Município de Oliveira do Hospital organiza Encontro Concelhio de Boccia Sénior
26 Setembro, 2019 831 visualizações

Município de Oliveira do Hospital organiza Encontro Concelhio de Boccia Sénior

image_pdfimage_print

No próximo dia 1 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, o Município de Oliveira do Hospital promove um Encontro Concelhio de Boccia Sénior.

A iniciativa acontece no Pavilhão Municipal, a partir das 10h00, e irá juntar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e lares privados do concelho onde esta modalidade é praticada pelos seus utentes. Encontram-se inscritas, até ao momento, 20 equipas que reúnem sete dezenas de idosos de 15 instituições concelhias.

Desde meados de 2017 que, no âmbito do programa municipal “Desporto para Todos”, a prática de Boccia tem sido incentivada junto dos utentes seniores. Na altura, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entregou kits para a prática de Boccia a todas as Instituições do concelho, com a valência de idosos e de apoio à deficiência, da rede solidária e lares privados. O objetivo era a promoção do desporto para todos, incentivando a prática desportiva junto desta população, de acordo com a política da autarquia no que concerne à promoção da atividade física e de estilos de vida saudável.

Promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, com a parceria das IPSS e apoio da Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND), o projeto “Boccia Sénior” tem vindo a fomentar a prática de atividade física junto deste grupo geracional contribuindo para a promoção da sua saúde e bem estar e da própria modalidade, estando alinhado com a Estratégia Municipal de Envelhecimento Ativo e Saudável que tem vindo a assumir crescente importância na ação da Rede Social.

Neste sentido, é agora também promovido pela autarquia, o Encontro Concelhio de Boccia Sénior que será um ponto de encontro entre os idosos do concelho, praticantes da modalidade, constituindo um exemplo da importância de manter um estilo de vida ativo através da prática desportiva adequada à idade e condição física.

O Boccia – que é praticado, no concelho, a nível competitivo pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Galizes – tem como objetivo colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo (Campo de Boccia). Não há limite de idade para a prática da modalidade, é um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras.

O Encontro Concelhio de Boccia Sénior é promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através dos pelouros do Desporto e da Ação Social, com o envolvimento da Rede Social/PAASI concelhia e da Santa Casa da Misericórdia de Galizes.

No mesmo dia, em comemoração do Dia Internacional do Idoso, pelas 15H00 nos Paços do Município, será inaugurada a exposição de chapéus do concurso “Chapéus há muitos”, promovido anualmente pela Fundação Aurélio Amaro Dinis, elaborados pelos utentes com recurso a materiais reutilizados e reciclados.

Anterior ESTGOH colocou 93 novos alunos na 2ª fase de acesso ao ensino superior. Matrículas decorrem até 30 de setembro
Seguinte Tondela: Jovem morre picado por vespa

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Informação

Presidente da CCDRC absolvida de difamação

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, foi, esta manhã, absolvida…

Informação

Constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A empresa Águas do Vale do Tejo alertou, ontem, para a possibilidade de se verificarem constrangimentos no abastecimento de água nos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia na sequência

Região

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático do país

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo.

Informação

AEOH integra “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) passou a integrar, a partir deste ano letivo, a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, de âmbito nacional.

Última Hora

Oliveira do Hospital recebeu final nacional da Liga Empresarial

Oliveira do Hospital recebeu a final nacional da Liga Empresarial. Na variante de futebol 7, o conjunto portuense …

Informação

Município de Arganil garante apoio para revitalização das Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto de Benfeita e Vila Cova de Alva, fortemente fustigadas pelo incêndio de outubro de 2017, vão ser alvo de investimento no âmbito da Linha de Apoio

Informação

11 detenções, 681 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de junho a 2 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Sociedade

Hoje há nove distritos sob aviso vermelho. Coimbra é um deles

O número de distritos sob aviso vermelho subiu hoje para nove, com a previsão de rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora,…

Última Hora

Luís Lagos é candidato à Distrital de Coimbra do CDS

O oliveirense  Luís Lagos é candidato à sucessão de Paulo Almeida na liderança da Distrital de Coimbra do CDS, adianta o jornal online Notícias de Coimbra. Luís Lagos, 38 anos, natural

Última Hora

Triatleta Rafael Gomes conseguiu 2º lugar no Ironman de Espanha

Depois de uma paragem forçada com intervenção cirúrgica, Rafael Gomes está de regresso à competição. No IRONMAN NORTHWEST TRIMAN disputado em Espanha … … conseguiu o 2º Lugar Absoluto entre

Informação

Ator Fernando Mendes entregou donativo a família oliveirense

O conhecido ator e apresentador Fernando Mendes esteve, em Oliveira do Hospital, para entregar um donativo a uma família que se dedica à pastorícia e foi afetada pelos incêndios de