Ministra da Agricultura visitou região do Dão para estreitar ligações entre o Turismo e o setor primário
16 Junho, 2020 279 visualizações

Ministra da Agricultura visitou região do Dão para estreitar ligações entre o Turismo e o setor primário

image_pdfimage_print

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, visitou ontem os concelhos de Viseu, Mangualde e Castro Daire, no âmbito da iniciativa “Turismo e Agricultura na região do Dão”.

A deslocação foi acompanhada por uma comitiva representante da região, composta por Pedro Machado e Jorge Loureiro, respetivamente presidente e vogal da direção do Turismo Centro de Portugal, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e Rogério Abrantes, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, além de vários autarcas e dirigentes de várias entidades regionais

A visita começou com uma receção no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, onde a governante ficou a par dos projetos da Comissão Vitivinícola Regional do Dão na área do Turismo, nomeadamente a Cidade do Vinho, iniciativa com componente turística e pedagógica.

Na ocasião, a Ministra destacou que “os produtos endógenos, da terra, são o melhor que Portugal tem”, ao mesmo tempo que elogiou o trabalho realizado pela região em prol do turismo. “Escolhi a região Centro no dia em que retomámos a atividade turística, porque esta região tem sabido posicionar-se no mercado interno e externo, valorizando-se como um todo”, frisou.

Pedro Machado sublinhou que o enoturismo é “uma aposta estratégica do Turismo Centro de Portugal” e uma “nova fileira com capacidade de atrair visitantes”. “A paisagem rural é um ativo importantíssimo da região. Os produtores destes territórios são mestres na transformação da paisagem, tendo-a tornado um ativo poderoso de atração turística”, enalteceu o presidente do Turismo do Centro.Seguiu-se uma visita à UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão, onde o respetivo presidente, Fernando Figueiredo, acompanhou a comitiva numa visita às instalações. Aqui, a Ministra ficou ao corrente das dificuldades dos produtores da região provocadas pela pandemia de covid-19.

Após um almoço no restaurante Mesa de Lemos, onde a comitiva foi recebida pelo chefe Diogo Rocha, teve lugar uma visita às instalações da Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde. Jorge Coelho, responsável máximo da queijaria, contou a história desta unidade de referência na região, que tem sabido conquistar quota de mercado graças a excelência dos seus queijos. Numa breve intervenção, Maria do Céu Albuquerque salientou o bons exemplos de trabalho que está a ser feito no interior, por “pessoas de grande valor”.

A deslocação terminou em Mezio, Castro Daire, com uma visita à Ervital, unidade de produção de infusões e condimentos biológicos. A comitiva tomou conhecimento da qualidade excecional dos produtos cultivados nesta exploração, no coração da Serra do Montemuro. Como realçou o administrador, Joaquim Morgado, aqui “são cultivadas 300 espécies autóctones, em campos exclusivos e onde não há cultivo`em redor, de forma a garantir que não existem contaminações cruzadas”.

Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, destacou a Ervital como símbolo do “excelente trabalho e da qualidade que tem vindo a acontecer” no concelho.

A finalizar a visita, a Ministra elogiou o facto de ter visto “bons exemplos no terreno” ao longo de todo o dia. “É com grande gosto que terminamos o tour nesta exploração. O turismo de natureza é um elemento de excelência, que faz muitas pessoas escolherem passar férias no interior do país, aliciadas pelos produtos naturais, como os que são aqui produzidos”, salientou.

Anterior Acompanhe aqui a webinar "As Artes e o Ensino Artístico em Tempo de Pandemia"
Seguinte País: Eurodeputado Francisco Guerreiro sai do PAN por "divergências políticas"

Notícias Relacionadas

Última Hora

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Região

Árvore de Natal feita pela comunidade “pretende dar vida à freguesia” de Seixo da Beira

A freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta, nesta época natalícia, com uma árvore de natal gigante feita de croché, carregada de simbolismo.

Informação

Rádio Boa Nova com emissão comemorativa ao longo do dia

A Rádio Boa Nova está transmitir uma emissão especial comemorativa do seu 32º aniversário. Ao longo do dia de hoje pode visitar-nos no centro da cidade de Oliveira do Hospital,

Informação

Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

O Centro de Saúde de Mangualde está novamente com problemas de legionella. Dois anos depois de ter sido detetada a bactéria, o problema voltou a afetar esta unidade de saúde.

Região

IP3 cortado em Santa Comba Dão devido a acidente

O sentido Viseu-Coimbra do Itinerário Principal (IP) 3 ficou cortado ao início da tarde de hoje, na zona do Vimieiro, Santa Comba Dão, devido a um acidente,…

Última Hora

Golfinhos capturados acidentalmente na Praia de Mira

Uma dezena de golfinhos ficaram na quarta-feira presos nas redes de Arte Xávega da Praia de Mira, mas a “rápida resposta dos pescadores” permitiu devolvê-los ao mar,…

Região

FUTEBOL: Taça AF Coimbra – AD Lagares da Beira e AD Nogueirense seguem em frente

AD Lagares da Beira e AD Nogueirense seguem em frente na Taça AF Coimbra depois de vencerem de forma categórica e com resultados expressivos, o Moinhos e Académica (B) nos

Informação

Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve um homem de 81 anos, fora de flagrante delito, pela presumível autoria de um crime de homicídio…

Informação

Concurso fotográfico assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com as Aldeias de Montanha e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, está a

Informação

Evento Dão Primores premeia colheitas de 2015

No passado dia 23 de Maio, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão cumpriu, mais uma vez, a tradição de divulgar os prémios…

Destaque

Distrito: 80 acidentes, 1017 infrações e 8 detenções por excesso de álcool na última semana

Na semana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro , o Comando Territorial de Coimbra  da GNR registou a ocorrência de 80 acidentes,  1017 infrações  e procedeu à detenção…

Informação

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que