Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência
19 Junho, 2019 1524 visualizações

Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência

image_pdfimage_print

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes promove amanhã, dia 20 de junho, dia de “Corpo de Deus”, a cerimónia de encerramento das comemorações dos 350 anos da instituição.

No mesmo dia, a Misericórdia lança a primeira pedra da futura resposta social: o Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência.

No encerramento das comemorações, a Misericórdia de Galizes vai contar com a presença do Bispo de Coimbra. D. Virgílio Antunes que ,às 10hh presidirá à missa. Segue-se às 10h45 a apresentação do livro “Compromisso da Misericórdia de Galizes – 1668” e a colecção de postais “Misericórdia de Galizes em imagens” e às 11h00, o descerramento do monumento comemorativo dos 350 anos.

Amanhã, pelas 11h30, a Misericórdia vai ainda proceder ao lançamento da primeira pedra do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) para a Deficiência no espaço da conhecida “Casa do Brasileiro”, na localidade de Senhor das Almas, junto à EN 17.


Bruno Miranda, provedor da Misericórdia disse em entrevista à Rádio Boa Nova que a amanhã “será um dia que marca o último ano e meio das actividades das comemorações”, notado que ao mesmo tempo, a instituição se associa à causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a realização de uma “feirinha” no âmbito do projecto “Dou Mais tempo à Vida”.

A destacar a participação do Bispo de Coimbra nas comemorações, Bruno Miranda centra-se também no lançamento da primeira pedra do CAT para a Deficiência “que vamos erigir na casa do Brasileiro”. À Rádio Boa Nova, o responsável referiu que o objetivo é “iniciar os procedimentos para o concurso público e avançar com os trabalhos ainda este ano”. A sua conclusão e entrada em funcionamento deverão acontecer no final de 2020

Em causa está um investimento a rondar os 750 e os 800 mil Euros, que a Santa Casa pode financiar a “expensas próprias”, aguardando porém a resposta de candidatura feita ao “Fundo Rainha D. Leonor” da Misericórdia de Lisboa.

À Rádio Boa Nova, o provedor referiu que o CAT para a Deficiência é “uma necessidade” no concelho, na região e no país. “É algo inovador a nível nacional para o qual não há qualquer tipo de resposta”. “O CAT é para acolhimento de crianças (com deficiência) retiradas ao seio familiar e durante o prazo da sua estadia garantir a sua evolução na plenitude”. Segundo o responsável, o CAT para a Deficiência terá capacidade para 20 crianças e permitirá a criação de igual número de postos de trabalho.

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes presta a apoio à deficiência na Casa S. João de Deus e na Casa de Nª Srª da Visitação (novo espaço). A instituição conta com dois lares para a deficiência e residências autónomas com um total de 82 utentes e dispõe de Centro de Atendimento Ocupacional com 36 utentes.

“É um trabalho para várias centenas de utentes durante o dia”, disse Bruno Miranda, notando que para além da deficiência, a instituição presta serviços na área da infância e terceira idade.

Com a futura resposta, o CAT para a deficiência, Bruno Miranda entende que a Misericórdia “reforça a resposta social” que presta no concelho e que é uma referência na região e no país.

Anterior Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores
Seguinte “Há Festa na Zona Histórica” arranca hoje em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Sociedade

Incêndios: Metro de Lisboa entregou computadores e outros materiais em Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital foi, hoje, contemplado com material informático para o Agrupamento de Escolas e mobiliário de cozinha industrial para a Ancose,…

Desporto

Hóquei Patins: “Temos um projeto que vai ser extremamente produtivo para a modalidade” (com vídeo)

A marcar o início da nova época desportiva na secção de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), está o “espírito de família” e a ambição para

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital lança concurso para resolver problema na praia fluvial de Avô

José Carlos Alexandrino anunciou, hoje, que o Município de Oliveira do Hospital vai avançar com concurso público para a execução imediata da requalificação da praia fluvial de Avô.

Região

Bombeiros continuam a abastecer água a Arganil, Lousã e Tábua

Os bombeiros continuam a abastecer de água, com recuso a autotanques, as populações dos concelhos de Arganil, da Lousã e de Tábua, no interior norte do distrito de Coimbra.

Última Hora

Governo lança campanha #PortugalContraAViolência

Na próxima segunda-feira, dia 25, assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Para assinalar a data,…

Informação

Região: Empresário FIFA Jorge Mendes financia abrigo coletivo

O empresário FIFA Jorge Mendes, que representa Cristiano Ronaldo, será o principal financiador da construção de dois abrigos coletivos…

Última Hora

Festival Municipal da Canção revelou jovens talentos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu no passado sábado, 4 de junho, a primeira edição do Festival Municipal da Canção que revelou novos talentos.

Informação

Número de feridos em incêndios de Pedrógão e Góis sobe para 254

A Proteção Civil fez um novo balanço dos feridos nos incêndios de Pedrógrão e Góis já dominados que subiram para 254.

Região

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.

Região

“Requei-Bom” venceu concurso municipal de ideias de negócio em Oliveira do Hospital

O projeto “Requei-Bom”, dos alunos Tânia Henriques e Fábio Mota, do 12º H do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital foi o vencedor da final do Concurso Municipal de Ideias

Desporto

Volta a Portugal: Marco Tizza vence isolado etapa Oliveira do Hospital – Guarda

O italiano Marco Tizza (Amore & Vita-Prodir) venceu hoje isolado a quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, na Guarda, …

Informação

EPTOLIVA conquista três prémios “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho e Ministério da Educação

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi premiada no âmbito do Programa Ciência na Escola, com três Menções Honrosas…