Município de Arganil assegura intervenção de restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva
16 Junho, 2020 383 visualizações

Município de Arganil assegura intervenção de restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Arganil anunciou ter dado “o primeiro passo para a concretização da intervenção de conservação e restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva,…

… classificada como Monumento de Interesse Público desde 2011, através da celebração do protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de Vila Cova do Alva”.

A cerimónia protocolar realizou-se no dia 12 de junho, no Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, e foi presidida pelo presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, e pelo padre Daniel Rodrigues, em representação da Fábrica da Igreja Paroquial daquela aldeia, que integra a rede das Aldeias do Xisto há aproximadamente uma década, informa a autarquia em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

A intervenção, financiada pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Programa Valorizar, em resultado da candidatura apresentada pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, representa um investimento de cerca de 27 mil euros. De uma forma geral, os trabalhos de conservação e restauro preveem a estabilização de todas as patologias e eliminação de fatores que potenciem a degradação do suporte lenhoso e recuperação formal e estética do conjunto que forma o Arco Triunfal.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Luís Paulo Costa, presidente do Município arganilense destaca a importância da intervenção por se tratar de “um imóvel de grande expressão e valor patrimonial e cultural no concelho, com um inegável interesse turístico e um papel preponderante no roteiro religioso do território”. Para o presidente da Câmara, a função da autarquia tem de passar, deste modo, por salvaguardar e promover a paisagem cultural, valorizar o património arquitetónico e dinamizar os pontos turísticos do concelho.

O procedimento de contratação pública para a intervenção de conservação e restauro do Arco Triunfal foi submetido ao mercado na semana passada, sendo previsível que o contrato seja celebrado no início de julho e a intervenção tenha início entre o final de julho e o princípio de agosto, com uma duração de cerca de 6 meses.

Anterior Praias do concelho vão ter “assistentes de praia” e bandeiras sinalizadoras de lotação
Seguinte Covid-19: Mais duas mortes e 300 novos casos em Portugal

Notícias Relacionadas

Última Hora

Líder do PS Arganil nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Arganil, Fernando Vale foi nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura. Fernando Vale é engenheiro florestal e, à data da

Última Hora

Alunos de Nelas criam banda desenhada sobre hábitos de alimentação saudável

Alunos do 1º CEB dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Nelas criam Banda Desenhada sobre hábitos de alimentação saudáve,l no âmbito dos projetos Regime da Fruta Escolar e Fruticool.

Última Hora

Covid-19: Oliveira do Hospital regista dois casos ativos

O concelho de Oliveira do Hospital regista apenas dois casos ativos de Covid-19 de um conjunto de 29 pessoas que chegaram a testar positivo à infeção pelo novo coronavírus.

Região

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Câmara de Oliveira lança requalificação da “estrada em piores condições” e da extensão de saúde de Ervedal da Beira (com vídeo)

A estrada que liga a localidade de Lagos à Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 177 mil euros.

Desporto

CCPOH estreia jovem de 15 anos no campeonato nacional de Ténis de Mesa

Na segunda jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu com o

Informação

Faleceu antigo autarca de Ervedal da Beira, Filipe Mendes Alexandrino

Faleceu o antigo presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e  militante do Partido Socialista, Filipe Mendes Alexandrino.

Nacional

Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao frio

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido ao frio até às 12h00 de sábado, 12 de janeiro.

Informação

Filipe Abrantes motivado para 5º Constálica Rallye de Vouzela

Depois da pausa para as férias de verão, o Campeonato Centro de Ralis vai regressar e visitar a região de Lafões para a realização do 5º Constálica Rallye de Vouzela.

Última Hora

Oliveira do Hospital associa-se ao Projeto Limpa + 

O Município de Oliveira do Hospital, através do Gabinete de Ambiente e Energia, associou-se ao Projeto Limpa +.

Última Hora

Covid 19: Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital serve refeições a alunos mais carenciados (escalão A)

A escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a Escola Secundária, integra o conjunto de 800 escolas que a partir desta segunda-feira,…

Última Hora

Governo atribui 6,35 milhões a projetos de regadio, um deles em Oliveira do Hospital

O governo vai atribuir 6,35 milhões de euros a 59 projetos de regadio que abrangem uma área superior a 1 800 hectares e 32 concelhos do norte e centro, verba