Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital
9 Maio, 2017 839 visualizações

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, …

… numa iniciativa do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

A mostra “Da Nossa Terra”, que agora se apresenta também com o estatuto de “Mercado da Montanha”, ocupará, uma vez mais, as bancas do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital que estará de portas abertas entre as 8h00 e as 13h00.

Quase a completar sete anos de mostras mensais, sem interrupções, e ao longo dos quais se associou a diferentes efemérides, “Da Nossa Terra” foi também oficialmente reconhecido pelo Aspiring Geopark Estrela como um “Mercado de Montanha”. Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital é um dos nove municípios que integra o Aspiring Geopark Estrela, no âmbito da qual se prepara a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.

No próximo sábado, para além da simpatia dos produtores do concelho e região, as bancas do Mercado Municipal irão encher-se de produtos frescos e genuínos, com particular enfoque para os frutícolas e hortícolas da época e que por esta altura são produzidos em modo tradicional ou biológico no concelho de Oliveira do Hospital e na região, no sopé da Serra da Estrela.

Evento pioneiro na região que rapidamente ultrapassou as fronteiras do concelho oliveirense, a mostra “Da Nossa Terra” é um evento distintivo de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e hábitos de alimentação saudáveis.

São também estas genuínas características que lhe conferem um estatuto de excelência junto dos diferentes segmentos de consumidores que procuram a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital para efetuarem as suas compras, no segundo sábado de cada mês.

Depois de se ter associado a efemérides e anos internacionais – de que são exemplo o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014) e o Ano Internacional das Leguminosas (2016) – a mostra “Da Nossa Terra” tem vindo a ser distinguida por diferentes entidades a nível nacional, que reconhecem a importância desta mostra pelos valores e práticas que preconiza e pelo facto de constituir um exemplo de boas práticas inspirador para outras iniciativas semelhantes.

De realçar que a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital mantém sempre em aberto a possibilidade dos produtores se inscreverem.

 

Anterior Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro
Seguinte Hoje é dia de "Lugar Sonoro" na Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mais de 2 300 operacionais combateram fogos ontem. BVOH prestaram ajuda em Condeixa

Mais de 2 300 operacionais e 24 meios aéreos estiveram, ontem à tarde, envolvidos no combate aos incêndios no país, sendo os mais preocupantes os fogos que deflagraram nos distritos

Informação

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Última Hora

Ministra da Saúde na 1ª Pedcare Summit

O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP, CHUC) em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Centro (SRCentro) e a…

Educação

Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

A Câmara de Seia vai continuar a apoiar os alunos que frequentam o ensino superior, um incentivo à formação académica que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo durante

Sociedade

ASAE instaurou 19 processos a operadores de “Fast Food”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização a nível nacional dirigida aos…

Região

Região Centro de Portugal distinguida nos prémios Guia Boa Cama Boa Mesa

O Centro de Portugal é uma das regiões em grande destaque nos prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”. Este ano, foram distinguidos sete hotéis e dois restaurantes situados no território do Centro

Informação

UCC Pinheiro dos Abraços assinala 2º aniversário na discoteca “Espirítos Club”

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços comemora hoje o 2º aniversário com um programa  alusivo às relações perigosas dos jovens. Por isso, a iniciativa decorre na discoteca

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

“Há pessoas que são muito marcantes e difíceis de substituir”

Francisco Correia das Neves, ilustre oliveirense, vai a sepultar ao final da tarde de hoje (17h30) para o cemitério velho de Oliveira do Hospital, em jazigo de família.

Última Hora

Morreu Belmiro de Azevedo

O empresário Belmiro de Azevedo morreu aos 79 anos. O homem forte do grupo Sonae faleceu no hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira, adianta a imprensa

Informação

“Uma mão cheia de empresas” repôs trator que ardeu em Penalva de Alva

A União de Freguesias (UF) de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira recebeu, no sábado, um trator com equipamento de limpa bermas que é resultado da solidariedade de

Última Hora

“Dou Mais Tempo à Vida” anima Mercado Noturno no próximo sábado em Oliveira do Hospital

“Mercado Noturno – Dou mais tempo à vida” promete animar a noite de sábado, dia 20 de abril, que será de sensibilização e solidariedade na quadra pascal. A iniciativa é