Município de Oliveira do Hospital disponibiliza Gabinete de Apoio ao Emigrante
10 Maio, 2019 573 visualizações

Município de Oliveira do Hospital disponibiliza Gabinete de Apoio ao Emigrante

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital tem já em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), após ter sido um dos dez municípios da Região de Coimbra a protocolar a integração nesta rede nacional.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, trata-se de uma resposta de proximidade que resulta de acordos de cooperação entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) e as Câmaras Municipais.

Os GAE têm por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório, funcionando em traços gerais como uma loja do cidadão do Emigrante.

Com a criação e implementação dos GAE pretende-se prestar um apoio aos munícipes em diferentes áreas como: Segurança social estrangeira, comunitária e extracomunitária; legalização de viatura e isenção de Imposto automóvel, em virtude do regresso definitivo para Portugal; equivalência de estudos – Reconhecimento/Equivalência de Habilitações Literárias adquiridas no estrangeiro; dupla-tributação; informação jurídica geral; estatuto do Residente Não Habitual em Portugal, nomeadamente, quanto ao seu regime fiscal; aconselhamento a quem queira emigrar no âmbito da Campanha Trabalhar no Estrangeiro, nomeadamente, ao nível da análise dos contratos de trabalho; investimento com orientação para a criação de empresas na região, em articulação com os Gabinetes de Apoio ao Investidor/ Empreendedor dos Municípios; ou ainda apoiar os emigrantes em matérias da competência das Câmaras Municipais, tais como licenciamento de obras e de atividades relacionadas com o comércio e/ou a indústria, etc.

Estas estruturas podem ainda ser um importante elemento facilitador, servindo como intermediário, na resolução de problemas relacionados com a denominada “emigração falhada”, designadamente, quando se verifique manifesta carência económico-social de portugueses expulsos, detidos, deportados e repatriados. Neste ponto, pela sua atualidade e premência, inclui-se o auxílio a portugueses emigrados na Venezuela.

Para o vice-presidente da autarquia de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, a adesão a esta rede nacional e disponibilização do GAE vem “reforçar a proximidade com os oliveirenses espalhados pelo mundo, proporcionando-lhes serviços especializados e elevar a imagem de Oliveira do Hospital como município amigo das comunidades. “Trata-se de sermos úteis a todos os portugueses independentemente de onde geograficamente se encontram”, refere.

Anterior Camião de bovinos despistou-se na A17 e obrigou ao corte de trânsito
Seguinte Penacova entregou habitações a famílias vítimas dos incêndios

Notícias Relacionadas

Nacional

Joel Vasconcelos nomeado adjunto do Gabinete de António Costa

O ex diretor executivo da Eptoliva, Joel Vasconcelos, foi nomeado adjunto do gabinete do primeiro ministro António Costa.

Última Hora

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22h00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto

Informação

Stroganov é o hotel de charme “sem paralelo” em Portugal

Na localidade de Fiais da Beira, em Oliveira do Hospital, está prestes a abrir um hotel de “charme”, com classificação de cinco estrelas, que é espaço único na região e no país.

Região

Seia com minorações da taxa de IMI em 20 freguesias

A Câmara Municipal viu aprovada, na Assembleia Municipal do dia 23 de setembro, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2017,…

Informação

Museu da Bobadela com visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus (com vídeo)

Neste dia Internacional dos Museus, a Rádio Boa Nova visitou o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela. Graça Silva, vereadora da Cultura, deu conta do programa comemorativo

Programas

Eptoradio na Boa Nova

Esta sexta-feira, dia 5 de maio, o EPTORADIO, é dedicado ao programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, mais conhecido por Ideias de Negócio.

Programas

Eptoradio é hoje dedicado ao Natal

Esta sexta-feira, entre as 14h00 e as 15h00, acontece o segundo programa de mais uma temporada do “Eptoradio”, da responsabilidade da escola profissional Eptoliva. Hoje, o programa é dedicado ao

Informação

Mau tempo coloca Coimbra entre os distritos com aviso amarelo

Os distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e os grupos ocidental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) dos Açores estão, hoje,…

Informação

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

Informação

Nenhuma lista se candidatou à direção do FCOH

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua sem direção, depois de, ontem à noite, na Assembleia Geral do clube, nenhuma lista se candidatar.

Última Hora

Maratona da Europa e Rally de Portugal apresentados amanhã no stand Centro de Portugal na BTL

É já amanhã que começa mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrerá na FIL até ao próximo domingo. O stand Centro de Portugal, localizado

Última Hora

Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

O parlamento aprovou hoje um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a criação de um programa urgente, “desburocratizado e de rápida implementação” para apoiar o