Município de Oliveira do Hospital entrega cartões de acesso a medicamentos comparticipados a cem por cento
6 Março, 2020 1095 visualizações

Município de Oliveira do Hospital entrega cartões de acesso a medicamentos comparticipados a cem por cento

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital entregou simbolicamente, na passada terça-feira, os primeiros cartões aos beneficiários do programa “OHÁ+Saúde”,…

… que comparticipa os medicamentos a pessoas que se encontrem em situação de carência económica comprovada.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que “os portadores do “Cartão Abem”, podem aceder aos medicamentos prescritos por receita médica – e que por vezes não chegam a ser adquiridos por razões de carácter económico – em qualquer farmácia do município, sem burocracias e com a dignidade e anonimato que merece”.

Adianta a autarquia que “através deste programa, será comparticipada a cem por cento a medicação sujeita a receita médica e comparticipada pelo Sistema Nacional de Saúde, não existindo plafond máximo associado”.
A atribuição do cartão pode ser solicitada junto do Gabinete de Ação Social e Saúde do Município de Oliveira do Hospital, Juntas de Freguesia e nas IPSS.

Esta medida, que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2020, resulta de um protocolo assinado, dia 12 de dezembro, entre o Presidente do Município de Oliveira, José Carlos Alexandrino, e Augusto Meneses, Presidente da Delegação do Centro da Associação Nacional das Farmácias e representante da Associação Dignitude – uma IPSS sem fins lucrativos, que ficará responsável pela Gestão do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento.
“Entre os beneficiários deste programa de apoio social, estarão pessoas carenciadas ou casos de inesperada carência económica, provocada por situações de desemprego repentina, doença incapacitante, entre outras situações que mereçam ser analisadas”, explica a autarquia.

A identificação dos beneficiários com acesso ao programa OHÁ+Saúde será efetuada pelo Município de Oliveira do Hospital, em articulação e também por sinalização dos parceiros da Rede Social, de acordo com a sua condição de recurso.

A execução do programa será feita em articulação com a Dignitude, através de uma plataforma on-line permanentemente atualizada e criada para o efeito.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, explica que este programa abrange pessoas de todas as idades, sempre que haja situação de carência económica devidamente comprovada.

Anterior Câmara abriu concurso público para exploração do "Café Central"
Seguinte Aluno da FCTUC diagnosticado com meningite bacteriana. Instituição aconselha a que colegas tomem um comprimido para prevenir contágio

Notícias Relacionadas

Sociedade

Penacova comemorou Dia Internacional do Idoso

No âmbito do Plano de Ação da Rede Social de Penacova, para o ano de 2019, a Câmara Municipal, em parceria com a Fundação Mário da Cunha Brito, assinalou, em

Educação

Eptoliva premiada como melhor escola profissional do país no Congresso Nacional “Cientistas em Ação”

A Eptoliva-Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, classificou-se em 3º lugar no XIII Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de

Região

UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraço foi premiada no âmbito do concurso Missão Sorriso 2016- Continente com um apoio de 25.241,52 Euros. A entrega oficial do prémio

Última Hora

De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano) venceu, nesta sexta-feira, a oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Barcelos a Braga, na distância de 147,6 quilómetros. O portista

Última Hora

Alexandrino satisfeito com nomeação de João Ataíde para secretário de Estado do Ambiente: “Vamos ter um homem da nossa confiança”

Esta manhã, José Carlos Alexandrino, já substitui João Ataíde na representação da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra …

Sociedade

Feira de Santo André realiza-se no dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

No próximo domingo, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, também conhecida como a Feira das Nozes,…

Região

Vila de Almeida recebe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”

A vila de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, o segundo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, um conjunto

Informação

Tábua: Quatro jovens ficaram feridos em despiste de mini-autocarro escolar

Um acidente com um mini-autocarro de transporte escolar provocou ontem cinco feridos ligeiros, entre os quais quatro jovens, todos com 16 anos.

Informação

Mais de 40 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que a temperatura

Informação

Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

O Ministério da Agricultura desmente o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017, informando que os apoios pagos

Informação

Oliveira do Hospital aposta em mais uma “Gala” para premiar agentes desportivos do concelho

A pouco mais de uma semana para a 4ª edição da Gala do Desporto, que acontece dia 20 de janeiro, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura César

Região

Catorze distritos estão sob aviso amarelo devido ao vento forte

Catorze distritos em Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo com previsão de vento forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).