Município de Oliveira do Hospital apoia apicultores com alimentação para duas mil colmeias
26 Dezembro, 2019 378 visualizações

Município de Oliveira do Hospital apoia apicultores com alimentação para duas mil colmeias

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital distribuiu, na semana passada, 7.572 quilos de alimentação artificial para cerca de duas mil colmeias pertencentes a 48 apicultores registados no concelho.

Segundo o Município, a iniciativa visa apoiar o setor da apicultura, que ainda sofre as consequências do incêndio de 15 de Outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal deste município.

Consciente da importância das abelhas no ecossistema, o Município de Oliveira do Hospital tem estado muito atento aos problemas dos apicultores que, de certa forma, continuam a ver as suas abelhas privadas de alimento em virtude da destruição da flora pelos incêndios.

A distribuição foi feita de acordo com o número de colmeias registadas por apicultor, sendo que a quantidade mínima distribuída foi de 8 quilos no alimento sólido e 5 kg no alimento líquido; já a quantidade máxima foi de 2006 kg no alimento sólido e 332 kg no líquido.

Sublinhe-se que esta distribuição de alimento artificial irá ajudar, durante alguns meses, os apicultores a alimentar as suas colónias.

Com este apoio o Município de Oliveira do Hospital está a contribuir não só para estimular a produção de mel, mas também para reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas.

Note-se ainda que o Município de Oliveira do Hospital tem estado também a tentar solucionar os problemas que a vespa velutina está a causar na apicultura, tendo aprovado recentemente, através do Fundo Florestal Permanente, uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos da vespa velutina.

Sublinhe-se que o Município de Oliveira Hospital destruiu, até à presente data, mais de 500 ninhos de vespa velutina, habitualmente designada como vespa asiática.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.

Anterior Portugal em "franca atividade" epidémica gripal. Incidência é "moderada"
Seguinte Região: GNR deteve suspeito de violência doméstica

Notícias Relacionadas

Informação

FCOH conquista um ponto no primeiro jogo do campeonato frente ao B. Castelo Branco

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola, frente ao Benfica Castelo Branco, naquele que foi o primeiro jogo do Campeonato Nacional- Série C.

Informação

“Fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”

“15 Memórias do Fogo”, uma websérie produzida e realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, chega ao fim depois de exibidos 15 episódios que retratam “histórias verdadeiras

Última Hora

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei, este fim de semana em Alvôco das Várzeas

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei É já este sábado 10 de junho que Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, irá receber o 3.º Campeonato

Informação

Conan Osiris atua hoje em Telavive por um lugar na final da 64.ª edição do Festival Eurovisão da Canção

Hoje decorre a primeira semifinal do concurso, que será disputada por 17 países e, a avaliar pela média de várias casas de apostas, calculada pelo site eurovisionworld.com, especializado no concurso,

Última Hora

V Gala do Desporto distinguiu os agentes que “contribuem para o prestígio da atividade”

O Município de Oliveira do Hospital realizou, na passada sexta-feira, a quinta edição da “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes desportivos que mais se destacaram na última época desportiva, 2017/2018.

Informação

Conheça os resultados desportivos de fim-de-semana

Disputou-se, ontem, a 12º jornada da Série C do Campeonato Nacional, que ditou uma vitória para a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) e um empate para o Futebol Clube de Oliveira

Informação

Exibição do documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, vai ser hoje exibido o documentário…

Sociedade

Viseu vai dar nome de Mário Soares a uma artéria da cidade

A Câmara de Viseu aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares e decidiu dar o seu nome a uma artéria da

Região

Santuário Nª Srª das Preces: Prémio de 50 mil Euros “é uma benção de Deus” (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, considerou hoje que o prémio Vilalva, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian para a recuperação do jardim …

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Região

GNR deteve suspeitos de furto em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve dois homens com 30 anos, …

Informação

Incêndio urbano casou um ferido grave e dois ligeiros em Santa Comba Dão

Um incêndio urbano, na madrugada desta segunda-feira, em Santa Comba Dão, fez um ferido grave e dois ligeiros.