Município de Arganil e CCDRC entregam última habitação reconstruída após o incêndio
9 Outubro, 2019 574 visualizações

Município de Arganil e CCDRC entregam última habitação reconstruída após o incêndio

image_pdfimage_print

A poucos dias de se cumprirem dois anos desde o grande incêndio de 15 de outubro de 2017, que deixou sem lar largas dezenas de famílias no concelho de Arganil, a Câmara Municipal, representada pelo vereador Luís Almeida,…

…e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), na pessoa de António Veiga Simão, vice-presidente, procederam à entrega da última habitação reconstruída ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes.

A entrega da chave do renovado lar ao casal Nikolas e Elizabeth e às suas três filhas, que trocaram a Alemanha por Portugal para viver, decorreu na passada sexta-feira, 4 de outubro, no lugar da Lomba do Poisio, na freguesia de Benfeita. Este ato simbólico “encerra um amplo processo que, apesar de naturalmente complexo e demorado, decorreu com assinalável normalidade e celeridade nos últimos 24 meses”, enaltece Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Trata-se, por isso, de “um dia com um profundo significado para o concelho de Arganil, simbolizando e refletindo todo o empenho e esforço realizados pelo Município para contornar e minimizar as consequências do trágico incêndio, dando motivos aos nossos munícipes para olharem para o futuro com mais esperança, com o conforto e a tranquilidade merecidos”, realça o autarca.

Dos 69 pedidos de apoio à reconstrução aprovados no concelho de Arganil, 59 habitações permanentes, parcial ou totalmente destruídas pelo incêndio de há dois anos, encontram-se concluídas e entregues às famílias. Em fase de execução estão ainda dez habitações, cuja construção é da responsabilidade dos requerentes. Nestes casos, as famílias contrataram diretamente as empresas de construção, sendo ressarcidas pela CCDR Centro à medida que os documentos de despesa são apresentados.

“Desde que Arganil foi o primeiro concelho a beneficiar do apoio à reconstrução das habitações permanentes, no início de janeiro de 2018”, aponta Luís Paulo Costa, “muitos foram os recursos humanos e financeiros colocados ao serviço da recuperação do território, permitindo levar a bom porto todo este processo, desenvolvido em estreita colaboração com a CCDRC”.

Anterior 59  acidentes e 1112 infrações na última semana no distrito de Coimbra
Seguinte Castelo Branco: Dez meios aéreos combatem fogo em povoamento florestal

Notícias Relacionadas

Informação

Região Centro cumpre metas da Vacinação com percentagens de 96%

As metas do Programa Nacional de Vacinação (PNV) estão a ser cumpridas no Centro do país, com percentagens iguais ou superiores a 96%, …

Informação

Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor do homicídio que ocorreu na madrugada de domingo no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu.

Última Hora

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

Informação

“Vejo ambulâncias chamadas pelo 112 a ir para Coimbra ou para Seia. Não posso concordar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que não admite que “o nosso SAP não atenda um conjunto de pessoas” …

Informação

Acidentes nas estradas provocaram 378 mortos, mais 56 do que em 2016

O número de mortos nas estradas portuguesas aumentou este ano cerca de 17%, tendo os acidentes rodoviários provocado 378 vítimas mortais, indicou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Cultura

Irmandade de Loriga lança livro no dia 3 de agosto

A Irmandade do Santíssimo Sacramento e das Almas de Loriga vai proceder ao lançamento do livro que tem…

Última Hora

Turismo Centro de Portugal promove a região na BTL

O Turismo Centro de Portugal (TCP) é a entidade regional responsável pela promoção turística da Região Centro. Esta é a maior região turística nacional, com uma área de intervenção que

Informação

Doze concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Doze concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Guarda estão com risco máximo de incêndio e só o litoral norte apresenta um risco reduzido, segundo o Instituto

Informação

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Última Hora

Criança ficou ferida após atropelamento em Tábua

Uma criança de cinco anos ficou ferida, ontem à tarde, na sequência de um atropelamento na localidade de Pinheiro de Coja, em Tábua.

Informação

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …

Última Hora

Região: PJ deteve suspeito de homicídio qualificado

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, na cidade da Guarda, procedeu na última segunda-feira…