Município de Arganil e CCDRC entregam última habitação reconstruída após o incêndio
9 Outubro, 2019 612 visualizações

Município de Arganil e CCDRC entregam última habitação reconstruída após o incêndio

image_pdfimage_print

A poucos dias de se cumprirem dois anos desde o grande incêndio de 15 de outubro de 2017, que deixou sem lar largas dezenas de famílias no concelho de Arganil, a Câmara Municipal, representada pelo vereador Luís Almeida,…

…e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), na pessoa de António Veiga Simão, vice-presidente, procederam à entrega da última habitação reconstruída ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes.

A entrega da chave do renovado lar ao casal Nikolas e Elizabeth e às suas três filhas, que trocaram a Alemanha por Portugal para viver, decorreu na passada sexta-feira, 4 de outubro, no lugar da Lomba do Poisio, na freguesia de Benfeita. Este ato simbólico “encerra um amplo processo que, apesar de naturalmente complexo e demorado, decorreu com assinalável normalidade e celeridade nos últimos 24 meses”, enaltece Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Trata-se, por isso, de “um dia com um profundo significado para o concelho de Arganil, simbolizando e refletindo todo o empenho e esforço realizados pelo Município para contornar e minimizar as consequências do trágico incêndio, dando motivos aos nossos munícipes para olharem para o futuro com mais esperança, com o conforto e a tranquilidade merecidos”, realça o autarca.

Dos 69 pedidos de apoio à reconstrução aprovados no concelho de Arganil, 59 habitações permanentes, parcial ou totalmente destruídas pelo incêndio de há dois anos, encontram-se concluídas e entregues às famílias. Em fase de execução estão ainda dez habitações, cuja construção é da responsabilidade dos requerentes. Nestes casos, as famílias contrataram diretamente as empresas de construção, sendo ressarcidas pela CCDR Centro à medida que os documentos de despesa são apresentados.

“Desde que Arganil foi o primeiro concelho a beneficiar do apoio à reconstrução das habitações permanentes, no início de janeiro de 2018”, aponta Luís Paulo Costa, “muitos foram os recursos humanos e financeiros colocados ao serviço da recuperação do território, permitindo levar a bom porto todo este processo, desenvolvido em estreita colaboração com a CCDRC”.

Anterior 59  acidentes e 1112 infrações na última semana no distrito de Coimbra
Seguinte Castelo Branco: Dez meios aéreos combatem fogo em povoamento florestal

Notícias Relacionadas

Informação

Oliveira do Hospital “mais digital” com criação de “zonas de acesso livre à internet”

A cidade de Oliveira do Hospital vai passar a ser “mais digital” com a implementação de hotspots, zonas de acesso livre à internet sem fios.

Última Hora

Obstetras e enfermeira acusados de negligência na Guarda

Dois médicos e uma enfermeira estão acusados pelo Ministério Público (MP) do crime de ofensas à integridade física por negligência agravado, avança a SIC Notícias. A mulher estava grávida de

Última Hora

Centro Hospitalar de Coimbra com nova técnica cirúrgica

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de artroplastias totais da anca através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolvida

Última Hora

Mundo: Espanha é já o segundo país do mundo com mais mortos. São já 3.434

Espanha tornou-se esta quarta-feira no segundo país com mais vítimas mortais de Covid-19 em todo o mundo, passando à frente da China, …

Desporto

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital continua com dificuldades em alcançar vitórias.

Sociedade

GNR pode multar por falta de limpeza de terrenos a partir de 1 de junho

A Guarda Nacional Republicana (GNR) pode começar, a partir de sexta-feira, a aplicar coimas por incumprimento na limpeza de terrenos, que variam entre 280 e 120.000 euros, …

Última Hora

Covid-19: Alexandrino vai reunir com responsáveis locais para definir “plano de ação”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital vai reunir manhã, terça-feira, com responsáveis do concelho na área da saúde e da segurança…

Informação

Há mais de 700 atletas a praticar 14 modalidades desportivas em Oliveira do Hospital

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Atualmente há mais de 700 atlelas, a maioria com menos de 18 anos, a praticar 14 modalidades. Sábado,

Região

AHBV de Lagares da Beira reúne em Assembleia Geral Ordinária no dia 27 de junho

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira vai reunir em Assembleia Geral ordinária no próximo dia 27 de junho, pelas 21h00.

Educação

Município de Seia atribui bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

A Câmara Municipal de Seia volta a apoiar a formação académica, incentivo que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, durante o ano letivo

Última Hora

Acidente interrompe circulação nos dois sentidos do IP3

A circulação automóvel encontra-se interrompida desde as 12h30 no Itinerário Principal 3 (IP3) devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa, no concelho de Tondela.

Informação

GAL ADIBER / Beira Serra abre novos avisos de Concurso PDR2020

No âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a Beira Serra, o GAL ADIBER / Beira Serra14-20 procedeu à abertura de novos Avisos de Concurso…