Mira investe em circuito acessível para pessoas com mobilidade reduzida
9 Julho, 2019 587 visualizações

Mira investe em circuito acessível para pessoas com mobilidade reduzida

image_pdfimage_print

A Câmara de Mira vai criar um “circuito urbano acessível” na Praia de Mira para pessoas com mobilidade reduzida, tendo apresentado uma candidatura de 200 mil euros ao programa Acessível+ da CCDR Centro.

“A nossa intenção é garantir o acesso em condições de igualdade a todas as pessoas que frequentam a Praia de Mira, eliminando barreiras e criando um circuito urbano acessível”, disse à agência Lusa o presidente do município.

Antes mesmo de saber se a candidatura a fundos comunitários será aprovada, a autarquia avançou com algumas medidas no arranque da época balnear, criando rampas e acessos ao areal para pessoas com mobilidade reduzida.

O “circuito urbano acessível” quer ir ainda mais longe, estabelecendo a eliminação de barreiras físicas, rebaixamento de passeios e promovendo “a utilização de meios de transporte amigos do ambiente com a criação de faixas de circulação exclusivas”.

A autarquia pretende ainda construir passeios na área urbana da Praia com um mínimo de um metro e meio de largura, eliminar pontos críticos reduzindo o risco de acidentes e melhorar a circulação pedonal com a eliminação de ressaltos e inclinações acentuadas, degraus e escadas.

“Como única praia no mundo que tem a Bandeira Azul há 33 anos temos a obrigação de zelar pela segurança e bem-estar de quem nos visita”, refere Raul Almeida, lembrando que a autarquia celebrou este ano um protocolo de dez mil euros com os Bombeiros Voluntários de Mira, assegurando a presença em permanência de uma ambulância junto ao areal durante a época balnear.

A autarquia celebrou ainda dois protocolos com a Associação Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira, no valor de 40 mil euros, para assegurar a vigilância na praia mesmo fora da época balnear. Na prática, a Praia de Mira passa a ter vigilância entre 08 de maio e 31 de outubro. Durante a época balnear (15 de junho e 15 de setembro), a vigilância será feita em articulação com os meios habituais do Instituto de Socorro a Náufragos.

A Praia de Mira, que foi também contemplada este ano com a Bandeira Qualidade de Ouro pela associação ambiental Quercus, vai disponibilizar também um inédito sistema de informação para daltónicos, designado ColorAdd.

Os daltónicos passam a poder identificar as cores das bandeiras, que passam a ser representadas também por símbolos gráficos, um sistema criado pelo designer português Miguel Neiva.

Anterior Projeto “Anos incríveis” capacita pais na educação dos seus filhos (com vídeo)
Seguinte Sinistralidade: 11 detenções, 433 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Sinistralidade: 11 detenções, 989 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 7 a 13 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) jogaram, ontem, a 11ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “Portugal não foi nada Europeu neste ato eleitoral”

No espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves, olha hoje para as eleições para o Parlamento Europeu que decorreram no domingo, dia 26, para destacar a “abstenção que

Última Hora

Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia são novamente convidados a participar no Orçamento Participativo Escolar,…

Nacional

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar, tendo fiscalizado 296 operadores económicos que comercializam

Região

Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e procedeu à detenção de quatro homens, mediante Mandados de Detenção emitidos pelo DIAP de Leiria,…

Politica

Independente Mário Loureiro recandidata-se pelo PS à Câmara de Tábua

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, vai recandidatar-se ao cargo pelo PS nas eleições autárquicas de 2017.

Última Hora

Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital

No próximo fim de semana, a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe três espetáculos musicais, programados ainda sob a égide da quadra natalícia. 

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital declara apoio a aldeia do Piódão

Na sequência da eleição da aldeia do Píódão como finalista do concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeias Remotas”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Região

PJ deteve oito suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia e outras localidades de Coimbra e Viseu

Cinco homens e três mulheres foram detidos através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária, …

Sociedade

Tuna Cantares de Avô comemora 7º aniversário

A Tuna Cantares de Avô comemora no domingo, dia 23 de abril, o 7º aniversário com um programa cultural que vai ter lugar no Centro Cultural Vasco de Campos, a