Metodologia de Rastreio na Região de Coimbra “é um excelente exemplo de coesão territorial”
24 Abril, 2020 680 visualizações

Metodologia de Rastreio na Região de Coimbra “é um excelente exemplo de coesão territorial”

image_pdfimage_print

Foi hoje apresentado o Projeto Piloto de Metodologia de Rastreio da Covid-19 na Região de Coimbra, que consiste na “combinação” de dois tipos de teste de despistagem, de modo a garantir “uma margem de fiabilidade elevada”. Os testes serão realizados em instituições que se considerem prioritárias como Estrutura Residencial para Idosos, Lares de Residenciais e Serviços Públicos Essenciais.

Trata-se de uma abordagem piloto, realizada através da análise combinada de duas técnicas cujo resultado é analisado por fluxograma, podendo ser necessário, consoante o resultado do rastreio, a colheita de exsudato nasofaríngeo através de Zaragatoa para posterior análise nos laboratórios no espaço de 24 horas.

No final da apresentação do projeto, em declarações aos jornalistas, José Carlos Alexandrino, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra explicou que a metodologia consiste na “combinação” de dois testes, “executados por laboratórios, em articulação com os Centros de Saúde e Delegados de Saúde”.

“Não são testes rápidos que estão prontos em cinco minutos. Demoram algumas horas e servem sobretudo de rastreio. Se os testes derem inconclusivos ou positivos, realizam-se os testes de zaragatoa”. São dois testes diferentes que, cruzados, nos podem dar uma margem de fiabilidade elevada”, explicou.

Consciente de que a região “vai continuar com infetados durante muito tempo”, José Carlos Alexandrino defende que estes testes “devem ser repetidos passados oito dias”. “Esta duplicação de teste é que dará uma certeza absoluta”, garantiu.

Numa primeira fase, a CIM Coimbra já tinha adquirido três mil testes. Numa seguinte encomenda, que chegará no início da próxima semana, chegarão 50 mil testes para serem realizados em instituições que se considerem prioritárias.

Presente na apresentação do projeto, Ana Abrunhosa, Ministra Da Coesão Territorial, referiu que, “a combinação destes testes pode evitar que trabalhadores fiquem de quarentena”. “Consideramos que é uma experiência muito interessante num território muito importante”, disse, realçando que a região centro concentra, em termos de instituições sociais, uma percentagem muito grande”.

A Ministra relembrou que os testes serão realizados aos profissionais antes de entrarem ao serviço, de forma a proteger os utentes. “É uma metodologia que tem de estar sempre a ser testada e avaliada para termos cada vez mais confiança nela”, defendeu.

“É um excelente exemplo de coesão territorial em que todos os atores do território se articulam para proteger uma população mais frágil”, concluiu Ana Abrunhosa.

O programa de rastreios nos municípios da região, com incidência nos lares e estruturas similares, bem como em agentes de proteção civil e trabalhadores autárquicos essenciais, realiza-se em articulação com a CIM Região de Coimbra, Segurança Social, Administração Regional de Saúde e a Universidade de Coimbra.

Todo este processo está articulado com as autoridades de saúde locais e os resultados dos testes serão inseridos no SINAVE.

Áudio- Diário As Beiras

Anterior Município de Penacova cria Plataforma para Bolsa de Voluntariado Covid-19
Seguinte 25 de Abril: CDS-PP ausente de “ato simbólico” de hastear das bandeiras em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Região

Neve no Norte e agitação marítima na costa põem país sob aviso amarelo

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, …

Sociedade

Produtor com mais ovelhas perdeu metade do efetivo e receia não ter condições para continuar a produzir Queijo Serra da Estrela

Paulo Rogério, proprietário da queijaria artesanal com o seu nome, foi fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro, …

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Região

Seia: Homem morre em acidente com trator agrícola

Um homem com 62 anos morreu ontem na sequência do despiste de um trator agrícola em Seia, no distrito da Guarda.

Cultura

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Última Hora

Homem morreu atropelado pelo próprio carro na Mealhada

Um homem de 75 anos morreu, ontem, depois de ter sido atropelado pelo próprio carro, na rua das Cavadas, Mealhada, distrito de Aveiro.

Informação

Biblioteca promove sessão “À conversa com…”

Ana Paula Sançana é a convida da próxima sessão “À conversa com…” promovida pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, no âmbito do Ciclo de Conversas “Da literatura à Ciência”.

Informação

Festival de Sopas com a maior participação de sempre em Santa Ovaia

As tradicionais e saborosas sopas são o centro das atenções da 7.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital, …

Região

GNR identificou suspeito de burla em Tondela

  A GNR anunciou hoje ter identificado um homem, de 20 anos, suspeito de burlar empresas através de compras na Internet, em Tondela.

Informação

Almoço de Fim de Ano animou oliveirenses numa iniciativa do Intermarché

O casal Jorge e Cidália Lopes Graça, gerentes da loja Intermarché de Oliveira do Hospital, desafiou o Município de Oliveira do Hospital a juntar à mesa um conjunto de pessoas

Informação

FCOH conquista um ponto no primeiro jogo do campeonato frente ao B. Castelo Branco

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola, frente ao Benfica Castelo Branco, naquele que foi o primeiro jogo do Campeonato Nacional- Série C.

Última Hora

Feira do livro de Oliveira do Hospital decorre até 1 de junho

A 11.ª Feira do Livro abriu as portas no sábado à tarde no espaço multiusos de Oliveira do Hospital. O certame foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal,…