Missas retomam com presença de fiéis. Em Oliveira do Hospital, a primeira missa será campal
29 Maio, 2020 643 visualizações

Missas retomam com presença de fiéis. Em Oliveira do Hospital, a primeira missa será campal

image_pdfimage_print

Este fim-de-semana marcará o retomar das celebrações religiosas com a participação e presença dos fiéis. Em Oliveira do Hospital, está tudo pronto para a primeira missa que será campal, cumprindo as normas das autoridades de saúde.

No programa “Palavras de Esperança”, emitido esta manhã na Rádio Boa Nova, António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital mostrou-se feliz por este retomar da normalidade, ainda que respeitando algumas normas essenciais para evitar o contágio de Covid-19.

“O Domingo será muito especial”, começou por dizer, referindo que “depois de bastante tempo”, agora é tempo de “retomar a celebração pública com a participação de fiéis, ainda que com muitos condicionalismos, os quais pretendemos cumprir”.

De acordo com o pároco, deverá manter-se o distanciamento social, com dois metros entre casa pessoa, o que significa que “as igrejas vão ter menor capacidade”. Para além disso, as igrejas vão ter lugares marcados e, à entrada, “as pessoas deverão desinfetar as mãos”, sem esquecer a máscara, que é de uso obrigatório, à exceção no momento da comunhão. No caso de famílias que partilhem a mesma casa, os elementos podem permanecer num só banco, sem distanciamento.

“Vamos viver deste modo, não havendo contacto físico entre as pessoas, evitando tocar nas superfícies. No ato da comunhão, é o próprio ministro que se dirige às pessoas, as quais devem receber na sua mão, também de forma a evitar a circulação pelo igreja”, explicou. De referir ainda que, as primeiras pessoas a entrarem na igreja devem sentar-se nos lugares da frente e, no fim da celebração, as pessoas que ficaram mais atrás, junto da porta, devem ser os primeiros a abandonar o espaço.

Na Rádio Boa Nova, António Loureiro apelou às pessoas de risco que “continuem a seguir a celebração através dos meios de comunicação”, para não se exporem ao risco de contágio.

No que diz respeito à primeira missa, após esta interrupção, esta será campal, no adro da igreja, tal como o pároco já tinha anunciado, contudo o espaço “também será limitado” e serão seguidos os mesmos princípios já referidos.

“Vamos ter celebração em todas as paróquias”, garantiu António Loureiro. De acordo com o  também arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, no sábado, dia 30 de maio, a Eucaristia acontece na Lajeosa (19h00), na Bobadela (20h00) e em Travanca de Lagos (21h15). No domingo, dia 31 de maio, as celebrações acontecem em Lagos da Beira (9h00), Lagares da Beira (10h00), Oliveira do Hospital (10h230), Seixo da Beira e Meruge (12h00) e Ervedal da Beira (14h30).

 

Anterior Bispo de Coimbra cria comissão para prevenir abusos sexuais
Seguinte Terceira fase de desconfinamento arranca hoje. Saiba o que muda

Notícias Relacionadas

Sociedade

Termómetros vão chegar aos 36 graus. Há 17 concelhos em risco máximo de incêndio

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada

Última Hora

II Ultra Trail do Colcurinho realiza-se a 30 de outubro

No dia 30 de outubro, realiza-se o II Ultra Trail do Colcurinho no âmbito da Festa da Castranha de Aldeia das Dez. O evento desportivo…

Última Hora

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Sociedade

ARCIAL distinguida nos prémios BPI “la Caixa” Capacitar

A ARCIAL- Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi uma das 23 instituições de todo o país a ser contempladas com o Prémio BPI “la Caixa”

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com a distinção atribuída, ontem, à Região de Coimbra, que será Região Europeia da Gastronomia em 2021. 

Última Hora

Município de Arganil investe mais de 122 mil euros em sinalização horizontal

Está em fase de execução a intervenção de reposição da sinalização horizontal na rede viária do concelho, que representa, em termos globais, um investimento camarário superior 122 mil euros.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital incentiva desporto ao ar livre

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a desafiar os ginásios e associações do concelho para dinamizarem algumas das suas atividades nos diversos espaços ao ar livre do município.

Destaque

Clube Ciência Viva no AEOH “vai permitir que alunos façam atividades experimentais em parcerias com instituições de ensino público”

O Clube Ciência Viva é, agora, uma realidade no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).

Sociedade

ADIBER aposta em site mais apelativo e funcional

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra tem disponível um novo site na internet, no endereço www.adiber.pt, o qual se apresenta com uma imagem mais moderna, apelativa e

Desporto

O futebol local já mexe em preparação para a nova época que está prestes a iniciar.

O FCOH já iniciou os seus trabalhos no passado sábado, com vista à participação no Distrital de Honra da AFC. O objetivo passa por recolocar a equipa oliveirense nos nacionais.

Última Hora

Filme “Wildlings” conquistou prémio no festival Art & Tur

O filme “Wildlings” conquistou  prémio Best Webdoc  International, no Art & Tur  – International Turism Film Festival.