Movimento opõe-se à prospeção e exploração de lítio no concelho de Oliveira do Hospital
13 Junho, 2019 1490 visualizações

Movimento opõe-se à prospeção e exploração de lítio no concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Hugo Alves, do Movimento de Intervenção Nacional pelo Ambiente (MINA) questionou, esta manhã, o executivo municipal de Oliveira do Hospital…

… se a oposição tornada pública à prospeção de lítio no concelho, na zona designada por “Boa Vista”, é para seguir em frente ou se “é meramente uma operação de cosmética”.

“Existe disponibilidade para travar uma batalha contra o poder central”, quis saber Hugo Alves que, em reunião pública do executivo oliveirense , defendeu uma tomada de posição que seja “efetiva”. “Temos que defender a região e há outras formas de poder crescer aqui. Não tem que ser através de úlceras nos terrenos. Aquilo são úlceras autênticas”, referiu o porta voz que disse ter testemunhos de pessoas da Austrália do que “aquilo provoca na terra e os danos que são permanentes”. “A troco de quê? De meia dúzia de trocos, de meia dúzia de empregos que são certamente para seis anos, dez anos e depois vão-se embora. As feridas vão cá ficar e as águas vão desaparecer. Nós já sabemos porque temos mineração em pequena escala aqui no concelho”, insistiu Hugo Alves, que foi também apoiado pela intervenção de Marcelo que também questionou o executivo sobre o caminho a seguir.

A propósito, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital reiterou a oposição do Município à prospeção tal como já foi tornado público. “A resposta da Câmara Municipal foi dada dentro do prazo legal. Tivemos que fazer estudos para fundamentar e fizemos um documento muito elaborado”, disse o autarca, garantindo que tem acompanhado a posição da Junta de Freguesia de Seixo da Beira. Assegurou que o compromisso da autarquia “é com a sensibilidade das gentes” e que a posição do município é contra a prospeção, para que não se “corram riscos” de futuras explorações. “A região marcada é muito castigada”, referiu ainda José Carlos Alexandrino, informando que está a trabalhar no sentido de conseguir verba comunitária do POSEUR para “reabilitar a zona da Sobreda” num  investimento de cinco milhões de Euros.


Ainda que tenha votado favoravelmente a posição do município contra a prospeção de lítio, o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque não deixou de considerar que, sem a realização de prospeção, “andamos  um bocado na “obscuridade”. “Somos contra o quê?”, questionou.

Da intervenção do grupo de populares resultou o compromisso de trabalho conjunto entre a autarquia e o Movimento (MINA) na luta contra a prospeção e exploração de lítio.

Anterior Eurodeputado Álvaro Amaro constituído arguido na operação “Rota Final”
Seguinte Conselho Estratégico Nacional do PSD reúne amanhã em Coimbra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

Cinco meses após o fogo, há registo de várias localidades sem comunicações. Exemplo disso é a freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, …

Desporto

Lagos da Beira e St. António do Alva disputam finais das Taças de Futebol e Futsal do Inatel

A Associação Desportiva de Lagos da Beira disputa, este domingo, a final da Taça Distrital Inatel- futebol, enquanto a equipa da Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do

Informação

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Última Hora

Linha da Beira Alta esteve cortada após colisão entre comboio e viatura ligeira

A circulação na Linha da Beira Alta esteve interrompida desde as 02h30 devido a uma colisão entre um comboio e uma viatura ligeira em Cerdeira,…

Informação

Verão começa hoje com sol e muito calor

O verão chega na noite de hoje e traz com ele temperaturas para a época, a rondar os 30 graus, depois de uma primavera atípica e fria, mesmo com períodos

Última Hora

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 13 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à

Informação

GNR deteve 12 suspeitos de tráfico em Seia, Oliveira do Hospital e Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram no dia 12 de julho, 10 homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e 70 anos,…

Região

Morreu o antigo bispo de Viseu Ilídio Leandro

O antigo bispo de Viseu Ilídio Leandro morreu hoje, aos 69 anos, vítima de doença, disse a Diocese de Viseu.

Última Hora

Coimbra: GNR apreende armas e munições no âmbito de violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, no dia 3 de setembro, apreendeu várias armas de fogo e diversas munições, no concelho

Destaque

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

Sociedade

ASAE instaurou 19 processos a operadores de “Fast Food”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização a nível nacional dirigida aos…

Informação

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia