Município de Arganil avança com a requalificação do espaço público
4 Maio, 2020 279 visualizações

Município de Arganil avança com a requalificação do espaço público

image_pdfimage_print

Tem início esta segunda-feira, 4 de maio, a intervenção de requalificação do espaço público de Arganil, que prevê a recuperação e valorização do Largo Ribeiro de Campos; da Rua 5 de Outubro e Rua Comendador Lopes da Costa; da Rua Jornal de Arganil e da Rua António Galvão (até à sede da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil).

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, com um prazo de execução de 150 dias (5 meses) e refletindo um investimento superior a 360 mil euros, a intervenção tem como prioridade oferecer maior funcionalidade ao centro da vila, onde se concentram as principais unidades de comércio tradicional e os principais espaços e equipamentos públicos.

Através da reconfiguração das vias e passeios, pavimentos, mobiliário urbano, vegetação e iluminação, pretende-se promover a circulação pedonal, ativando o espaço público urbano como zona privilegiada de encontro e convívio, melhorando o ambiente, o conforto e a segurança.

Este projeto de recuperação do centro histórico propõem-se, assim, a redesenhar o espaço público, com o intuito de dar primazia às pessoas, condicionando a circulação dos carros e libertando mais espaço para os peões, com especial incidência no eixo Largo Ribeiro de Campos – Praça Simões Dias.

Sendo uma das zonas funcionalmente mais desadequadas, o Largo Ribeiro de Campos vai ser alvo de reorganização quer ao nível da circulação viária, quer do estacionamento. O objetivo passa por libertar espaço para a continuidade pedonal, permitindo maior contacto das pessoas com os estabelecimentos comerciais existentes. A escadaria existente será substituída por passeio contínuo, com a introdução de degraus pontuais, e serão mantidas as árvores existentes e introduzidas novas espécies, juntamente com novo mobiliário urbano, tornando o percurso mais agradável e funcional.

“As diferentes intervenções incluídas na empreitada contribuem não só para aumentar os níveis de conforto e qualidade ambiental e urbanístico, mas também para reforçar e consolidar a forte vocação cívica, turística e comercial deste espaço, assumindo-se, assim, como instrumentos fundamentais de suporte à estratégia de atração de novos residentes, utilizadores e investidores”, frisa Luís Paulo Costa, líder do executivo camarário.

Este novo projeto de recuperação do centro histórico teve como ponto de partida o anterior projeto de arquitetura para o espaço público urbano da vila de Arganil. As soluções apresentadas resultam da análise realizada por um gabinete de arquitetura externo, com experiência consolidada, e encontram-se alinhadas com aquela que têm sido as preocupações e anseios manifestados pelos munícipes e comerciantes arganilenses.

Os trabalhos no espaço público vão implicar condicionamentos de trânsito no centro da vila a partir desta segunda-feira, 4 de maio, com incidência no acesso ao Largo Ribeiro de Campos.

 

Anterior Serenata da Queima das Fitas de Coimbra realiza-se sem público
Seguinte Conte com descida acentuada da temperatura máxima e chuva

Notícias Relacionadas

Região

Mantém-se a “caça ao homem” que matou um GNR e um civil em Aguiar da Beira

Mantém-se a enorme ‘caça ao homem’ acionada pela Guarda Nacional Republicana, depois de na manhã de terça-feira um militar da GNR ter sido morto…

Última Hora

“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

Sete chefs de cozinha, três dos quais com estrelas Michelin, vão no dia 26 preparar um menu que fará brilhar o queijo Serra da Estrela, na Casa da Ínsua, em

Desporto

II Ultra Trail do Colcurinho resultou num sucesso  

Foi um verdadeiro sucesso o II Ultra Trail do Colcurinho que se realizou no domingo, dia 30 de outubro, no âmbito da 15ª Festa da Castanha de Aldeia das Dez,

Informação

Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios

A Cruz Vermelha de Coimbra implementou um programa inovador para crianças afetadas por catástrofes em várias escolas da região Centro. O projeto está a ser implementado no Agrupamento de Escolas

Última Hora

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Linha da Beira Alta esteve cortada após colisão entre comboio e viatura ligeira

A circulação na Linha da Beira Alta esteve interrompida desde as 02h30 devido a uma colisão entre um comboio e uma viatura ligeira em Cerdeira,…

Politica

Nelas aprova orçamento municipal para 2020 no montante de 17,9 milhões de euros

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2020 foram aprovados por maioria na reunião de Câmara que teve lugar no dia 31 de outubro,

Região

2º Encontro Mundial de Festivais de Cinema de Ambiente regressa a Seia

A mesma cidade que há 25 anos acolhe o único Festival de Cinema Ambiental existente em Portugal organiza, este ano, o II Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente

Informação

Pedrógão Grande: Bombeiro internado em Lisboa sai do coma induzido

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que um dos bombeiros internados em Lisboa já saiu do coma induzido e que a operacional internada em Coimbra

Região

ADIBER acolhe 16 propostas de investimento na Beira Serra  

No âmbito do concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) em vigor na região da Beira Serra, a Adiber registou na, primeira fase,…

Informação

Resultados desportivos do fim de semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital empatou, ontem, em casa em jogo da 13ª jornada da série C, do Campeonato de Portugal, frente à equipa do RD Águeda.

Informação

Nelas: Homem de 75 anos morre afogado em poço

Um homem de 75 anos caiu esta sexta-feira a um poço na localidade de Aguieira, em Nelas, no distrito de Viseu, acabando por perder a vida, …