Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital
10 Fevereiro, 2017 1306 visualizações

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Amanhã, 11 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

A iniciativa é promovida pelo Município de Oliveira do Hospital e pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

mostraA mostra “Da Nossa Terra”, que agora se apresenta também com o estatuto de Mercado da Montanha, ocupará, uma vez mais, as bancas do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital que estará de portas abertas entre as 8H00 e as 13H00.

Quase a completar sete anos de mostras mensais, sem interrupções, e ao longo dos quais se associou a diferentes efemérides, “Da Nossa Terra” foi também oficialmente reconhecido pelo Aspiring Geopark Estrela como um “Mercado de Montanha”. Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital é um dos nove municípios que integra o Aspiring Geopark Estrela, no âmbito da qual se prepara a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.

No próximo sábado, para além da simpatia dos produtores do concelho e região, as bancas do Mercado Municipal irão encher-se de produtos frescos e genuínos, com particular enfoque para os frutícolas e hortícolas da época produzidos em modo tradicional ou biológico no concelho de Oliveira do Hospital e na região, bem no sopé da Serra da Estrela.

Evento pioneiro na região que rapidamente ultrapassou as fronteiras do concelho oliveirense, a mostra “Da Nossa Terra” é um evento distintivo de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e hábitos de alimentação saudáveis.

São também estas genuínas características que lhe conferem um estatuto de excelência junto dos diferentes segmentos de consumidores que procuram a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital para efetuarem as suas compras, no segundo sábado de cada mês.

Depois de se ter associado a efemérides e anos internacionais – de que são exemplo o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014) e o Ano Internacional das Leguminosas (2016) – a mostra “Da Nossa Terra” tem vindo a ser distinguida por diferentes entidades a nível nacional, que reconhecem a importância desta mostra pelos valores e práticas que preconiza e pelo facto de constituir um exemplo de boas práticas inspirador para outras iniciativas semelhantes.

De realçar que a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital mantém sempre em aberto a possibilidade dos produtores se inscreverem.

 

Anterior Proteção Civil alerta para condições climatéricas adversas
Seguinte Incêndio numa casa provoca queimaduras num residente

Notícias Relacionadas

Região

Câmara de Arganil inaugurou ciclo de Presidências Participativas no Piódão

A Câmara Municipal de Arganil deu início, no dia 28 de janeiro, na freguesia do Piódão, às Presidências Participativas, …

Última Hora

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Informação

Incêndios: Arganil investe 400 mil euros na reabilitação das linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil iniciou os trabalhos de reabilitação e limpeza das linhas de água nas zonas do concelho afetadas pelo incêndio de outubro do ano passado,…

Última Hora

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Informação

Soltem Talentos 2019: Inscrições decorrem até 23 de junho

Encontra-se a decorrer o prazo para inscrição no concurso “Soltem Talentos 2018”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do Pelouro da Cultura.

Última Hora

Governo abre hoje candidaturas para apoiar aos agricultores de Monchique

O Governo anunciou hoje a abertura de candidaturas, até final de setembro, para apoiar com cinco milhões de euros os agricultores afetados pelos incêndios de Monchique, Odemira, Portimão e Silves,

Informação

FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) apresentou-se, ontem, aos sócios e simpatizantes. Direção e treinador garantem que o objetivo desta época desportiva é a manutenção.

Destaque

Marchas Populares da Lagares da Beira prometem “espetáculo de cultura e brilho” na noite de 30 de junho (com vídeo)

É já no próximo sábado, dia 30 de junho, que se realizam as Marchas Populares de Lagares da Beira, organizadas pelo Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia,…

Informação

Seia monitoriza águas das praias fluviais em áreas ardidas

As linhas de água que abastecem as praias fluviais do concelho de Seia, na Serra da Estrela, situadas em áreas atingidas pelos incêndios de 2017, estão a ser monitorizadas para

Educação

Greve de funcionários fecha escolas em Oliveira do Hospital

A greve dos trabalhadores não docentes em protesto contra condições de trabalho, prevista para hoje, a nível nacional, levou ao fecho das escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Covid-19: Subiu para oito o número de infetados no concelho de Oliveira do Hospital

A caracterização demográfica da pandemia da Covid-19 em Portugal, divulgada hoje pela Direção Geral de Saúde, relativa às últimas 24horas dá conta de mais um caso de infeção por Covid-19