Ministra da Cultura presente no lançamento do projeto “Não Brinques com o Fogo” em Penacova
23 Junho, 2020 358 visualizações

Ministra da Cultura presente no lançamento do projeto “Não Brinques com o Fogo” em Penacova

image_pdfimage_print

O Ministério da Cultura e Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais ( AGIF) lançaram hoje o projeto “ Não Brinques com o Fogo”, que visa, através das artes, sensibilizar as populações para alterar comportamentos de risco face aos incêndios rurais e promover a valorização e proteção dos seus territórios.

Em Penacova, um dos territórios abrangidos pelo projeto, foram hoje assinados quatro protocolos de colaboração entre AGIF e as Direções Regionais de Cultura (DRC) do Norte, Centro, Algarve e Alentejo, que prevêem que as DRC se tornem operadoras do projeto durante um ano.

Segundo a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, “este projeto piloto enquadra-se numa visão estratégia mais ambiciosa a 10 anos, que está refletida no Plano Nacional de Gestão Integrada e Fogos Rurais, apresentado pelo Governo na passada terça-feira. Trata-se de uma iniciativa inscrita numa dinâmica de colaboração entre a Cultura e Ambiente, que valoriza o poder das artes no convite à reflexão sobre os aspetos como as alterações climáticas e a proteção do ambiente”.

Tiago Oliveira, Presidente da AGIF, explica que “este projeto coloca em prática uma metodologia já testada em países como a Espanha, EUA e África do Sul, com o propósito de chegar às populações locais através de eventos culturais. Se reduzirmos o número de ignições, conseguimos reduzir a probabilidade de um incêndio grave, de grandes dimensões. Precisamos de alterar comportamentos face ao uso do fogo, seja qual for a época do ano”.

 185 mil euros para estruturas artísticas locais

O investimento do AGIF de 185 mil euros, a ser operado pelas quatro DRC, destina-se à produção de espetáculos multidisciplinares ao ar livre e ações de capacitação das populações.

Os avisos para as candidaturas de estruturas artísticas dos respetivos territórios são publicados hoje no site da DRC e convidam à apresentação de propostas de 23 de junho a 14 de julho, por parte de agentes culturais para a conceção e apresentação de espetáculos sujeitos a temáticas como queimadas, limpeza de terrenos, comportamentos de risco, o lançamento de foguetes ou o uso de maquinaria agrícola em condições de segurança.

Podem candidatar-se pessoas coletivas de direito privado com sede nos municípios abrangidos pelo programa, que exerçam atividades profissionais de natureza não lucrativa nas áreas de artes performativas, nomeadamente teatro, músicas, dança, circo contemporâneo e artes de rua visuais.

Os espetáculos ao ar livre serão apresentados em setembro e outubro de 2020 nos concelhos considerados prioritários pela AGIF, que são Vila Nova de Poiares, Coimbra, Penacova, Ourém, Paredes, Gondomar, Gavião e São Brás de Alportel. Os concelhos foram escolhidos segundo a sua classificação com grau de risco elevado.

Anterior PJ deteve jovem que esfaqueou colega num colégio da Guarda
Seguinte Sinistralidade: 637 infrações, 33 acidentes e 13 detenções no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Incêndios: Associação de vítimas recebida pelo primeiro-ministro no dia 9

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai ser recebida em audiência pelo primeiro-ministro, no dia 09, disse hoje o presidente da organização à agência

Destaque

Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Na contagem decrescente para o início do novo ano letivo, mantém-se o problema do amianto na escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor do

Última Hora

“Muito calor” deixa cinco distritos em alerta laranja

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão hoje, e até às 21h00 de sábado, sob ‘aviso laranja’ devido ao tempo quente,…

Região

Exército começou a entregar comida aos animais em Oliveira do Hospital

Uma semana e meia depois dos incêndios que dizimaram centenas de milhares de hectares na zona centro do país, os primeiros camiões do Exército …

Destaque

Oliveira do Hospital faz o teste ao monte de Colcurinho na Volta a Portugal do Futuro

O concelho de Oliveira do Hospital é, hoje, palco da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Informação

Concelho de Arganil recebe apoio para recuperação das casas ardidas

O Município de Arganil oficializou, ontem, a atribuição do primeiro apoio destinado à recuperação das habitações afetadas pelo incêndio de 15 de outubro…

Última Hora

GNR apreendeu artigos contrafeitos no valor de cinco mil Euros  

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, apreendeu , no dia 13 de outubro, …

Região

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Informação

Rita Fernandes Martins apresenta “Histórias do Fogo” em livro

Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, será apresentado o livro “Histórias do Fogo” da autoria de Rita Fernandes Martins. A sessão terá lugar pelas 15h30…

Última Hora

Carregal do Sal: Colisão entre quatro carros faz cinco feridos

Uma colisão envolvendo quatro viaturas, em Carregal do Sal, causou ferimentos ligeiros em cinco pessoas.

Informação

Pombal: Um morto e um ferido grave em colisão no IC8

Uma jovem de 19 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre duas viaturas no Itinerário Complementar 8 (IC8) no concelho de Pombal.

Região

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a 18 anos de prisão o jovem de Arganil acusado de empurrar a namorada, de 20 anos, …