Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários
16 Maio, 2017 2619 visualizações

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

… o apoio à criação, modernização e expansão de micro e pequenas empresas e criação de postos de trabalho. A sessão, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal, foi participada por dezenas de potenciais empreendedores e investidores que tiveram oportunidade para esclarecer as suas dúvidas sobre a abertura dos novos avisos de concurso.

EMPRESAS2Coube às entidades gestoras, a ADIBER, enquanto gestora do GAL ADIBER/Beira Serra 14-20 e a CIM Região de Coimbra apresentar as especificidades deste instrumento financeiro e à forma como poderão submeter as candidaturas para os investimentos a concretizar,  com o objetivo de estimular e incentivar a apresentação de candidaturas por parte dos empreendedores locais, aumentando a competitividade do tecido económico local.

Refira-se que para a região estão reservados perto de 566 mil euros para apoio ao investimento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e de 902 mil euros para apoio ao emprego através do Fundo Social Europeu (FSE).

Na abertura da sessão, o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino manifestou a disponibilidade da Câmara Municipal para dar apoio aos interessados e no seu encaminhamento junto das entidades gestoras, “para atingir os objetivos e fazer com que esta região seja mais empreendedoras e para que apareçam mais negócios”. “Da parte da Câmara Municipal, o objetivo é claro: apoiar quem quer empreender, quem quer transformar o negócio e transformá-lo em mais valia. Estão aqui muitos empresários, empreendedores de várias áreas de negócio e também de IPSS e esta apresentação é para vos ajudar a perceber a que ajudas financeiras podem recorrer”, acrescentou o presidente José Carlos Alexandrino.

Frisando que “é importante pormos este dinheiro do quadro comunitário ao serviço das micro e pequenas empresas”, o autarca lembrou também que na região de Coimbra foi possível articular a implementação do SI2E entre as entidades, ficando a ADIBER gestora de candidaturas de projetos 100 mil euros e a CIM Região de Coimbra para investimentos com montantes entre os 100 e os 235 mil euros, “complementando-se no trabalho de apoio aos potenciais investidores”. “Quanto mais dinheiro trouxermos para o nosso território melhor porque precisamos de o desenvolver”, concluiu.

Miguel Ventura, presidente da ADIBER e Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, apresentaram depois as especificidades do SI2E, que contempla três fases de candidatura ao longo do ano, sugerindo a todos os promotores que tenham os seus “projetos maturados, os apresentem o mais rápido possível”. Refira-se que estas ajudas comunitárias podem ir até aos 60% de despesas elegíveis e são a fundo perdido.

Todos os interessados podem solicitar ou obter mais informações através da ADIBER (http://adiber.pt) e da CIM Região de Coimbra (http://cim-regiaodecoimbra.pt/) bem como junto dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital que procederão ao encaminhamento respetivo.

Anterior Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis
Seguinte CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Festival de Folclore volta a animar São Paio de Gramaços

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 8 e 9 de julho decorre o 36º Festival

Última Hora

Monchique: Proteção Civil admite “outras causas que não negligência”

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil admite que, na origem do incêndio que deflagrou no início do mês em Monchique, haja “outras causas que não a negligência

Informação

Município de Arganil acolhe Conferência “Património Cultural e a sua Diversidade”

Decorrente do programa municipal das Jornadas Europeias do Património, intitulado “Jornadas do Património@Arganil.com(e)”,…

Última Hora

Região: Despiste causou seis feridos, um em estado grave

Seis homens ficaram feridos, esta quarta-feira, no despiste do veículo ligeiro de passageiros em que seguiam, na localidade de Vale do Horto,…

Informação

Temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o país

O verão acabou, mas só no calendário. Esta quarta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão estar acima dos 30 graus em quase todos os distritos, com destaque para os 33

Informação

Operação “Pesados de mercadorias”: GNR fiscalizou 2 830 condutores e elaborou 1 933 autos

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 19 e 23 de novembro, executou várias operações de fiscalização de veículos pesados de mercadorias, nas vias mais críticas e de maior volume

Informação

Tondela: GNR identifica três suspeitos de furtos

A GNR anunciou hoje ter identificado três homens, com idades entre os 19 e 58 anos, suspeitos de furtos em estabelecimentos de restauração e bebidas, no concelho de Tondela.

Última Hora

Dia 15: “A corda em vez de alargar ainda aperta no pescoço” queixam-se os agricultores

Paulo Rogério, proprietário de uma queijaria artesanal e Luís Miguel Falcão de Brito, empresário agrícola e florestal, foram duas das vozes que, por ocasião…

Destaque

Festa da Castanha “superou expectativas” e regressa em 2020 “senão igual ainda melhor”

Está cumprida e com “sucesso” a 17ª edição da Festa da Castanha promovida pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez,…

Informação

Desporto – Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, série D, o Nogueirense deslocou-se esta tarde ao Recreio de Águeda e perdeu por 3-0. O Tourizense foi ao Pampilhosa perder por 3-2 e é

Informação

Embaixador Vítor Sereno, com ligações familiares a Oliveira do Hospital, vence prémio de diplomata económico do ano

O embaixador Vítor Sereno, com ligações familiares ao concelho de Oliveira do Hospital  – ( a mãe Margarida Sereno é natural das Caldas de S. Paulo onde sempre viveu com

Última Hora

Projeto Fruticool: Município de Nelas distribui fruta aos alunos do 1º CEB e jardim-de-infância

No âmbito do Regime da Fruta Escolar (RFE) e do Projeto Fruticool, teve início ontem, dia 6 de novembro, a distribuição de fruta aos alunos do 1º CEB e jardins-de-infância