Município de Nelas aprova 21,9 milhões de euros para o Orçamento Municipal 2019
16 Novembro, 2018 2214 visualizações

Município de Nelas aprova 21,9 milhões de euros para o Orçamento Municipal 2019

image_pdfimage_print

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2019 no Município de Nelas, no valor de 21,0milhões de euros, foram aprovados, por maioria, na última reunião de Câmara.

Com um total de 21,9 milhões de euros, quer do lado da receita (10 milhões de correntes e 11,8 milhões de capital), quer do lado da despesa (8,9 milhões de correntes e 12,9 milhões de capital ou investimento), o Orçamento Municipal é bastante significativo por resultar no maior montante dos últimos anos, destinando a investimento quase 13 milhões de euros, 60% do total das despesas previstas.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que este nível de investimento é possível com base nas obras já financiadas pela Câmara Municipal nos fundos comunitários do PT2020, fundos esses de montante total já superior a 22 milhões de euros e que tem expressão em 2019 com entrada nos cofres municipais de montante superior a nove milhões de euros.

O Município de Nelas tem neste momento em curso 11 empreitadas que prosseguem em 2019, das quais se destacam ETARs, Escolas e Reabilitação Urbana, a que prevê juntar empreitadas de novas ETARs, um novo sistema de armazenamento e abastecimento de água, e requalificação de infraestruturas culturais e áreas de acolhimento empresarial, entre outras.

Estes projetos, com financiamento comunitário, com uma comparticipação municipal que tem financiamento bancário aprovado, implicarão um endividamento total do município no final de 2019 de 12,5 milhões de euros, sendo totalmente realizado. O investimento a realizar, o maior de sempre, não prejudicará a manutenção da qualidade do serviço municipal em todas as suas áreas de intervenção, razão pela qual o orçamento comporta a despesa de integração no quadro de pessoal dos 49 trabalhadores precários admitidos em 1 de agosto de 2018, bem como a manutenção de uma taxa mínima de IMI de 0,30% nos prédios urbanos.

Anterior Região: Militares do GIPS identificaram suspeitos de furtos de combustível
Seguinte Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária

Notícias Relacionadas

Informação

Médicos assistiram mais de 70 pessoas em ação solidária em Lagares da Beira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira acolheu, no passado dia 10 de dezembro, uma ação médica de solidariedade.

Última Hora

Maria de Lurdes Castanheira pondera pedir dissolução da Câmara de Góis

A presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, admite pedir em tribunal a dissolução do executivo e revelou que será a candidata ao cargo pelo PS.  

Região

Região: Pena suspensa para jovem que agrediu militar da GNR

O Tribunal de Aveiro condenou, esta quarta-feira, a dois anos de prisão com pena suspensa um homem de 24 anos que agrediu um militar da GNR na Mealhada e tentou

Destaque

Azuribérica readaptou-se e produz 16 mil máscaras e seis mil batas por dia (com vídeo)

Obrigada a encerrar a 18 de março devido à pandemia da Covid-19, a empresa de confeções Azuribérica, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, é hoje um exemplo de como

Informação

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Informação

Oliveira do Hospital homenageou PME Excelência e outras empresas

As cinco empresas de Oliveira do Hospital que recentemente foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência viram também o seu mérito ser reconhecido pela Câmara Municipal de Oliveira do

Última Hora

Aveiro: Jovens detidos por tráfico de estupefacientes

A PSP deteve, ontem, dia 24 de janeiro, um homem e uma mulher, no distrito de Aveiro, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.

Informação

Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul até meio da manhã e diminuindo de

Última Hora

ASAE vai fiscalizar produtos tradicionais nas áreas afetadas pelos fogos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) inicia em março uma operação de fiscalização…

Programas

Jorge Ramos nas Manhãs da Rádio Boa Nova

Jorge Ramos, conhecida voz da Rádio Boa Nova, faz-lhe agora companhia nas manhãs da rádio, entre as 07h30 e as 10h00.

Destaque

Alexandrino apela à reciclagem no dia em que inaugura “Compostor Comunitário”. Promete aplicar coimas a quem deposite resíduos em matas (com vídeo)

A população de Oliveira do Hospital dispõe, desde hoje, Dia Mundial do Ambiente, de um compostor comunitário que possibilita a transformação das aparas domésticas em fertilizante. 

Última Hora

Criatividade da Estrutura Residencial Divino Salvador distinguida em concurso do Município de Arganil

A Estrutura Residencial Divino Salvador, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra localizado em Arganil, venceu o primeiro prémio da 5ª edição do Concurso de Ovos de Páscoa Gigantes,…