Município de Oliveira do Hospital oferece alimentação para abelhas aos apicultores
11 Outubro, 2019 594 visualizações

Município de Oliveira do Hospital oferece alimentação para abelhas aos apicultores

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai oferecer alimentação para as abelhas a todos os apicultores registados no concelho.

A iniciativa visa apoiar o setor da apicultura, que ainda sofre as consequências do incêndio de 15 de Outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal deste município.

Consciente da importância das abelhas no ecossistema, o Município de Oliveira do Hospital tem estado muito atento aos problemas dos apicultores que, de certa forma, continuam a ver as suas abelhas privadas de alimento em virtude da destruição da flora pelos incêndios.

Ainda recentemente, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com a CREATE IT e o Município de Oliveira do Hospital, doou – no Dia Mundial da Abelha, 20 de Maio – 50 colmeias e enxames com nomes das 50 estações de metro a apicultores de Oliveira do Hospital.

No pós incêndios, houve também outras entidades que, conjuntamente com o município oliveirense, se solidarizaram com os apicultores do concelho.

Ciente dos problemas que a vespa velutina está a causar na apicultura, o Município de Oliveira do Hospital também aprovou recentemente, através do Fundo Florestal Permanente, uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos da vespa velutina.

Sublinhe-se que o Município de Oliveira Hospital destruiu, até ao início do mês de outubro, cerca de 340 ninhos de vespa velutina, habitualmente designada como vespa asiática.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.

Os apicultores interessados neste programa de apoio à apicultura, devem inscrever-se, até 8 de Novembro, junto das juntas de freguesia da sua área de residência ou na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (Gabinete de Apoio à Vereação).

Anterior Tábua: PJ deteve homem suspeito de ter ateado três focos de incêndio florestal
Seguinte Chuva coloca seis distritos sob aviso amarelo. É esperada trovoada e granizo

Notícias Relacionadas

Informação

Município de Oliveira do Hospital reforça entrega de bens de primeira necessidade e medicamentos às populações mais desprotegidas

O Município de Oliveira do Hospital informa que continua a apoiar, através de uma Equipa de Apoio e Resposta Rápida (EARR), e no âmbito da pandemia da Covid-19, …

Última Hora

Oliveira do Hospital aposta em mais uma “Gala” para premiar agentes desportivos do concelho

A pouco mais de uma semana para a 4ª edição da Gala do Desporto, que acontece dia 20 de janeiro, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura César

Última Hora

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

Última Hora

Carnaval com frio e chuva

A Chuva, o vento e o frio vão continuar continuar presentes nas festividades carnavalescas. Nesta segunda-feira de Carnaval, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva e descida de

Informação

Homem confessa duplo assalto a loja de compra e venda de ouro

Um homem confessou hoje, no Tribunal de Aveiro, ter roubado duas vezes, no espaço de dez dias, uma loja de compra e venda de ouro de Águeda. 

Educação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Rádio Boa Nova lamenta falecimento de Albertino Diniz Ribeiro, pai de Vítor Silva

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Albertino Diniz Ribeiro, pai de Vítor Silva, conhecido elemento da direção desta estação,…

Última Hora

Volta a Portugal “é um meio importantíssimo para a promoção da marca e do nome de Oliveira do Hospital”

É já na próxima segunda-feira, 5 de agosto, que Oliveira do Hospital vai ser palco da partida da 5ª etapa da 81ª Volta a Portugal Santander, com ligação à Guarda.

Informação

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Informação

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …

Informação

Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se, ontem à tarde ao concelho de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Secretário de Estado da Proteção Civil visita concelho de Seia

José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil,  visita, na próxima sexta-feira, dia 1 de fevereiro, o concelho de Seia.