Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos
10 Dezembro, 2018 1129 visualizações

Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital já aprovou os procedimentos concursais para a reabilitação do Bairro Social João Rodrigues Lagos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que em causa está um investimento na ordem dos 550 mil euros, que integra a realização de obras de reabilitação total de 21 habitações, assim como a criação de hortas urbanas nos logradouros daquele espaço habitacional e, ainda, a requalificação urbanística do espaço público deste bairro social, construído nos finais da década de 50 pelo benemérito João Rodrigues Lagos.

Este projeto, financiado em 85 por cento pelo PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Oliveira do Hospital, através do PAIDC – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, insere-se na estratégia de requalificação urbana da cidade de Oliveira do Hospital, que incluirá também a requalificação da zona histórica através de um investimento de cerca de 2 milhões de euros, e deverá estar concluído em 2020.

Nesta operação, está ainda contemplada a reconstrução de mais quatro habitações daquele bairro social, propriedade do Município de Oliveira do Hospital, que foram destruídas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, num investimento de cerca de 155 mil euros, que será financiado pelo FSUE – Fundo de Solidariedade da União Europeia.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, salienta que este investimento – num núcleo habitacional com características de comunidade desfavorecida – visa, sobretudo, “melhorar as condições de habitabilidade e bem-estar aos arrendatários e utentes das habitações sociais”.

O autarca realça também a importância dos investimentos que serão feitos ao nível da requalificação urbanística e na criação das hortas urbanas que, certamente, serão uma grande mais-valia para os residentes, que passarão a ter a oportunidade de praticar uma agricultura urbana e de autossustento junto às suas próprias habitações, com ganhos acrescidos nos planos da auto estima e integração social.

Anterior Sociedade Recreativa Penalvense promove II Semana Cultural
Seguinte Magia do Natal espalhou-se pelo Município de Nelas

Notícias Relacionadas

Última Hora

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Última Hora

Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia aqueceram corações em Benfeita e Cepos

As freguesias de Benfeita e Cepos acolheram, no passado domingo, 16 de dezembro, a 1ª edição da iniciativa Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia.

Última Hora

Guarda: Encontrado cadáver carbonizado no interior de carro que ardeu

Foi encontrado, esta manhã, um cadáver carbonizado no interior de um carro que ardeu em Pousadinhas, na Guarda.

Última Hora

Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que mais de dez pessoas já tiveram alta hospitalar…

Última Hora

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Desporto

Grupo Desportivo Bobadelense disputa a meia final do Campeonato Inatel de Futebol

O Grupo Desportivo Bobadelense, do concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para disputar a Meia Final do Campeonato Inatel de Futebol.

Informação

Festa do Bodo com “Justiça Medieval por Terras de Vila Pouca”

Em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital,  decorre este fim-de-semana, dias 28 e 29 de janeiro – em honra do padroeiro S. Sebastião –,  …

Nacional

GNR salvou 297 vidas em 2019 a transportar órgãos

Guarda Nacional Republicana (GNR) é, há 26 anos, “uma das peças que integram a importante missão de salvar vidas”. No ano passado, os 600 militares percorreram 82 mil quilómetros, “o

Informação

Rio de Mel: Viagem proporcionada a habitantes da “Aldeia dos Sonhos” foi inesquecível

Os habitantes de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriram este fim de semana o sonho de visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo,…

Região

Já foi retomada a circulação no IP3

A circulação automóvel foi retomada às 14h00 no IP3, depois de ter estado cortada cerca de uma hora e meia devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa,

Nacional

Quase mil pessoas apanhadas a conduzir com álcool. 300 ficaram detidas

Mais de 300 pessoas foram detidas entre sexta-feira e as 8h00 desta quarta-feira, por condução com excesso de álcool no sangue, no âmbito da Operação “Ano Novo”, segundo dados provisórios

Última Hora

ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital (ESTGOH), do Instituto Politécnico de Coimbra, parte para o concurso nacional de acesso com um novo curso,…