Covid-19: Município de Oliveira do Hospital apoia hospital da FAAD com aquisição de ventiladores, monitores e testes rápidos  
18 Março, 2020 1217 visualizações

Covid-19: Município de Oliveira do Hospital apoia hospital da FAAD com aquisição de ventiladores, monitores e testes rápidos  

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital deu “ordem” à Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) para a aquisição de ventiladores, monitores e testes rápidos para fazer face aos possíveis casos de infecção por Covid- 19 no concelho.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, José Carlos Alexandrino referiu que é altura de os autarcas perceberem que o que está em causa “é um inimigo invisível que nos pode destruir a todos”.

“Está na hora de nós, autarcas, não pedirmos ajuda ao Governo só quando as coisas correm mal. Agora também devemos dar um sinal ao Governo. Mais uma vez a FAAD vai ser um parceiro importante como foi nos incêndios”, afirmou José Carlos Alexandrino, adiantando que a Câmara Municipal “vai comprar cinco ventiladores e 20 monitores” e que deu ordem à FAAD para aquisição de “500 testes rápidos” para diagnosticar casos de Covid-19. “Temos pessoas em isolamento a quem ainda não foram realizados testes. Para nós é mais fácil ajudarmos a resolver problemas do que passarmos para Coimbra. O objetivo é na primeira fase dar uma resposta”, explicou esta manhã o autarca.

José Carlos Alexandrino destacou ainda a importância da Unidade Móvel de Saúde, no terreno desde 2012 num projeto conjunto entre o Município e a FAAD, e que “neste momento faz papel estruturante nas aldeias de aconselhamento à sua população”. “Isso é importante nas aldeias mais recônditas. Estamos muito unidos”, referiu


Entende o autarca oliveirense que “se nós estivermos melhor preparados, melhor enfrentamos este COVID-19”. “Dei ordem para aquisição de material ao Centro de Saúde”, adiantou José Carlos Alexandrino referindo que também indicou às duas corporações de bombeiros do concelho para se equiparem “com tudo”. Referiu que a despesa será suportada com dinheiro do orçamento municipal. “Vamos concentrar o nosso dinheiro na defesa dos nossos munícipes, o valor da vida não tem preço. Faremos o que temos que fazer, que é defender as pessoas. Apelamos a uma consciência cívica, de as pessoas se tentarem recolher e de os contactos serem mínimos”, sustentou José Carlos Alexandrino.


Álvaro Herdade, médico e presidente do Conselho de Administração da FAAD referiu esta manhã que a IPSS a que pertence o hospital já se encontrava “mais ou menos apetrechada” e que a compra de monitores estava programada. “ Não de 20, mas já estavam encomendados cinco”, referiu o conhecido clínico, que deu conta da dificuldade de entrega.  Álvaro Herdade adiantou que a FAAD tem cinco ventiladores e tem mais um na Unidade Móvel de Saúde. Referiu que, no que respeita à atuação da Unidade Móvel, neste período de pandemia da Covid-19, tem sido “ao nível de educação para a saúde”.

 

Veja toda a conferência de imprensa

Anterior Governo dá parecer "favorável" à declaração de Estado de Emergência
Seguinte Covid-19: Hospital da FAAD encomenda 13 mil máscaras e vai ter “barreira de vidro” no serviço de atendimento

Notícias Relacionadas

Informação

Professor da FCUL acredita que pandemia pode “passar ao lado” na região se medidas que os autarcas estão a adotar se mantiverem. “Mas é preciso essa disciplina de levar muito a sério esse isolamento….”

O oliveirense Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está a estudar a evolução da pandemia da COVID-19 em Portugal comparando o seu comportamento…

Informação

Bebé nasceu em ambulância dos Bombeiros de Oliveira do Hospital a caminho da maternidade

Um bebé nasceu na madrugada de quarta-feira, dia 29, numa ambulância dos bombeiros de Oliveira do Hospital, informa a corporação na sua página de facebook.

Nacional

Quase 500 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, pelas 16h20 de domingo, 485 ocorrências no país devido ao mau tempo que se fez sentir.

Última Hora

Trotinetes elétricas chegam à cidade de Coimbra em março

A Câmara de Coimbra formalizou hoje um acordo com uma empresa para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrará em serviço

Última Hora

Turismo Centro de Portugal apresentou documentos orientadores para o turismo da região na próxima década

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentou publicamente dois documentos estruturantes, que traçam o caminho a ser seguido na próxima década de…

Destaque

O Aqua Village é o Melhor Hotel de Luxo da Europa para Famílias em 2018, para os Luxury Travel Guide. Ao mesmo tempo, está nomeado em 3 categorias para os World Luxury Hotel Awards.

O Aqua Village Health Resort & SPA, localizado nas margens do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital, na rede das Aldeias do Xisto, foi considerado o “o Melhor Hotel

Região

Covid-19: Centro Escolar de Tábua convertido em Centro de Acolhimento Temporário

O Município de Tábua converteu o Centro Escolar de Tábua num Centro de Acolhimento Temporário, que se destina a eventuais necessidades de alojamento temporário no âmbito da pandemia de covid-19,

Última Hora

AEOH acolhe “12h Turismo” para “captar mais jovens para o mercado”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) acolhe, durante o dia de hoje, 21 de março, “12h Turismo”, uma iniciativa dinamizada pelo Turismo de Portugal, em parceria com

Destaque

Carnaval da Beira Serra pretende ser “mais aberto” e para “todos” (com vídeo)

Nos dias 4, 5 e 6 de março cumpre-se a 42ª edição do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira. A iniciativa promovida pela…

Última Hora

Centro de Portugal participa na maior feira de artesanato do Mundo

O Turismo Centro de Portugal participa, desde o dia 30 de novembro e até 8 de dezembro, na 24.ª edição da L´Artigiano in Fiera,… 

Última Hora

Obras no IP3 condicionam circulação no distrito de Viseu

O pavimento do IP3 está a ser reparado, o que implica condicionamentos do trânsito nos concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital participa nas Jornadas Europeias do Património

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital preparou algumas atividades para assinalar as Jornadas Europeias do Património, que se celebram nos dias 23, 24 e 25 de setembro.