Município de Oliveira do Hospital promove o I Colóquio “Terras de Ulvária”
15 Abril, 2019 1046 visualizações

Município de Oliveira do Hospital promove o I Colóquio “Terras de Ulvária”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital promove no próximo dia 18 de abril, o I Colóquio “Terras de Ulvária”, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O colóquio terá lugar no auditório do Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela que assinala nesse dia o seu 1.º aniversário, a partir das 9h30, cuja sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e da diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes. Seguir-se-á uma intervenção por Antero de Carvalho, da Direção Regional de Cultura do Centro.

Pelas 11h30 será abordado o tema “Monumentos Funerários Pré-Históricos no concelho de Oliveira do Hospital – escavação, restauro e valorização” com a presença dos técnicos Luís Filipe Coutinho, João Perpétuo e Joaquim Garcia, da Arquehoje. A manhã culminará com uma visita guiada às Ruínas Romanas da Bobadela, com a presença da figura de Júlia Modesta, sacerdotisa da Splendidissima Civitas de Bobadela.

Os trabalhos retomarão pelas 14h30 com a discussão de vários temas por diversos especialistas que se associam ao I Colóquio “Terras de Ulvária”. Assim, Pedro Carvalho (Faculdade de Letras da Univ. Coimbra) abordará “Bobadela Romana, Splendidissima Civitas: Cidade e Território”. Pela CIM Região de Coimbra será igualmente apresentado o seu mais recente produto turístico, o roteiro “As mulheres e os lugares, Região de Coimbra”, dando enfoque a Júlia Modesta, mulher da Bobadela Romana que contribuiu de forma inestimável para a história da nossa região. Refira-se que os painéis da tarde contarão também com a presença do Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património. Caberá ainda a Rui Pedro Lamy, da Etno, falar sobre “Linguagem audiovisual na salvaguarda do património”.

Após a sessão de encerramento pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, os participantes seguirão para uma visita ao Museu do Azeite, com degustação de produtos locais de qualidade.

O Município de Oliveira do Hospital pretende com este encontro científico, que terá a periodicidade anual, contribuir para o estudo, preservação e divulgação do vasto e rico património histórico-arqueológico do concelho de Oliveira do Hospital. Para a sua realização conta ainda com a parceria de entidades como a Direção Regional de Cultura do Centro, da Direção-Geral do Património Cultural, e do Centro de Formação Associação Escolas Coimbra Interior.

Anterior Semana da Páscoa com muita chuva, nuvens e frio
Seguinte Mais acidentes, mas menos mortos nas estradas portuguesas até abril

Notícias Relacionadas

Informação

Comando Territorial de Coimbra fiscalizou 293 condutores em operação especial de prevenção criminal

O Comando Territorial de Coimbra fiscalizou, ontem, 293 condutores numa operação especial de prevenção criminal na autoestrada n.º 1, nas áreas de serviço da Mealhada.

Última Hora

Um ferido grave e outro ligeiro em colisão frontal no IC2

Uma colisão frontal, entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro resultou, ontem à tarde, num ferido grave e outro ligeiro, no IC2, na Zona de Pombal.

Última Hora

Arganil promove ação “Dar Cor à Serra do Açor” no dia Internacional da Floresta

O Município de Arganil vai assinalar o dia Internacional da Floresta com a iniciativa “Dar Cor à Serra do Açor”, que vai decorrer no dia 21 de Março, no local

Educação

Politécnico de Coimbra assinalou Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água

O Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do Politécnico de Coimbra (IPC) assinalou o Dia Mundial da Floresta, no dia 21 de março, e o Dia Mundial da Água, a

Informação

Homem ficou em “estado grave” após queda em obra de reconstrução da empresa J. Guerra

Um homem de 46 anos ficou, esta manhã ferido com gravidade após ter caído de uma estrutura, ao que se julga de suporte do telhado,…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Em cerca de 30 dias tudo mudou(…)temos de ter a coragem de não morrer na praia”

No habitual espaço Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “os ensinamentos dos últimos 30 dias” e para as mais recentes palavras do Presidente da República de que…

Informação

Bloco de Esquerda considera urgente terminar ligação rodoviária do IC6

As Comissões Coordenadoras Distritais de Castelo Branco, Coimbra e Guarda do Bloco de Esquerda consideram que é urgente terminar o IC 6, que faz a ligação entre Tábua, Oliveira do

Última Hora

Figueira da Foz: Jovem de 19 anos ficou ferida na sequência de uma corrida de carros ilegal

Uma jovem, de 19 anos, ficou ferida, na madrugada do passado domingo, na sequência de uma corrida de carros ilegal num parque de estacionamento na Figueira da Foz.

Região

EM 514 foi ontem reaberta ao trânsito

A estrada EM 514, entre o cruzamento de Penalva de Alva e o cruzamento do Mosteiro, que se encontrava cortada ao trânsito desde o dia 19 de dezembro…

Região

GNR apreendeu duas armas e constituiu um arguido por suspeita de maus tratos a animais

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, constituiu ontem como arguido um homem de 58 anos, …

Desporto

Nuno Ribeiro, vereador do desporto da CMOH, em entrevista ao programa “Minuto 91”

Nuno Ribeiro, vereador do desporto do município de Oliveira do Hospital em entrevista exclusiva ao programa desportivo da Rádio Boa Nova “Minuto 91”, falou sobre a Gala do Desporto e

Região

25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de janeiro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes. Este é o resultado de um conjunto de