Município de Oliveira do Hospital nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”
23 Outubro, 2019 1185 visualizações

Município de Oliveira do Hospital nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital está nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”, promovido pela Universidade do Minho,…

… através da plataforma UM-Cidades. A concurso vai estar o “Projeto Ativos E Saudáveis – Oliveira do Hospital Sénior”.

Segundo nota do Município oliveirense enviado à Rádio Boa Nova, “trata-se de um projeto de referência que integra, para já, sete iniciativas de promoção do envelhecimento ativo e saudável, estando previstas outras, de acordo com o diagnóstico e avaliação que a Plataforma Sénior da Rede Social de Oliveira do Hospital efetua, propondo atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, social e motor dos idosos”.

Este concurso, visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Esta sexta edição do prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019” conta com 37 municípios nomeados em várias categorias e para o grande prémio. Oliveira do Hospital concorre na categoria de municípios com mais de vinte mil habitantes.

A cerimónia de entrega dos prémios, que será antecedida pela realização de uma mesa redonda subordinada ao tema do “Desenvolvimento Sustentável do Território” –  realiza-se no próximo dia 15 de novembro, às 15h45, no Mosteiro de Arouca, em Arouca.

Os finalistas nomeados em 2019 são: Amares, Melgaço, Cerveira, Vinhais (Norte com menos de 20 mil habitantes); Bragança, Esposende, Ponte de Lima, Famalicão (Norte com mais de 20 mil habitantes); Gondomar, Trofa (Área Metropolitana do Porto); Figueira de Castelo Rodrigo, Oleiros, Penacova (Centro com menos de 20 mil habitantes); Águeda, Figueira da Foz, Fundão, Oliveira do Hospital, Ovar (Centro com mais de 20 mil habitantes); Loures, Sesimbra, Setúbal, Sintra (Área Metropolitana de Lisboa); Coruche, Ponte de Sor, Portel, Santarém (Alentejo); Albufeira, Olhão, Tavira, Vila do Bispo (Algarve); Funchal, Lajes do Pico, Madalena do Pico, Ribeira Grande (Regiões Autónomas); Gondomar, Paredes e Valongo; Palmela, Sesimbra e Setúbal; Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Valongo, Gondomar e Espinho (Intermunicipal).

Na edição de 2018, o concurso foi ganho por Arouca ( (projeto “Arouca – Geoparque Mundial da UNESCO”).

Anterior Rita Fernandes Martins apresenta "Histórias do Fogo" em livro
Seguinte Seia recebe 3º Seminário Nacional de Adaptação Local às Alterações Climáticas

Notícias Relacionadas

Última Hora

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Região

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Região

202 famílias vítimas dos incêndios já receberam apoio do Governo

A Segurança Social já concedeu 104 mil euros em apoios a 202 famílias afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, de forma a ajudar em gastos relacionados com rendas, fármacos,

Região

Penacova: Bebé nasceu em casa antes da chegada dos bombeiros. Mãe e filha foram encaminhadas para a maternidade

Na madrugada de domingo, uma mulher deu à luz uma menina em casa, antecipando-se à chegada da equipa de bombeiros, que já tinha sido solicitada…

Última Hora

Tábua: Quatro jovens ficaram feridos em despiste de mini-autocarro escolar

Um acidente com um mini-autocarro de transporte escolar provocou ontem cinco feridos ligeiros, entre os quais quatro jovens, todos com 16 anos.

Desporto

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Região

Lurdes Castanheira é candidata ao terceiro mandato na Câmara de Góis

A atual presidente da Câmara Municipal de Góis vai avançar com uma recandidatura àquele lugar. Dia 27 de novembro, acontece um almoço de apoio…

Última Hora

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição,

Cultura

Tuna Cantares de Avô comemora 6º aniversário

A Tuna Cantares de Avô assinala no próximo domingo, 24 de abril, o seu VI Aniversário no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos. Composta por 18 elementos, a Tuna Cantares

Última Hora

Arganil promove 37ª edição da FICABEIRA

Arganil promove, entre os dias 6 e 9 de setembro, a 37ª edição da FICABEIRA — Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a Feira do Mont’Alto 2018,…

Informação

Folk in Arganil realiza-se a 14 de julho

A Praça Simões Dias, em Arganil, proporciona no dia 14 de julho de 2019, uma noite animada por folclore internacional.

Última Hora

Faleceu o Dr. Francisco Correia das Neves

Francisco Correia das Neves nasceu em Oliveira do Hospital a 3 de setembro de 1929. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, titular de um vasto currículo na sua área