Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro
4 Maio, 2018 1187 visualizações

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

image_pdfimage_print

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as suas necessidades e os receber.

A ideia surgiu após os incêndios de outubro do ano passado para ajudar quem perdeu os seus bens.

Chama-se a REDE e define-se como um marketplace solidário. A ideia surgiu numa parceria do Metropolitano de Lisboa e a Create IT, em outubro de 2017, na sequência dos incêndios que assolaram a região centro do País. Nasceu com um desafio lançado ao Município de Oliveira do Hospital, para que a autarquia ajudasse a sinalizar os casos mais problemáticos.

Neste momento, o Metro quer alargar esta sua rede e pede, por isso, ajuda a trabalhadores, clientes e a todos os que queiram participar.

O acrónimo REDE significa Renascer, Erguer, Dedicar, Envolver e trata-se de um mercado solidário que pretende ligar, de forma digital, os doadores e as entidades beneficiárias. As entidades registam na plataforma os bens e serviços necessários à população que auxiliam, permitindo o cruzamento da informação das necessidades sentidas, de bens e de serviços, com as potenciais doações, livres a todos.

A plataforma surgiu apenas no contexto de apoio à reconstrução das áreas atingidas pelos incêndios mas pretende-se agora que mais concelhos entrem na REDE, registando as suas necessidades, através endereço eletrónico info@redesolidaria.pt.

O Metro explica que o aumento de entidades beneficiárias e doadoras traz uma ambição de crescimento da plataforma para uma dimensão nacional, como uma ferramenta “quer nos cenários de pós-catástrofe, quer no quotidiano”.

Os artigos têm de estar funcionais e ter uma qualidade mínima.

Anterior Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital
Seguinte Comando do Exército e Município de Gouveia promovem concerto solidário

Notícias Relacionadas

Informação

Soure: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 18 de julho, um homem de 32 anos por tráfico de

Informação

Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até ao final do mês de dezembro, uma exposição de Pintura coletiva de caráter solidário.

Desporto

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do

Vídeos

Atualização: Saúde e IC6 marcaram comemorações do Dia do Município em Oliveira do Hospital (vídeo)

Oliveira do Hospital contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, na cerimónia comemorativa do Dia do Município. Sem deixar de receber “bem”…

Região

CIM Região de Coimbra reuniu com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação com IP3 na agenda

Uma comitiva de autarcas dos municípios que constituem a Região de Coimbra esteve, ontem, reunida com o Ministro…

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe sessão da Portugal Inovação Social

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta feira, uma sessão de trabalho dinamizada no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social no âmbito do programa de financiamento Portugal 2020.

Informação

FCOH venceu a Académica. AD Nogueirense perdeu no Sabugal

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebeu e venceu a equipa da Académica SF por 2-0 em jogo da jornada 10 do Campeonato de Portugal Prio, série E,

Região

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Informação

GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, deteve ontem, dia 1 de agosto, três homens e uma mulher, …

Região

Objetivos cumpridos por Filipe Abrantes em Mortágua

Decorreu no passado fim de semana a terceira prova do Campeonato Centro de Ralis, o Rali de Mortágua, com organização do Clube Automóvel do Centro.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje “dentro do contexto das pessoas”, nomeadamente os “sete anos de Zé Conde e Natália Novais” na Rádio

Última Hora

Incêndio em Esposende leva a evacuação de duas escolas

O incêndio que lavra no concelho de Esposende, desde as 06h00 desta terça-feira, levou à evacuação de duas escolas locais.