itália), naquela que foi uma cerimónia evocativa da paz e do projeto europeu.

Ricardo Simões, vereador do Desporto e da Juventude, representou o Município de Penacova nesta deslocação a França, fazendo-se acompanhar pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”. As cerimónias, presididas por Roger Castillon, maire de Pont-Saint-Esprit, tiveram início com a celebração de uma missa em honra dos militares que pereceram na I Guerra Mundial, a que se seguiu uma parada pelo centro da cidade que terminou junto ao Monumento dos Mortos pela França, local onde tiveram lugar as cerimónias protocolares e a deposição de uma coroa de flores oferecida pelo Município de Penacova.

Após esta cerimónia, os jardins da Mairie, foram o palco de um momento de grande simbolismo, a plantação de uma oliveira, a Árvore da Paz. Foi neste local que Ricardo Simões tomou a palavra, destacando os valores da paz e assinalando a responsabilidade de todos os povos na sua manutenção e propagação. O vereador do Município de Penacova deixou ainda o desafio às instituições para que, no dia a dia, deem o exemplo aos seus cidadãos de forma, “a erradicar de vez com as formas astutas de guerra”, que comprometem os esforços que os antepassados empreenderam.

Esta cerimónia, foi ainda marcada pela música e, pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”, que se deslocou a França a convite da autarquia. No âmbito desta deslocação, o grupo penacovense, teve ainda oportunidade de atuar durante o jantar de boas-vindas às vilas e cidades geminadas e, para o público local, num restaurante/pub na noite de sábado.

Anterior Pedrógão: Sobe para dez o número de arguidos em caso de apoios a casas destruídas pelo incêndio
Seguinte Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado

Notícias Relacionadas

Informação

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas

Sociedade

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital

A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital foi, mais uma vez, o palco dos festejos do Tetra pelos benfiquistas.

Região

Tribunal de Contas reprova falta de controlo nas contas de Pedrógão

Auditoria demolidora deteta graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 3 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 16.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Última Hora

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Informação

Colisão em Viseu faz dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta terça-feira, numa colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros na Estrada Nacional 229 (EN229), em Mundão, distrito de Viseu.

Informação

Prosseguem as buscas por dois desaparecidos em Lamego

Foram retomadas pelas 7h30 as buscas pelos dois desaparecidos no seguimento das explosões na fábrica de pirotecnia em Lamego. O incidente que marcou esta terça-feira …

Última Hora

José Canita apresenta “Quem tem Coragem” na Biblioteca de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo sábado, 10 de setembro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Quem tem coragem” de José Canita.

Última Hora

Montemor-o-Velho: Detido na posse de cerca de oito mil doses de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 15 de outubro, um homem com 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Velho.

Última Hora

Região: ASAE apreende mais de 85 toneladas de carne de bovino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 85 toneladas de carne bovina, no valor de 245 mil euros, num entreposto frigorífico do concelho de Ílhavo, anunciou

Região

Conselho de Ministros aprova medidas que concretizam estado de emergência

O Governo reúne-se hoje em Conselho de Ministros para aprovar as medidas que concretizem a execução do decreto do Presidente da República que institui o estado de emergência, aprovado…