Município de Oliveira do Hospital investiu mais de 400 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior
8 Abril, 2020 1267 visualizações

Município de Oliveira do Hospital investiu mais de 400 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apoia, uma vez mais, os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.

A atribuição das bolsas de estudo para o ano letivo 2019/2020 atingiu, este ano, os 49.817,00 euros.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município presidido por José Carlos Alexandrino adianta que “atendendo às dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, a Câmara Municipal pretende, com este investimento na Educação, contribuir para que os jovens residentes no concelho possam prosseguir os seus estudos no ensino superior e continuar com a sua formação académica, independentemente da sua condição económico-financeira”.

No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, foram atribuídas no presente ano letivo “um total de 43 bolsas de estudo, onde se incluem 6 bolsas de mérito escolar destinadas a estudantes do ensino secundário e do ensino superior com aproveitamento escolar excepcional”. Assim, o apoio para as bolsas de cariz social cifra-se em “45.317,00 euros e no caso das de mérito excecional o valor é de 4.500 euros”.

Segundo adianta o Município, “nos últimos dez anos, contabilizam-se já 433 bolsas de estudo para o ensino superior atribuídas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, num investimento que ascende a cerca de 420 mil euros”.

A bolsa de estudo de cariz social é “uma prestação pecuniária no montante máximo de 30% da retribuição mínima mensal garantida em vigor, para comparticipação nos encargos decorrentes da frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente desfavorecidos do Concelho de Oliveira do Hospital”.

“Para além do objetivo de estimular a frequência do ensino superior e a continuidade do percurso académico, a atribuição de bolsas de estudo visa também a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando-se assim um desenvolvimento sustentado”, conclui o Município em comunicado.

Anterior Diretora Geral da Saúde verifica que "tem havido estabilidade nas curvas”. “Poderemos estar ou não em planalto"
Seguinte PSP chamada a intervir em festa de casamento com 150 pessoas

Notícias Relacionadas

Última Hora

Greve dos motoristas leva a criação de Rede de Emergência de Postos de Abastecimento

A greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias está marcada para o dia 12 de agosto, podendo prolongar-se por tempo indeterminado.

Informação

Rádio Boa Nova transmite “15 Memórias do Fogo” de 1 a 15 de outubro

A websérie “15 Memórias do Fogo”, realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, vai ser transmitida na Rádio Boa Nova, na primeira quinzena do mês de outubro,

Informação

ESTGOH recebe 11 novos alunos na 3ª fase do concurso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 11 novos alunos colocados na terceira fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Última Hora

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Última Hora

Homem de 80 anos morreu afogado em vala junto ao rio Mondego

Um homem com cerca de 80 anos morreu, ontem, afogado numa vala adjacente ao rio Mondego, junto à Mata Nacional do Choupal, em Coimbra.

Região

Viseu: Detidos homens suspeitos de 15 furtos em bombas de gasolina

Dois homens, de 40 e 41 anos, foram detidos pela GNR em Viseu, por roubos em estabelecimentos comerciais e posse de armas proibidas.

Última Hora

Arganil garante estar a trabalhar para repor normalidade nas Praias Fluviais   

A Câmara Municipal de Arganil anunciou que está a desenvolver “todas as diligências e esforços necessários para garantir, dentro dos próximos dias, o normal funcionamento …

Última Hora

Ensinar é Voar: Sessão para pais sobre “O Tempo de Qualidade em Família”

No próximo dia 9 de dezembro, entre as 18h e as 20h, a equipa do projeto Ensinar é Voar dinamiza uma sessão…

Última Hora

Dois acidentes, quase à mesma hora, envolveram seis viaturas e causaram três feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Foi um início de tarde atípico aquele que se assistiu hoje em Oliveira do Hospital. Dois acidentes ocorreram, praticamente à mesma hora, com seis viaturas,  provocando  três feridos ligeiros.  

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Destaque

Aldeia das Dez convida à “Festa da Castanha” nos dias 19 e 20 de outubro (com vídeo)

“Melhor e mais bem organizada” é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez antecipa a 17ª Festa da Castanha,

Informação

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Portugal vai adiantar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de verão, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).