Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar
21 Janeiro, 2019 1019 visualizações

Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital regressou, na semana passada, às escolas do 1.º CEB para verificar o sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar,…

… lançada por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, junto dos alunos do 1.º ciclo e que compreendeu a plantação de árvores de fruto em todas as escolas do concelho.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “meio ano depois, os técnicos da área do ambiente e da floresta voltaram a visitar os alunos participantes com o objetivo de atestar o crescimento e bom estado das quinze jovens árvores que tinham sido plantadas com a colaboração dos alunos e dos seus professores. Uma ação em que esteve também presente o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, José Francisco Rolo”.

Para além da aposta na plantação de fruteiras, a iniciativa desafiava também os alunos para assumirem uma atitude responsável a fim de serem cuidadores das árvores de fruto que ficavam à sua guarda. Uma tarefa que, meio ano depois, se verificou ter sido bem sucedida com uma alta taxa de sucesso – apenas duas árvores acabaram por não vingar e que agora serão substituídas pela Câmara Municipal.

“De realçar que de forma a envolver ainda mais os alunos, e transmitir-se responsabilidade ambiental, em cada escola foram desafiados a escolher o nome da cada árvore plantada tornando o gesto de adoção mais personalizado e simultaneamente assumindo-se guardiões do crescimento e manutenção de cada uma das árvores de fruto. Objetivos alcançados porque seis meses depois, os alunos ainda se recordavam do nome atribuído, recebendo agora o atestado de que a sua “árvore rainha foi cuidada e cresceu”, que foi colocado junto de cada uma delas”, ainda a mesma nota.

#AdoptarParaCuidar envolveu mais de seis centenas de alunos, respetivos professores e auxiliares, das Escolas Básicas de Lagares da Beira, Seixo da Beira, Cordinha, Travanca de Lagos, Ponte das Três Entradas, S. Paio de Gramaços, Oliveira do Hospital, Lourosa, Nogueira do Cravo, Bobadela e Meruge.

A iniciativa, dinamizada no âmbito dos objetivos dos programas Bandeira Azul, ECOXXI e Agenda 21Local, é mais uma das medidas do Município de Oliveira do Hospital para ir ao encontro dos objetivos da política do Ambiente, através da aposta na sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente.

Note-se que a autarquia, em colaboração com diversos parceiros da sociedade civil, tem assumido uma postura responsável e pró-ativa na valorização do património ambiental e na sensibilização para as questões relacionadas com o ambiente, bem como na defesa das espécies locais e da floresta autóctone.

Anterior Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Viseu
Seguinte GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

Notícias Relacionadas

Destaque

Alexandrino assegura que subsídio de 6600 Euros é destinado às fábricas da igreja para despesas no contexto de Covid-19

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje à Rádio Boa Nova que é “mentira” a notícia de que o executivo atribuiu um subsídio de 6600 Euros a

Informação

Terrorista que vivia em Aveiro teria ligações ao Estado Islâmico

Um dos sete suspeitos de planear atentado em França tinha residência em Portugal, na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

Última Hora

Incêndios voltam a interromper circulação na linha da Beira Alta

A linha ferroviária da Beira Alta encontra-se novamente interrompida, desta vez no troço entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, desde cerca das 14h20 de hoje,…

Informação

Explosão em habitação faz três feridos em Castelo Branco

Dois adultos e um bebé de um ano foram assistidos depois de uma explosão que ocorreu numa habitação, ao final da manhã desta quarta-feira, em Castelo Branco.

Última Hora

Covid-19: Portugal regista mais um morto e 336 novos infetados

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revela, no boletim epidemiológico desta quarta-feira, que a Covid-19 já fez 1.523 mortos em Portugal, mais um óbito em 24 horas, o que reflete uma

Informação

Seia: Mulher detida por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através Posto Territorial de Seia, deteve, no passado dia 16 de dezembro, uma mulher com 41 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de

Nacional

Acidentes aumentaram: No distrito de Coimbra há registo de 5 177 acidentes e 25 mortos este ano

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros 11 meses do ano e provocaram a morte a 460 pessoas, segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 31 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, quase na passagem de ano para 2017, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”,

Desporto

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Informação

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns médicos” do Centro de Saúde que se recusam a fazer …

Última Hora

Acidente no IC2 fez três mortos

Uma colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um de mercadorias no IC2, à entrada de Coimbra, fez esta quarta-feira três mortos e um ferido grave.

Informação

Seia recebe 3º Seminário Nacional de Adaptação Local às Alterações Climáticas

O Município de Seia, na qualidade de membro da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, recebe no próximo dia 15 de novembro o 3º Seminário Nacional