Mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal
15 Novembro, 2019 538 visualizações

Mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal

image_pdfimage_print

O mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, …

… publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram uma subida generalizada da região nos primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período de 2018, informa em comunicado o Turismo Centro de Portugal.

Analisando os dados acumulados do INE no período entre janeiro e setembro de 2019, o Centro de Portugal apresenta uma subida de 4,4% no total de dormidas nos alojamentos turísticos, em comparação com janeiro-setembro de 2018. Esta subida supera o crescimento médio nacional, que foi de 3,9%. De realçar que, nestes nove meses, as dormidas de residentes nacionais aumentaram 5,9%, enquanto as dormidas de não residentes cresceram 2,7%.

Os bons resultados nas dormidas têm, naturalmente, reflexo positivo nas receitas. Se analisarmos os meses de janeiro a julho, há um crescimento de 6,5% nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal, que totalizaram até ao momento 278,5 milhões de euros.

Analisando apenas o mês de setembro, em comparação com setembro de 2018, verifica-se que houve um aumento de 2,1% no total de dormidas nos alojamentos turísticos. Em valores absolutos, registaram-se 779 mil dormidas em setembro no Centro de Portugal, mais 16 mil do que no mesmo mês do ano anterior.

No período em análise, as dormidas de não residentes no Centro de Portugal subiram 2,2%, para 383,4 mil. Já as dormidas de cidadãos nacionais no Centro totalizaram 396 mil – uma subida de 2,1%.

Relativamente às receitas, entre setembro de 2018 e setembro de 2019, há a registar um forte crescimento de 4,9% nos proveitos totais, que se cifraram nos 39,8 milhões de euros.

No indicador do número de hóspedes no Centro de Portugal, estes totalizaram 447.489 em setembro. Uma variação de 1,9% relativamente a setembro do ano passado.

Este crescimento, notório em todos os indicadores, deixa antever que o ano de 2019 vai ser o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, nos principais indicadores analisados pelo INE.

Anterior Eptorádio: Quarta temporada arrancou no dia em que a EPTOLIVA comemora 28º aniversário (com vídeo)
Seguinte "A Escola e o Meio" está de volta na Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Região

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

Informação

Castelo Branco: Homem morre em terreno. PJ investiga os ferimentos

Um homem de 52 anos morreu, esta terça-feira à noite, junto a um anexo localizado na propriedade onde residia em Cernache do Bonardim, no concelho da Sertã.

Última Hora

Concluídas obras de requalificação da Avenida 21 de junho, em Lagares da Beira

Já estão concluídas as obras de requalificação da Avenida 21 de junho, em Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Despiste com trator agrícola faz um morto em Alvoco das Várzeas

Um despiste com um trator agrícola provocou uma vítima mortal, um homem de 81 anos, na manhã de ontem, 7 de abril, na freguesia de Alvoço das Várzeas, no concelho

Última Hora

Municípios da Região de Coimbra permitem acesso a serviços municipais em segurança

Para que os cidadãos da Região de Coimbra evitem aglomerados e deslocações às sedes de concelho, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e os seus 19 Municípios…

Sociedade

Empresas: NOS chegou a Oliveira do Hospital “para ficar”

A operadora “NOS” conta, a partir de hoje, com uma loja na cidade de Oliveira do Hospital. O espaço foi inaugurado, esta tarde, pelos promotores Joel Pina e Nuno Amaral,

Região

Coimbra: Detido por crimes de homicídio na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na forma tentada, e de dois crimes de

Última Hora

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão de regresso à competição, depois do Campeonato Nacional ter estado interrompido para se realizaram jogos a contar

Nacional

Portugueses “muito contidos” no início do desconfinamento, considera Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta quinta-feira que o desconfinamento em Portugal, que começou no início de maio, “foi muito contido” e não teve, para já, reflexos na evolução do

Última Hora

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Sociedade

Alexandrino saúda regresso de “Família e Menores” ao Tribunal, mas não está satisfeito

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera o regresso da competência de “Família e Menores” ao Tribunal local como um “sinal positivo”, porém nota que “falta dar