Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro
25 Maio, 2016 1537 visualizações

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Ao longo de cinco dias, a Feira do Livro de Oliveira do Hospital oferece um programa diversificado, com várias atividades que complementam a oferta das livrarias e papelarias aderentes – Anita Papelaria, Copiarte, Livraria Pérola e Meio Mundo – e das bancas das Bibliotecas Públicas Municipais com as edições de chancela do Município, e da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público ou tema específico, proporcionando-se atividades direcionadas para que toda a população visite e usufrua da programação e oferta cultural. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as livrarias e papelarias presentes irão praticar um aliciante desconto de 15% durante a feira.

No sábado, após a abertura oficial da Feira, às 16H00, acontecerá a apresentação do livro “O Homem que não tinha idade” do conhecido jornalista Fernando Correia. Ainda nesse dia, às 21H00, também o autor Hélder da Conceição Rodrigues estará no certame para apresentar o seu livro “Coimbra, Cidade Universitária da Lusofonia: crónicas de afeto com pessoas dentro”, seguindo-se um momento musical com o Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

No segundo dia, dedicado à Literatura Oral e Tradicional, a manhã oferece duas propostas – uma Caminhada com Livros e uma Oficina de Jogos de Tabuleiro – aos visitantes que poderão degustar pelo meio dia, uma Sopa de Letras. Na tarde de domingo, em que haverá rastreio de saúde, destaque para o encontro de escritores/autores concelhios, durante o qual estarão em destaque, entre outros, Viriato Gouveia com o livro “Ao correr da lançadeira”, Vasco Figueiras autor de “Vila de Seixo da Beira” e padre Paulo Silvestre com a obra “Diálogos de um pastor da serra”. Será também feita a apresentação do blogue dos autores concelhios, e um espaço musical “Memória Sonora da Nossa Terra”, a partir das 15H00. Ao início da noite, o evento acolhe a apresentação do livro “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” do padre António Loureiro.

O dia 30 de maio será dedicado às Instituições com Valência de Idosos, cujos utentes irão visitar a feira podendo assistir à apresentação do livro do dia, “Assim rezava o Povo de Terra Chã”, edição da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. A animação será uma constante estando preparadas atividades como “Leitores em Movimento” com a colaboração do pelouro do Desporto, e um “Chá com avós e netos”. A iniciativa “Livros com Música: as palavras tocam-nos”, do AEOH, ocupará a noite de segunda-feira.

Como vem sendo habitual, os alunos do 1.º Ciclo irão visitar a Feira do Livro num dia (31 de maio) em que a programação é dedicada a esta faixa etária. Dessa forma, o livro do dia será “Roberto das Neves” cuja apresentação contará com a presença do autor Inácio Nuno Pignatelli e da ilustradora Manuela Bacelar. A equipa das Bibliotecas Públicas fará a dramatização do conto “Era uma vez” e haverá ainda a atividade “Leitores em Movimento”. Destaque também para o projeto de sensibilização ambiental, “Deixa a tua Marca”, no Parque do Mandanelho; para a oficina de Origami (17H30); e para o Concurso de Leitura em Voz Alta” promovido pelas Bibliotecas Escolares (20H30).

No Dia da Criança, 1 de junho, a programação é dedicada ao Pré-Escolar. “O Binóculo Misterioso” é o livro do dia, com apresentação das autoras Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos e da ilustradora Marisa Quintino. As atividades de dramatização e de caráter desportivo e ambiental são novamente promovidas neste último dia do evento em que se destaca a dramatização da peça “Kamishibai” pela Santa Casa de Misericórdia de Galizes (17h30) bem como a realização do já conhecido mercadinho “Feira das Regiões” pelos vários jardins de infância do concelho. O sarau cultural com o “Festival Infantil da Canção”, com as IPSS do concelho; e a entrega dos certificados “Heróis da Fruta” às turmas participantes encerrarão a Feira do Livro 2016. De referir que nestes dois últimos dias do certame haverá uma programação especial comemorativa do Dia da Criança, com insufláveis, pipocas e muita animação a pensar nos mais novos.

Na organização da Feira do Livro, o município conta com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Públicas Municipais, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e IPSS do concelho.

Anterior Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária
Seguinte Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Notícias Relacionadas

Região

Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão

Subiu para dez o número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande ocorridos há praticamente um ano e que tiraram a vida a 66 pessoas.

Destaque

Oliveira do Hospital formou “laço azul humano” contra os maus tratos na infância

Cerca de 500 crianças e utentes de instituições do concelho de Oliveira do Hospital participaram numa caminha urbana que culminou com…

Última Hora

Nenhuma lista se candidatou à direção do FCOH

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua sem direção, depois de, ontem à noite, na Assembleia Geral do clube, nenhuma lista se candidatar.

Politica

Primeiro Ministro visita Góis no próximo dia 27 de maio

O Primeiro Ministro António Costa visita, no próximo sábado, dia 27 de maio, o vizinho município de Góis, adianta A Comarca de Arganil na sua edição online. De acordo com

Última Hora

Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã

  A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai  defrontar o GD Sourense este domingo, dia 5 de novembro, pelas 15 horas.

Informação

Pedro Marques garante que estão a ser reunidas “condições” para conclusão do IC6

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, disse ontem que “ainda no primeiro semestre” vão estar reunidas “as condições e autorizações orçamentais necessárias para a realização do projeto de

Última Hora

Jovem detido em estádio após deflagrar engenho pirotécnico proibido

Um jovem de 21 anos foi detido por ter deflagrado um engenho pirotécnico proibido no Estádio Universitário de Coimbra, anunciou hoje a PSP em comunicado.

Última Hora

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

Nacional

Carnaval: GNR na estrada com detenções por álcool, drogas e armas

O fim-de-semana de Carnaval levou a um conjunto de operações excecionais da Guarda Nacional Republicana, para lá da atividade diária, que resultaram em diversas detenções, apreensões e multas de trânsito. Durante

Última Hora

Centro de Inspeções de Seia retoma atividade e garante que sempre cumpriu requisitos legais

O Centro de Inspeções CIMA, localizado na Zona Industrial de Seia, retomou esta manhã a atividade depois de quatro meses de encerramento por decisão do IMT (Instituto da Mobilidade e

Região

Incêndio em Góis provocou dois feridos e destruiu vários automóveis

Um incêndio em Góis, nas proximidades do local onde decorria uma concentração de motos, provocou um ferido grave, um ferido ligeiro e destruiu cerca de 13 viaturas, no sábado à

Informação

Incêndios: Arganil quer criar centro comunitário para ajudar a região a renascer

Os habitantes da freguesia de Benfeita e de localidades vizinhas, no concelho de Arganil, avançaram com uma campanha de angariação de fundos para transformar um antigo lagar num centro comunitário,