“Muitas vezes fica esquecida a questão de que os influencers estão a exercer uma profissão”
24 Junho, 2020 363 visualizações

“Muitas vezes fica esquecida a questão de que os influencers estão a exercer uma profissão”

image_pdfimage_print

“O Poder dos Influencers Digitais em Tempo de Pandemia” foi o tema de mais uma webinar, promovida pela EPTOLIVA, no âmbito do ciclo de conferências Epto Futuros.

Com oradoras convidadas conhecidas por grande parte da juventude, a webinar pretendeu desmistificar o papel dos ditos “influenciadores digitais”.

Na sessão de abertura da conferência destinada à divulgação do curso profissional de Técnico de Multimédia, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, reforçou, uma vez mais, que a Eptoliva “tem estado sempre próxima da comunidade” e, por isso, partilha com ela tudo o que se vai fazendo na Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil. Sobre a temática, Daniel Costa reconhece a responsabilidade dos designados influencers, uma vez que “ao emitirem a sua opinião, ao darem a conhecer os seus comportamentos e perspectivas, estão a influenciar um conjunto de pessoas que poderão adotar esses exemplos”.

“Todos nós vamos construindo a nossa opinião, até a nossa forma de estar, fruto das circunstâncias daquilo que nos rodeia”, referiu o responsável, alertando para temas atuais como “fake news e desinformação, que devem ser discutidas de forma aberta”.

Por sua vez, Graça Silva, presente na iniciativa como vereadora da educação do Município de Oliveira do Hospital, lamentou o facto de “muitas vezes ficar esquecida a questão de que os influencers estão a exercer uma profissão”. Na ocasião, deu a sua perspetiva enquanto figura pública no concelho oliveirense que recorre aos meios digitais, nomeadamente redes socias, para “promover iniciativas”. Deu o exemplo do seu testemunho num vídeo publicado para assinalar o Mês da Igualdade, onde opinava sobre a violência e a desigualdade. “Tive todo o gosto em fazê-lo como vereadora para exercer a minha influência, daquilo que é a minha opinião sobre os temas”, explicou.

Sónia Morais Santos, autora do blog “Cocó na Fralda”, Liliana Coelho, protagonista da marca e blog “Xicalarica” e Isabel Saldanha, do blog “Gangdopépreto”, consideradas influencers no nosso país, deram o seu testemunho.

Na sua intervenção, Sónia Morais Santos referiu que, quando publica algum artigo, esquece-se, muitas vezes, que “existe uma janela e que há outras pessoas do outro lado”, contudo, tem “bastante cuidado” com o que escreve para não ser alvo de más interpretações. “O que tento fazer é ser autentica”, disse, relembrando que tem o seu blog há 12 anos, altura em que não existiam muitos.

Apesar de ser considerada influencer, Sónia Morais Santos confessa que “detesta a palavra influenciadores”. “Acho sempre que é paternalista. Dá ideia de que a pessoa que está do outro lado é tontinha e é influenciável. Nós somos é comunicadores. O que nós fazemos é comunicar e depois há pessoas que se revêem”, rematou.

A conferência, realizada através da plataforma Zoom e transmitida em live streaming no Facebook, foi moderada por Cátia Viegas, diretora do curso de Técnico de Multimédia e Margarida Prata, formadora da área.

Anterior Covid-19: Mais três mortos e 367 infetados em Portugal
Seguinte GNR identificou mulher que furtou ouro a casal de idosos

Notícias Relacionadas

Região

Ator Fernando Mendes entregou donativo a família oliveirense

O conhecido ator e apresentador Fernando Mendes esteve, em Oliveira do Hospital, para entregar um donativo a uma família que se dedica à pastorícia e foi afetada pelos incêndios de

Última Hora

Arganil Rock 2020 adiado para prevenir propagação do Covid-19

Na sequência das mais recentes indicações divulgadas pela Direção Geral de Saúde, no sentido de ser evitada a realização de eventos que juntem muitas pessoas, de forma a prevenir a

Informação

UCC Pinheiro dos Abraços assinala 2º aniversário na discoteca “Espirítos Club”

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços comemora hoje o 2º aniversário com um programa  alusivo às relações perigosas dos jovens. Por isso, a iniciativa decorre na discoteca

Última Hora

19 detenções, 712 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 21 a 27 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Informação

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Informação

Dois feridos em colisão no IC2 em Albergaria-a-Velha

Uma colisão entre um camião e um carro no IC2, na Branca, Albergaria-a-Velha, provocou, na manhã desta sexta-feira, dois feridos.

Informação

Tábua: Suspeito de violação de menor fica em prisão preventiva

Um homem de 45 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita da violação de um menor de 17 anos no concelho de Tábua. O suspeito vai ficar em

Informação

Teatro Comunitário percorre “coração da Serra da Estrela”

Odisseia é o espetáculo de teatro comunitário que vai iniciar viagem em Seia, no dia 2 de Julho à noite, no Largo da Câmara Municipal e que…

Região

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.

Última Hora

FCOH e AD Lagares da Beira, com sortes diferentes nos distritais AFC

Futebol No Distrital de Honra da AFC, o FCOH foi empatar 0-0 no Eirense e mantém a 1ª posição na classificação. Na próxima jornada a equipa oliveirense recebe o Febres.

Sociedade

“A afirmação de Oliveira do Hospital passa muito por esta Feira do Queijo”

Considerada a maior Feira do Queijo a nível nacional, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acontece já este fim-de-semana e promete “bater recordes” de visitantes,

Região

Maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal realiza-se em Oliveira do Hospital dias 11 e 12 de março

A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital promete ser o evento nacional mais mediático no segundo fim-de-semana de março, dias 11 e 12