Morreu António dos Santos, antigo bispo da Guarda
27 Março, 2018 1142 visualizações

Morreu António dos Santos, antigo bispo da Guarda

image_pdfimage_print

O bispo emérito da Guarda, António dos Santos, morreu na segunda-feira, aos 85 anos, no hospital daquela cidade.

Em comunicado publicado pela diocese da Guarda é referido que o antigo bispo faleceu pelas 19:30 de segunda-feira, no Hospital Sousa Martins, onde estava internado.

António dos Santos nasceu a 14 de abril de 1932, no concelho de Vagos, Aveiro, e foi ordenado presbítero em 1 de julho de 1956, em Albergaria-a-Velha.

Entre 1976 e 1979 exerceu as funções de bispo auxiliar na diocese de Aveiro e em 17 de novembro de 1979 foi nomeado bispo da Guarda, mantendo-se em atividade até 1 de dezembro de 2005, altura em que resignou, por motivos de saúde, tendo sido substituído por Manuel Felício, lembra a diocese da Guarda.

Segundo a nota, a diocese assinalou os 60 anos de ordenação sacerdotal do bispo Emérito da Guarda, no dia 01 de julho de 2016.

O corpo do prelado diocesano será velado a partir das 10:30, na igreja da Misericórdia, na cidade da Guarda.

As exéquias solenes serão realizadas na Sé da Guarda, na quarta-feira, às 15:00, seguindo depois o cortejo fúnebre para a sua terra natal, na paróquia de Santo António de Vagos, na região de Aveiro, segundo a diocese.

Fonte: Lusa

Anterior Guarda: Detido por tentar sufocar a ex-mulher
Seguinte Líder do PSD diz que a burocracia está a travar o apoio às vítimas” dos incêndios

Notícias Relacionadas

Informação

Rede das Aldeias do Xisto validou estratégia de 4,6 milhões de Euros em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o concelho escolhido pela ADXTUR para a realização da Assembleia Geral destinada à validação da estratégia…

Última Hora

Aveiro: GNR apreende 1 750 quilos de sardinha e 211 quilos de amêijoa

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu ontem, dia 3 de junho, 1 750 quilos de sardinha e 211 quilos de amêijoa

Educação

Teen Talks realizaram-se na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

Realizaram-se na Biblioteca Municipal Oliveira do Hospital, no passado dia 9,  as primeiras Teen Talks, que tiveram como convidado especial…

Região

Viseu: Dominado incêndio em Penedono

O incêndio que deflagrou no domingo em Penedono, no distrito de Viseu, foi dado hoje como dominado às 2h45.

Destaque

Oliveira do Hospital vai candidatar aldeias às “7 Maravilhas de Portugal”

O Município de Oliveira do Hospital vai entrar na nova competição das “7 Maravilhas de Portugal” agora dedicada às aldeias.

Região

Alunos da Secundária de Arganil levaram mantas para a escola

Os alunos da Secundária de Arganil foram ontem, dia 19,  para escola com mantas em jeito de protesto pelo frio que dizem sentir nas instalações da escola.

Informação

ExpOH vai contar com sessão de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação

No próximo dia 23 de julho vai ser promovida uma sessão de informação sobre as Medidas Ativas de Emprego e Formação, nomeadamente no que respeita aos apoios especiais para entidades

Educação

Dia + Contigo promove saúde mental nos jovens

A Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), está a organizar uma atividade relativa ao Dia +

Informação

Rafael Delaunay Gomes participa num dos mais prestigiados Triatlos IROMAN Mundiais – Challenge Roth

O atleta oliveirense, Rafael Delaunay Gomes, participou no passado fim de semana, no Challenge Roth, uma das mais procuradas e emblemáticas provas de Triatlo IRONMAN Mundial,  na Cidade de Roth,

Última Hora

Carpintaria Brito & Brito recupera do grande incêndio de 15 de outubro (com vídeo)

Quase um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, a Carpintaria Brito & Brito, que ficou reduzida a cinzas e com registo de perda total, encontra-se em fase

Região

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Última Hora

Operação Natal e Ano Novo da GNR: Dez mortos em quase três mil acidentes

A Guarda Nacional Republicana (GNR) contabilizou desde o dia 20 de dezembro e até ao final do dia de quarta-feira 2.950 acidentes rodoviários, que causaram 10 vítimas mortais e 50