Município de Oliveira do Hospital apoia apicultores com alimentação para duas mil colmeias
26 Dezembro, 2019 1407 visualizações

Município de Oliveira do Hospital apoia apicultores com alimentação para duas mil colmeias

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital distribuiu, na semana passada, 7.572 quilos de alimentação artificial para cerca de duas mil colmeias pertencentes a 48 apicultores registados no concelho.

Segundo o Município, a iniciativa visa apoiar o setor da apicultura, que ainda sofre as consequências do incêndio de 15 de Outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal deste município.

Consciente da importância das abelhas no ecossistema, o Município de Oliveira do Hospital tem estado muito atento aos problemas dos apicultores que, de certa forma, continuam a ver as suas abelhas privadas de alimento em virtude da destruição da flora pelos incêndios.

A distribuição foi feita de acordo com o número de colmeias registadas por apicultor, sendo que a quantidade mínima distribuída foi de 8 quilos no alimento sólido e 5 kg no alimento líquido; já a quantidade máxima foi de 2006 kg no alimento sólido e 332 kg no líquido.

Sublinhe-se que esta distribuição de alimento artificial irá ajudar, durante alguns meses, os apicultores a alimentar as suas colónias.

Com este apoio o Município de Oliveira do Hospital está a contribuir não só para estimular a produção de mel, mas também para reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas.

Note-se ainda que o Município de Oliveira do Hospital tem estado também a tentar solucionar os problemas que a vespa velutina está a causar na apicultura, tendo aprovado recentemente, através do Fundo Florestal Permanente, uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos da vespa velutina.

Sublinhe-se que o Município de Oliveira Hospital destruiu, até à presente data, mais de 500 ninhos de vespa velutina, habitualmente designada como vespa asiática.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.

Anterior Portugal em "franca atividade" epidémica gripal. Incidência é "moderada"
Seguinte Região: GNR deteve suspeito de violência doméstica

Notícias Relacionadas

Informação

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Informação

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

Destaque

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Destaque

Há duas empresas (uma de capital chinês) interessadas em viabilizar o Matadouro

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino adiantou ontem, em reunião pública do executivo, …

Informação

País: Número de casos de sarampo subiu para 66

Foram diagnosticados mais quatro casos de sarampo, elevando para 66 o número de doentes infetados pelo atual surto, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Última Hora

Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), mantendo o que tem

Sociedade

Pescador desaparecido em Seia encontrado morto no rio Mondego

O corpo do homem de 64 anos que estava desaparecido desde segunda-feira no rio Mondego, em Seia, foi hoje encontrado pelas 11h00 junto do local onde estava a pescar.

Região

Governo apoia criação de emprego no interior com incentivos financeiros

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou dois novos programas de apoio à criação de emprego e atração de pessoas…

Informação

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

Informação

ANCOSE repõe efetivo animal e doa 25 mil Euros de ração aos associados

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder, no final do corrente mês, à doação “de cerca de 25 mil Euros de ração” a todos

Última Hora

“Noite Solidária” em Lagares da Beira na Luta contra o Cancro

Amanhã, dia 15 de junho pelas 21h30, decorre mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dou mais Tempo à Vida”.

Destaque

Rádio Boa Nova realiza emissão especial “Eleições Legislativas 2019”

No próximo domingo, 6 de outubro, a Rádio Boa Nova realiza uma emissão especial “Eleições legislativas 2019” a partir das 20h00.