Município de Oliveira do Hospital abriu novo concurso para requalificação da sede do Agrupamento de Escolas
14 Janeiro, 2020 183 visualizações

Município de Oliveira do Hospital abriu novo concurso para requalificação da sede do Agrupamento de Escolas

image_pdfimage_print

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na passada quinta-feira, dia 9, a abertura de novo concurso para a requalificação…

… da sede do Agrupamento de Escolas localizado na cidade.

Um ano após a empresa adjudicatária – a CIP Construções – ter parado os trabalhos que iniciou em dezembro de 2018, o município oliveirense recuperou a posse administrativa da obra e procedeu à abertura de novo concurso. Pelo meio decorreu a rescisão judicial do contrato com a conhecida empresa de construção, à qual o município reclama o pagamento dos prejuízos causados no pavilhão H que foi deixado a descoberto.

Em reunião pública do executivo municipal, o presidente do Município oliveirense verificou que “depois de uma Cruzada enorme”, o executivo está em condições de “abrir uma nova contratação que é da Escola Secundária com, manifesto prejuízo para o orçamento municipal”. José Carlos Alexandrino notou que “os preços evoluíram mais de 30 por cento” e que “há um conjunto de prejuízos que têm que ser discutidos em Tribunal com a empresa de um pavilhão que ficou a descoberto”.

“A Câmara Municipal com a abertura deste concurso vai fazer um esforço maior de uma obra que é do Ministério da Educação. Mas tem que ser. Espero marcar uma reunião com o senhor Ministro da Educação para ver se encontramos um procedimento para que o esforço não seja tanto, até porque nós não tivemos culpa. É uma pena a obra não estar a ser feita, até porque agora estava a haver reprogramação (das verbas comunitárias) e poderíamos ter ido buscar o dinheiro e não conseguimos”, lamentou José Carlos Alexandrino, partilhando que: “o que eu quero é o mais depressa possível esta adjudicação e esta obra feita”.

A abertura de concurso foi aprovada por unanimidade, porém Cláudio Correia, do PSD, ainda questionou o presidente do Município, se está confirmada a rescisão do contrato com a CIP construções, de modo a evitar “dissabores no futuro”. José Carlos Alexandrino explicou que o processo com a CIP decorre nos Tribunais e decorreu rescisão litigiosa e consequente posse administrativa. “Claro que tivemos que romper. Porque caso contrário, aquilo continuava assim e iríamos perder as verbas do quadro comunitário”, explicou o autarca.
A requalificação na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital prevê a substituição das coberturas de fibrocimento (contendo amianto) dos pavilhões e passadiços, substituição de caixilharia e melhoria energética do espaço escolar. O investimento inicialmente previsto rondava um milhão de euros.

Anterior Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo de Seia
Seguinte Ponte das Três Entradas: Familiar agrediu menino de nove anos. Escola alertou para o caso que já seguiu para Tribunal

Notícias Relacionadas

Cultura

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Última Hora

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Pombal: Intoxicação alimentar leva oito pessoas ao hospital

Oito pessoas sofreram, ontem, uma intoxicação alimentar no restaurante de um parque aquático de Pombal.

Nacional

Chapas de matrícula vão ser diferentes

O Conselho de Ministros aprovou, ontem, o diploma que altera o modelo de chapas de matrícula, introduzindo novas combinações de carateres…

Última Hora

Ténis de Mesa: CCPOH falha apuramento para fase final da Taça Distrital

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), depois de ter concluído o Campeonato Distrital da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra (ATMC) no 7º lugar,

Cultura

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Última Hora

FAAD apela à consignação de 0,5 por centro do IRS

Iniciada mais uma campanha da declaração de impostos sobre o rendimento, a Fundação de Aurélio Amaro Diniz (FAAD)  recorda possibilidade …

Informação

Tondela: 51 das 125 casas destruídas pelos incêndios já foram reconstruídas

Cinquenta e uma das 125 casas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 no concelho de Tondela já foram reconstruídas.

Informação

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Vilar Formoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Vilar Formoso, deteve, no dia 10 de março, em Vilar Formoso, dois homens

Região

Centro de Gestão da Refe Informática do Governo vai instalar-se em Seia

Foi assinado, ontem, em Almeida, na presença do Ministro-Adjunto e da Economia e do Secretário de Estado da Valorização do Interior, Pedro Siza Vieira…

Região

Helicóptero de combate a incêndios cai ao descolar na Pampilhosa da Serra

Um helicóptero de combate a incêndios, com cinco pessoas a bordo, despenhou-se na manhã desta quarta-feira ao descolar do aérodromo de Pampilhosa da Serra. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)

Sociedade

Orçamento Participativo Jovem Portugal: Lagares da Beira é um dos locais de implementação do projeto “Fortalecer o Voluntariado – Bombeiro Jovem”

A Escolinha de Bombeiros de Lagares da Beira é um dos locais de implementação do projeto “Fortalecer o Voluntariado – Bombeiro Jovem” que está a votações no Orçamento Participativo Jovem