Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação
15 Outubro, 2019 1157 visualizações

Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital anunciou que vai entregar, no próximo mês de novembro, cerca de 120 mil árvores, de espécies autóctones, …

… para incentivar os proprietários florestais a arrancarem os eucaliptos que nasceram espontaneamente em consequência do incêndio de 15 de outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal do concelho.

Esta iniciativa, que resulta do projeto “Reflorestar”, lançado pela autarquia oliveirense para devolver as áreas verdes à floresta do concelho de Oliveira do Hospital que foi dizimada pelo fogo, resultou na aprovação de 338 candidaturas apresentadas por proprietários.

Os proprietários contemplados neste programa, cuja segunda fase terminou a 30 de Setembro de 2019, terão em breve acesso às árvores e arbustos autóctones disponibilizados pelo Município de Oliveira do Hospital, como castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos e pinheiros-mansos, por exemplo.

A plantação das árvores terá que ocorrer até 31 de dezembro de 2019 e para garantir o sucesso das operações, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Oliveira do Hospital prestará todo o aconselhamento técnico necessário aos candidatos, que ficam obrigados a cumprir com as normas definidas no “Projeto Reflorestar”, assim como lhes assegurará uma breve ação de formação para garantir a correta plantação das árvores.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, alerta para a importância desta medida “num concelho em que os eucaliptos têm estado a invadir o território por via da germinação descontrolada das sementes, formando mantos contínuos que impedem o crescimento de outras espécies”.

“Precisamos de um novo reordenamento florestal e não abdicaremos de lutar por uma floresta sustentável, com biodiversidade, mais resiliente e de muito menor risco ao nível da propagação dos incêndios”, sublinha o autarca.

Anterior FUTEBOL: Taça AF Coimbra - AD Lagares da Beira e AD Nogueirense seguem em frente
Seguinte Município exige resolução para o estado calamitoso da saúde em Seia

Notícias Relacionadas

Informação

Agricultores de Coimbra exigem controlo de animais que destroem culturas

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (Adaco) exigiu hoje um “controlo efetivo” dos animais selvagens que destroem as culturas agrícolas e lamentou que o Estado…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 7 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Um morto e um ferido ligeiro após despiste em Tábua

Um despiste de um veículo ligeiro resultou, na tarde de domingo, num morto e num ferido ligeiro em Tábua. O ferido, que inicialmente foi anunciado como grave, viria a perder

Informação

Condeixa: Trânsito cortado na A1 para remover pesado que se despistou

O trânsito na autoestrada A1 está cortado perto do nó de Condeixa (Coimbra), no sentido sul/norte, para as autoridades removerem o veículo pesado que se despistou ao início da manhã.

Informação

Coimbra: Detido por crimes de homicídio na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na forma tentada, e de dois crimes de

Região

Acidente em Miranda de Corvo faz quatro feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, esta tarde, em Miranda do Corvo, cerca das 14h00, resultou em quatro feridos, um dos quais encarcerado.

Última Hora

Carnaval com frio e chuva

A Chuva, o vento e o frio vão continuar continuar presentes nas festividades carnavalescas. Nesta segunda-feira de Carnaval, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva e descida de

Informação

Feira da Primavera em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”,…

Programas

Catarina Nunes, investigadora na área da Engenharia Biológica, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Catarina Nunes, investigadora no ramo da Engenharia Biológica na vertente alimentar.

Última Hora

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A

Informação

FCOH vence o Febres por 2-1 em jogo do Distrital de Honra – 5ª jornada

Uma primeira parte totalmente de domínio da equipa oliveirense, que nunca mostrou, ou teve soluções para ultrapassar uma defesa do Febres muito disciplinada. FCOH pouco pressionaste e sem ter alguém