Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”
15 Novembro, 2018 950 visualizações

Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai, à semelhança dos anos anteriores, fomentar o empreendedorismo jovem assumindo-se como parceiro no desenvolvimento do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” da Região de Coimbra no presente ano letivo 2018/2019.

Em nova enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que se trata de um projeto desenvolvido pela CIM Região de Coimbra em colaboração com os seus municípios constituintes, e que é dirigido aos alunos do 1.º e 3.º CEB e ainda aos que frequentam o ensino secundário e profissional.

Como assinala a vereadora com o pelouro da Educação, Graça Silva, a autarquia aceitou o convite para “continuar a investir neste projeto que tem tido bastante relevância no que diz respeito à criação do espírito empreendedor nos mais jovens”. Um programa que vai ser desenvolvido pelo sexto ano consecutivo e que tem vindo a implementar novidades, nomeadamente o alargamento aos vários níveis de ensino permitindo trabalhar o espírito empreendedor junto de diferentes faixas etárias.

Para além da promoção de diversas iniciativas dirigidas aos vários níveis de ensino, no presente ano letivo 2018/2019, o “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” apresenta mais algumas novidades como a designação de um embaixador por escola para representar os alunos, à semelhança do que já acontecia com o embaixador dos professores envolvidos no programa. Os alunos do 1.º e do 3.º CEB vão trabalhar o empreendedorismo com base na dinamização das atividades “A Aventura do Gaspar e da Inês” e “Expo Empresas”, respetivamente. Já no que respeita aos alunos do ensino secundário/profissional, à semelhança dos anos transatos, são desafiados a participar num concurso de ideias de negócio, a nível municipal e intermunicipal.

Trata-se de um programa que confere visibilidade aos alunos e aos projetos empreendedores que desenvolvem, com a orientação dos seus professores, seja no 3.º CEB seja no secundário/profissional. Refira-se que no concelho de Oliveira do Hospital tem-se registado a ativa participação dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva, cujos projetos vencedores dos concursos municipais de ideias de negócio têm vindo a ser premiados também nas finais intermunicipais e até mesmo nas finais inter-regionais.

Facto que é sublinhado pela vereadora da Educação, por conceder visibilidade e notoriedade aos alunos de Oliveira do Hospital e respetivas escolas no seio onde as ideias de negócio são germinadas e ganham corpo. Graça Silva destaca ainda “a importância do apoio da CIM Região de Coimbra aos jovens empreendedores na continuidade de alguns projetos vencedores, sendo que no caso de Oliveira do Hospital, também a BLC3 tem sido uma mais valia não só na apresentação dos projetos como na sua continuidade”.

Numa altura em que se ultimam cronograma e iniciativas a desenvolver no âmbito do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”, a responsável pela Educação na autarquia oliveirense desafia “os jovens alunos, professores e escolas a inscrever-se no programa para se conseguir ter o maior número de turmas participantes e a desenvolver as competências necessárias para o séc. XXI e que se enquadram no perfil empreendedor”, contribuindo também para a promoção da cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento e crescimento concelhio e regional.

Anterior Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado
Seguinte Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

Notícias Relacionadas

Informação

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) joga, este domingo, frente ao Caldas SC.

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de

Região

Região: Incêndio numa habitação provocou um desalojado

Um incêndio numa habitação durante a noite de hoje na Figueira da Foz provocou um desalojado, adiantou  fonte do Comando…

Destaque

Greve dos motoristas de matérias perigosas provoca corrida aos postos de combustíveis

Desde o início da tarde que se assiste a uma corrida aos postos de combustíveis no concelho de Oliveira do Hospital, à semelhança do que se verifica por todo o

Região

Fórum Vê Portugal mostrou que o turismo abre portas e janelas para os territórios

A 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu na Guarda, resultou com sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações.

Informação

Circulação no IP3 restabelecida após quase quatro semanas condicionada

A circulação no Itinerário Principal (IP) 3, na zona de Penacova, é restabelecida hoje ao início da tarde, após quase quatro semanas condicionada devido…

Última Hora

ARSCentro / Centros de Saúde da Região com reorganização nos serviços de atendimento

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) com o objetivo de intensificar as medidas de prevenção, contenção e de mitigação do CORONAVÍRUS, vai a partir de segunda-feira, 16 de

Informação

Feira da Primavera em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”,…

Informação

ExpOH promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas no sábado, 20 de julho, às 18h00, no parque do Mandanelho,…

Desporto

Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

O jovem atleta José Carlos Pinto, de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, venceu o Campeonato de Portugal de Atletismo 2018, na distância de 800 metros,…

Informação

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que

Região

CIM Região de Coimbra parceira de programa premiado pela Organização Mundial do Turismo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é parceira institucional da iniciativa “Push4Tourism”, integrada no programa Tourism Creative Factory da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo,…