Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI
3 Outubro, 2017 1077 visualizações

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

… que reconhece publicamente a adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal. A cerimónia de entrega deste galardão, decorreu no passado dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito do festival Greenfest.

Oliveira do Hospital foi um dos 53 municípios que se candidatou ao Programa ECOXXI, e é de registar que, neste quarto ano de participação, obteve uma pontuação de 71%, alcançando nesta última o melhor resultado de sempre neste programa. A melhorar os resultados de edição para edição, o Município vai hastear novamente a Bandeira Verde ECO XXI que distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental”.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital, para além de ter aumentado a sua pontuação global nesta quarta candidatura obteve também destaque nacional em vários indicadores. Nesse sentido, e de acordo com a ABAE, é um dos municípios que figura no ‘Top +’ de vários indicadores, a saber: “Promoção da Educação Ambiental”; “Implementação do Programa Bandeira Azul”; “Informação Disponível aos Munícipes”; “Emprego”; “Cooperação com a Sociedade Civil”; “Gestão e Conservação da Floresta”; “Qualidade do Ar e Informação ao Público”; “Qualidade da Água para Consumo Humano”; e “Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável”.

“Este resultado reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital, na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida – facto que tem sido elogiado por diferentes entidades externas”, refere a autarquia em comunicado.

O Programa ECO XXI é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, e pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, refere “o galardão é o reconhecimento a toda a comunidade oliveirense. O programa ECOXXI funciona como um manual orientador de boas práticas, um guião para seguirmos, com rigor, políticas de sustentabilidade dirigidas às pessoas e à proteção do ambiente. No seu conjunto, município e cidadãos estão a cuidar melhor do território para deixar às gerações vindouras”.

Anterior Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar
Seguinte Federação do PS assinala "magnífico" resultado eleitoral no distrito

Notícias Relacionadas

Última Hora

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Região

Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar

Um autocarro da Transdev incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, quando transportava várias crianças para a escola em Soure, Coimbra.

Destaque

Associação de Vítimas pondera avançar com ação coletiva contra o Estado

Luís Lagos, presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), anunciou, ontem, a “intenção de colocar uma ação coletiva contra o Estado”…

Informação

GNR recuperou 80 metros de cobre no concelho de Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Lousã, recuperou no dia 2 de junho, …

Região

Aveiro: Jovens detidos por tráfico de estupefacientes

A PSP deteve, ontem, dia 24 de janeiro, um homem e uma mulher, no distrito de Aveiro, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Informação

Nogueirense promove palestra com Tarantini Vaz

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai realizar uma palestra com o preletor convidado Tarantini Vaz, com o tema “Sonha, Desafia-te, Concretiza”, …

Região

Aqua Village Health Resort & Spa vence 10 prémios internacionais

Portugal tem o melhor Resort de Águas Termais do Mundo. O prémio pertence ao Aqua Village Health Resort & Spa, …

Região

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Última Hora

Município de Arganil e CCDR entregam mais sete habitações afetadas pelo incêndio

Foram entregues pela Câmara Municipal de Arganil e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) mais sete habitações a famílias do concelho de Arganil,…

Última Hora

Grupo de makers de Tábua voluntariou-se para “Ajudar quem não pode ficar em Casa”

No momento em que o país e o Mundo atravessam sérios problemas resultantes da pandemia Covid-19, existem grupos de pessoas que,…

Última Hora

CIM da Região de Coimbra promoveu ação sobre vigilância e controlo de vespa Velutina

Com 80 inscritos e um programa que promoveu a interação entre formadores e participantes, a sessão de formação relativa ao “Plano de ação para a…