Município de Oliveira do Hospital conta com apoio financeiro para combater vespa asiática
2 Setembro, 2019 938 visualizações

Município de Oliveira do Hospital conta com apoio financeiro para combater vespa asiática

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital aprovou recentemente, junto do Fundo Florestal Permanente (FFP), uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos de vespa velutina – vulgarmente conhecida como vespa asiática –, num montante de dez mil euros.

Esta medida engloba-se no eixo de intervenção “Funções Ecológicas, Sociais e Culturais da Floresta” do FFP que pretende, através deste financiamento, apoiar os municípios na tarefa de detecção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) tem vindo desde há vários anos a despoletar um conjunto de medidas de vigilância, controlo e destruição de ninhos/colónias de Vespa velutina. Já em 2017, foi introduzida a georreferenciação online dos ninhos, tornando mais eficaz a monitorização da distribuição e expansão da praga da vespa asiática, bem como a intervenção e tratamento.

O ano de 2018 foi entretanto aquele em que se verificou um exponencial aumento de ninhos de Vespa velutina, com o avistamento e consequente destruição de 120 ninhos/colónias, registados na plataforma SOS Vespa.

No decorrer do presente ano e até ao momento, com especial incidência nos meses de Julho e Agosto, foram já detetados e exterminados 200 ninhos um pouco por todo o território concelhio, que não estão circunscritos apenas às zonas rurais, encontrando-se já em áreas urbanas, o que potencia a proximidade à população.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.

Ao longo destes anos a CMOH, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil e em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, tem vindo a afinar vários procedimentos com a finalidade de acionar as intervenções com grande imediatismo.

O Município de Oliveira do Hospital apela à colaboração da população na identificação de novos ninhos, cuja destruição impedirá o nascimento de centenas de obreiras desta espécie.

Poderão fazê-lo através de um contacto telefónico com o município (238 605 250), ou ainda, na Plataforma online SOS Vespa, para posterior validação da informação por estes serviços.

Anterior Furto na Lajeosa rendeu três mil euros em ouro e prata aos assaltantes
Seguinte Caramulo Motorfestival com "a maior edição de sempre" de 6 a 8 de setembro

Notícias Relacionadas

Informação

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz são alvo de buscas pela Polícia Judiciária

O Jornal Expresso adianta, hoje, que  quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, …

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa: “A ideia da Etapa Vida foi espetacular”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, da chegada da “Etapa Vida”, que teve partida na Sertã e percorreu o território afetado pelos incêndios do ano passado. Marcelo Rebelo de

Informação

Presidente da Câmara de Pedrógão constituído arguido

O presidente da Câmara Municipal de Pedrógão, Valdemar Alves, foi constituído arguido no caso que investiga os incêndios na região em junho de 2017. 

Última Hora

ADEPTOLIVA certificada como entidade formadora pela DGERT

A ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi certificada pela DGERT – Direção-Geral do…

Informação

GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais

Face ao agravamento do risco de incêndio florestal, previsto para os próximos dias, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de hoje e até ao dia 31 de março,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 29 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

Última Hora

Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial da GNR de Coimbra realizou, na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, um conjunto de operações visaram a prevenção e combate…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Páscoa com chuva e queda de neve

O fim de semana da Páscoa vai ser dominado pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, adiantou hoje à agência

Destaque

Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário

É já no próximo domingo, dia 26 de março, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora o seu 95º aniversário.

Região

No próximo domingo há Mercado de Montanha em Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” tem uma edição especial neste mês de Dezembro.