Meruge foi a Coimbra convidar a região para a 17ª Feira do Porco e do Enchido (com vídeo)
7 Novembro, 2019 1685 visualizações

Meruge foi a Coimbra convidar a região para a 17ª Feira do Porco e do Enchido (com vídeo)

image_pdfimage_print

A caminho da 17ª edição da Feira do Porco e do Enchido que se realiza no próximo domingo, dia 10, a organização do certame…

… que conta com o apoio co Município de Oliveira do Hospital, rede das Aldeias do Xisto, entre outros, rumou a Coimbra, para apresentar o evento e convidar a região a marcar presença.

As instalações do Fado ao Centro, em Coimbra, fizeram as honras da casa, onde se degustaram alguns dos muitos sabores que marcam cada edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital.

Em causa estão sabores de sempre na freguesia de Meruge, mas que “com o advento das grandes superfícies comerciais” se tornou obrigatório preservar. Assim explicou, João Abreu, representante da Junta de Freguesia de Meruge e da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), lembrando que Meruge foi sempre conhecida como “terra de porqueiros”, porém, pelo motivo que identificou assistiu-se a um declínio da atividade. Em resposta a Junta e a ADSVC criaram uma escola oficina e mais tarde uma empresa de inserção profissional, que passou também a produzir e vender enchidos, salgados e compotas.

“Surgiu a necessidade de expandir a atividade e dá-la a conhecer e torná-la num produto turístico”, referiu João Abreu, explicando que, por isso, avançaram para a Feira do Porco e do Enchido que vai já na 17ª edição. “Em boa hora o fizemos. Hoje a freguesia é muito conhecida pela feira e pela qualidade dos enchidos”, referiu o responsável, verificando também que a produção de enchidos também possibilitou a criação de postos de trabalho.

Às portas de mais um certame, João Abreu adianta que “o programa é diversificado, de animação de rua permanente, com grande panóplia de expositores no cenário do terreiro do Santo e Laje grande, um monumento megalítico que impressiona pela sua dimensão”. “Todos os anos são milhares de pessoas que nos visitam”, referiu satisfeito, notando que tal também se deve à gastronomia, de que são exemplo o arroz de suã, os torresmos em caçoilas de barro ou a feijoada de Nogueirinha. “Meruge é um povo que sabe receber e recebe bem. Quem nos visita, volta sempre”, afirmou confiante, João Abreu.


Também o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do Turismo, convidou a região a visitar Oliveira do Hospital, as suas aldeias do xisto e a desfrutar de Meruge. “Queremos que a região experimente a vida na aldeia”, referiu o responsável, desafiando os visitantes a se deslocarem mais cedo para o concelho, fazendo reservas nas unidades hoteleiras. Destacou também o facto de, tal como Meruge se deslocou até Coimbra “é justo levar a alma Coimbrã a Meruge”, pelo que o Fado ao Centro vai marcar presença na abertura da 17ª Feira do Porco e Enchido de Meruge.

Rui Simão, da Rede das Aldeias do Xisto sublinhou o “contentamento muito grande” pela boa parceria” estabelecida em torno da 17 ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge.

Anterior Operação Stonehenge: 40 buscas no Centro do país por fraude fiscal
Seguinte Jorge Ramos recebeu Luís Alves no espaço “Voz dos Autores”

Notícias Relacionadas

Última Hora

Região: Prisão preventiva para suspeito de roubo e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação em inquérito titulado pelo DIAP de Leiria, …

Região

 Município de Oliveira do Hospital adere à Hora do Planeta

O Município de Oliveira do Hospital adere no próximo sábado, 24 de março, à “Hora do Planeta”, desligando as luzes exteriores no edifício dos Paços do Município e no Largo

Destaque

“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

Fátima Campos Ferreira, que esta segunda feira, pelas 21h00, vai conduzir o habitual programa “Prós e Contras” a partir da BLC3, em Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Oliveira do Hospital: Detidos na posse de 200 doses de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Oliveira do Hospital, no dia 5 de setembro, deteve dois homens de 34 e 40 anos, por tráfico de estupefacientes,

Última Hora

Cooperativa comemora aniversário. RBN realiza emissão especial

Amanhã, dia 11 de dezembro,  a Rádio Boa Nova vai realizar uma emissão especial a partir do supermercado Cooperativa da Beira Central, em Oliveira do Hospital, entre as 10h00 e

Última Hora

Festa do Município de Nelas decorre de 21 a 24 de junho

A Câmara Municipal de Nelas, promove de 21 a 24 de junho, a Festa do Município, proporcionando aos seus munícipes quatro dias de espetáculos e comemorações, …

Cultura

Lugar Sonoro – Um programa de Luís Antero

Todos os lugares são sonoros. A cidade, a vila e a aldeia. A quelha, a rua e o largo. Os vales e os rios. A serra. O som faz parte

Informação

António Ataíde e Os Impuros em espetáculo na Cerâmica Arganilense

O Auditório da Cerâmica Arganilense recebe no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 21h30, “António Ataíde e os Impuros”, um projeto musical onde a música de Coimbra se funde com outros géneros musicais, numa

Região

Seia possibilita visitas guiadas ao centro histórico, em asgosto

Em agosto, o Município de Seia e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) convidam os visitantes a viajar pelo tempo no património histórico da cidade.

Sociedade

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desporto

Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra.

Futebol Clube de  Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra. No sorteio realizado ontem na

Última Hora

Alvôco de Várzeas e Avô renovam “Bandeira Azul”. Praias fluviais terão “plano de contingência” (com áudio)

As praias fluviais de Alvôco de Várzeas e de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vão voltar a hastear, este ano, a “Bandeira Azul”. O galardão, que é renovado