Município de Oliveira do Hospital abriu novo concurso para requalificação da sede do Agrupamento de Escolas
14 Janeiro, 2020 486 visualizações

Município de Oliveira do Hospital abriu novo concurso para requalificação da sede do Agrupamento de Escolas

image_pdfimage_print

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na passada quinta-feira, dia 9, a abertura de novo concurso para a requalificação…

… da sede do Agrupamento de Escolas localizado na cidade.

Um ano após a empresa adjudicatária – a CIP Construções – ter parado os trabalhos que iniciou em dezembro de 2018, o município oliveirense recuperou a posse administrativa da obra e procedeu à abertura de novo concurso. Pelo meio decorreu a rescisão judicial do contrato com a conhecida empresa de construção, à qual o município reclama o pagamento dos prejuízos causados no pavilhão H que foi deixado a descoberto.

Em reunião pública do executivo municipal, o presidente do Município oliveirense verificou que “depois de uma Cruzada enorme”, o executivo está em condições de “abrir uma nova contratação que é da Escola Secundária com, manifesto prejuízo para o orçamento municipal”. José Carlos Alexandrino notou que “os preços evoluíram mais de 30 por cento” e que “há um conjunto de prejuízos que têm que ser discutidos em Tribunal com a empresa de um pavilhão que ficou a descoberto”.

“A Câmara Municipal com a abertura deste concurso vai fazer um esforço maior de uma obra que é do Ministério da Educação. Mas tem que ser. Espero marcar uma reunião com o senhor Ministro da Educação para ver se encontramos um procedimento para que o esforço não seja tanto, até porque nós não tivemos culpa. É uma pena a obra não estar a ser feita, até porque agora estava a haver reprogramação (das verbas comunitárias) e poderíamos ter ido buscar o dinheiro e não conseguimos”, lamentou José Carlos Alexandrino, partilhando que: “o que eu quero é o mais depressa possível esta adjudicação e esta obra feita”.

A abertura de concurso foi aprovada por unanimidade, porém Cláudio Correia, do PSD, ainda questionou o presidente do Município, se está confirmada a rescisão do contrato com a CIP construções, de modo a evitar “dissabores no futuro”. José Carlos Alexandrino explicou que o processo com a CIP decorre nos Tribunais e decorreu rescisão litigiosa e consequente posse administrativa. “Claro que tivemos que romper. Porque caso contrário, aquilo continuava assim e iríamos perder as verbas do quadro comunitário”, explicou o autarca.
A requalificação na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital prevê a substituição das coberturas de fibrocimento (contendo amianto) dos pavilhões e passadiços, substituição de caixilharia e melhoria energética do espaço escolar. O investimento inicialmente previsto rondava um milhão de euros.

Anterior Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo de Seia
Seguinte Ponte das Três Entradas: Familiar agrediu menino de nove anos. Escola alertou para o caso que já seguiu para Tribunal

Notícias Relacionadas

Informação

Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

O jovem atleta José Carlos Pinto, de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, venceu o Campeonato de Portugal de Atletismo 2018, na distância de 800 metros,…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital prorroga prazo de pagamento de faturas da água

O Município de Oliveira do Hospital vai prorrogar o prazo de pagamento das faturas da água até ao fim do surto epidemiológico que está a afetar o país, criando também

Destaque

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas é “Qualidade de Ouro” pelo segundo ano consecutivo

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo sexto ano consecutivo, galardoada pela Bandeira Azul, Praia Acessível e hasteou, pela segunda vez, a Bandeira “Qualidade de Ouro”.

Desporto

No derby distrital em basquetebol jogado este sábado em Coimbra, a Académica venceu o Sampaense (91-68).

Com os parciais de 27/20, 16/15, 27/18 e 21/15, cedo se percebeu que não iria ser fácil para a equipa de S. Paio de Gramaços. Com algumas dificuldades na defesa,

Última Hora

Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo

Rafael Delaunay Gomes conseguiu o 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de triatlo disputado em Vilamoura.

Informação

Inês Ferreira é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece Inês Ferreira, bolseira de Doutoramento numa parceria entre a Associação BLC3 e o grupo…

Última Hora

Cerca de 200 escuteiros vão apoiar populações e bombeiros

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou cerca de 200 escuteiros voluntários para ajudarem as populações afetadas pelos incêndios que têm assolado o país…

Região

Maioria dos idosos vítimas de alegada intoxicação em lar já teve alta

A maioria dos 24 idosos hospitalizados na segunda-feira por uma alegada intoxicação alimentar num lar de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, já regressou à instituição.

Região

Relação confirma pena de 19 anos para homem acusado de matar a mulher

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de 19 anos de prisão aplicada ao homem que foi condenado, pelo Tribunal da Guarda, por ter matado a mulher num

Informação

Região: Homem identificado por furto de combustível

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, constituiu arguido, ontem, 19 de julho, um indivíduo de 39 anos, pela prática de vários crimes de

Informação

Estudantes de design apresentam projetos originais para Lugares Património Mundial do Centro

O Mosteiro da Batalha acolhe, no próximo dia 14 de setembro, a partir das 11h00, a sessão de apresentação de resultados do workshop internacional para a criação de projetos originais

Cultura

Cláudia Costa expõe “O Recreio dos Ícones IV” em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil inaugura,hoje, às 16h00, a exposição “O Recreio dos Ícones IV”, com pinturas de Cláudia Costa.