Município de Oliveira do Hospital apoia escolas com o projeto “Escola + Feliz”
25 Setembro, 2019 597 visualizações

Município de Oliveira do Hospital apoia escolas com o projeto “Escola + Feliz”

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital investe, uma vez mais, no apoio às famílias e à escola pública através do projeto “Escola + Feliz”,…

…disponibilizando uma equipa multidisciplinar que irá acompanhar os alunos, ao longo do ano letivo 2019/20, em articulação com os serviços e intervenções do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e da Eptoliva.

A equipa multidisciplinar que dará continuidade ao projeto “Escola + Feliz” foi apresentada, na passada segunda-feira, numa reunião de trabalho que decorreu nos Paços do Município com a presença do presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino, do vereador da Ação Social e presidente da CPCJ concelhia, José Francisco Rolo, e da vereadora da Educação, Graça Silva, bem como dos representantes das direções do AEOH e da Eptoliva.

Constituída por técnicos de várias áreas – duas psicólogas, uma terapeuta da fala e uma assistente social – a equipa multidisciplinar tem coordenação da Câmara Municipal representando um investimento da edilidade no apoio às famílias e à escola pública ao assumir a continuidade do projeto “Escola + Feliz”. Desenvolvido pelo sétimo ano consecutivo, atua primordialmente numa vertente de prevenção e acompanhamento com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos, trabalhando em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) das escolas.

Um projeto que vem sendo reconhecido como uma mais valia pelas escolas, com os elementos das direções do AEOH, Artur Abreu, e da Eptoliva, Daniel Costa, a congratular o trabalho desenvolvido pela equipa técnica e a sublinhar a boa articulação entre os técnicos e os SPO. Outro aspeto valorizado pelos responsáveis é a integração de um terapeuta da fala na equipa, colmatando a lacuna que as escolas vêm sentindo nos últimos anos.

Como foi apresentado na sessão, combater o insucesso escolar, potenciar interesse pela escola, e realizar ações formativas na área da parentalidade são alguns dos objetivos do “Escola + Feliz”, assentes em diferentes estratégias como a criação de hábitos de estudo, a prevenção de comportamentos de risco, e a promoção do envolvimento dos pais na escola e no acompanhamento dos seus educandos em casa.

Na reunião, a responsável pelo pelouro da Educação, Graça Silva, adiantou ainda que estão a ser preparados novos projetos relacionados com a orientação da vocação profissional, em complementaridade com a oferta das escolas.

O vereador da Ação Social, José Francisco Rolo, realça “de entre as grandes vertentes desta intervenção, é o facto de fazer a articulação desde o pré-escolar ao ensino secundário, ligando IPSS/pré-escolar, escola pública e escola profissional e quem nestes espaços faz o acompanhamento, orientação e dá apoio aos alunos – é um programa chave no investimento em educação no concelho”.

No encerramento da sessão, o presidente da autarquia frisou a importância deste projeto, nascido na área da ação social e que abrange a área da educação, e cuja pertinência vem sendo consolidada ano após ano, encontrando-se comparticipado em 85% no âmbito do financiamento para o abandono e insucesso escolar conseguido pela CIM Região de Coimbra no quadro 2020.

“Fazemos um esforço para ter um ensino de qualidade e não há dúvida de que ele existe em Oliveira do Hospital. Porque a educação é o fator que faz a diferença na transformação na sociedade”, defendeu José Carlos Alexandrino que deseja que a equipa que se prepara para dinamizar o “Escola + Feliz” “se entusiasme com projeto que tem muito de motivacional. Hoje, os desafios e os problemas dos alunos e das escolas não são os mesmos e por isso se resolvermos alguns problemas é muito bom”, acrescentou.

Anterior Região: Mulher de 68 anos morreu em acidente de ambulância com pesado de mercadorias
Seguinte Sinistralidade: 3 detenções, 786 infrações e 78 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Hóquei Patins: FCOH goleou CRC “Os Águias”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), em hóquei patins, venceu ontem, em casa, por 9-3 frente ao Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.

Informação

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” no mercado de Oliveira do Hospital

Amanhã, 12 de março, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, no Mercado

Região

UA realiza testes de rastreio à covid-19

A Universidade de Aveiro (UA) vai realizar testes de rastreio à covid-19 em amostras biológicas recolhidas nos hospitais da região de Aveiro. Com capacidade para realizar até 200 rastreios…

Última Hora

IEFP reúne com autarcas do Pinhal Interior Norte

O Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte do IEFP, localizado em Arganil, promove no próximo dia 26 de fevereiro,…

Destaque

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Última Hora

Leiria: Prisão preventiva para suspeito de matar companheira

O juiz de instrução do Tribunal Judicial de Leiria decretou prisão preventiva ao homem suspeito de ter matado a companheira, em Leiria, na noite de sexta-feira.

Última Hora

Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, na madrugada de hoje, uma mulher suspeita de tentar matar o companheiro, no dia de ontem, em

Região

Relatório aponta falhas e “dramático abandono” das populações

Falhas na programação do socorro e na rede de comunicações e um “dramático abandono” das populações foram identificados pela comissão técnica independente de análise dos grandes incêndios de outubro, que

Educação

Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Mais de meia centena de alunos já realizou, desde ontem, a matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Informação

Oliveira do Hospital vai ser palco das comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Mental

O Município de Oliveira do Hospital vai ser o palco das comemorações nacionais do “Dia Mundial da Saúde Mental”. O evento, organizado pela Administração Regional de Saúde do Centro,…

Educação

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Nacional

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de