Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação
18 Dezembro, 2019 868 visualizações

Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital começa a entregar a partir de quinta-feira, dia 19 de Dezembro, cerca de 120 mil árvores de espécies autóctones para incentivar os proprietários florestais a reflorestarem as áreas que arderam em consequência do incêndio de 15 de outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal do concelho.

Esta iniciativa, que resulta do projeto “Reflorestar”, lançado pela autarquia oliveirense para devolver as áreas verdes à floresta do concelho de Oliveira do Hospital que foi dizimada pelo fogo, resultou na aprovação de 338 candidaturas apresentadas por proprietários.

Os proprietários passam assim a ter acesso imediato às árvores e arbustos autóctones disponibilizados pelo Município de Oliveira do Hospital, como castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos e pinheiros-mansos, por exemplo, numa ação de entrega que decorrerá nas instalações do complexo municipal das piscinas, nos dias úteis entre as 9h00 e as 16hh0, até ao próximo dia 10 de Janeiro.

A plantação das árvores terá que ocorrer até ao final da Primavera de 2020 e os proprietários ficam obrigados a cumprir com as normas definidas no regulamento do “Projeto Reflorestar”.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, alerta para a importância desta medida num concelho que viu 97 por cento da sua área florestal a ser destruída pelo trágico incêndio de 15 de Outubro de 2017.

Dando conta de que o Município de Oliveira do Hospital, em parceria com diversas entidades voluntárias, já promoveu ações de reflorestação em mais de 40 hectares de terrenos baldios, o autarca frisa que estes milhares de árvores de espécies autóctones que agora vão ser entregues, representam um importante contributo para a criação de uma floresta mais sustentável, com biodiversidade, mais resiliente e de muito menor risco ao nível da propagação dos incêndios.

Anterior OP Escolar Seia: Anunciados os projetos vencedores da 4ª edição
Seguinte CIM Coimbra aprova orçamento de 11 milhões de euros para 2020

Notícias Relacionadas

Informação

Rádio Boa Nova realiza debate para assinalar Dia Municipal para a Igualdade

A Rádio Boa Nova associa-se às comemorações do Dia Municipal para a Igualdade promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital. Amanhã, entre as 10h00 e as 12h00,…

Informação

Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao frio

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido ao frio até às 12h00 de sábado, 12 de janeiro.

Última Hora

Organização Mundial de Saúde declara coronavírus como uma pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na tarde desta quarta-feira que o novo coronavírus (o Covid-19) é uma pandemia.

Última Hora

Incêndios: Festival de música ajuda Oliveira do Hospital a recuperar dos fogos

Um festival de música eletrónica vai decorrer em São Gião, Oliveira do Hospital, de 21 a 24 de junho, e inclui trabalhos de reflorestação e ajuda financeira à reconstrução de

Última Hora

PCP apresenta projeto de requalificação do IP3 na Assembleia da República

O Partido Comunista Português (PCP) apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que “Recomenda a requalificação do IP3, a sua manutenção sem portagens e em condições de segurança”.

Região

EPTOLIVA representa Região Centro na Mostra Nacional do Prémio Fundação Ilídio Pinho

A Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil representou a Região Centro na 15ª Mostra Nacional do Prémio Fundação Ilídio Pinho, que decorreu em Lisboa.

Última Hora

EPTOLIVA galardoada com Bandeira Verde Eco-Escolas

Pelo terceiro ano consecutivo, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, foi galardoada com a “Bandeira Verde Eco-Escolas”,…

Última Hora

CIM Coimbra aprova orçamento de 11 milhões de euros para 2020

O Plano e Orçamento para 2020 da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no valor de 11.120.350,00 euros, foi aprovado por maioria durante a reunião da Assembleia Intermunicipal, que

Região

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra suspende visitas a doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiu suspender temporariamente a visita a doentes internados em todas as suas unidades, face ao surto de Covid-19.

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Informação

Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

O Município de Seia promove, ao longo desta semana (de 11 a 15 de junho), um conjunto de atividades desportivas, relacionadas com os programas municipais …

Informação

Gouveia: Homem que agredia psicologicamente mulher de 86 anos foi detido com armas

Um homem de 86 anos foi detido por posse ilegal de armas no concelho de Gouveia esta segunda-feira. A detenção foi levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana, através do