Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)
11 Novembro, 2019 1290 visualizações

Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)

image_pdfimage_print

Em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriu-se, ontem, a 17ª Feira do Porco e do Enchido. Pese embora o mau tempo, que marcou o fim de semana, o certame conseguiu juntar “muita gente”.

“Foi mais uma realização com algum sucesso apesar do tempo não estar bom. Esteve a chover a maior parte do dia”, comentou com a Rádio Boa Nova o presidente da Junta de Freguesia, Aníbal Correia, que apreciou o facto de muitos dos expositores não arredarem pé do certame, assim como os visitantes que não deixaram de marcar presença. Razão para dizer que, “apesar do tempo, ainda superámos as expectativas e juntámos muita gente”. Segundo o autarca, também acorreram ao certame cinco autocarros vindos de outros pontos do país, situação que prova que a Feira é “um evento reconhecido e atrai gente ao concelho”.

À Rádio Boa Nova, Aníbal Correia, lembrou que no ano passado as condições do tempo foram ainda piores. Para contornar as condicionantes climatéricas, “há quem pense que a feira deve ser mudada (no calendário).

Mas, achamos que a feira deve ser feita nesta altura. Há quem defenda que deve ser feita em agosto. Há 17 anos tem-se conseguido realizar sempre este evento…”, contou o autarca.

Também no que respeita ao local, o autarca entende que o Terreiro do Santo e Laje Grande constituem o “local característico” para este tipo de evento. “Se o mudarmos, vamos-lhe retirar a notoriedade que ele tem”, refere à Rádio Boa Nova, observando que a preocupação deve ser a de tentar “cobrir a maior área possível “ para que em situações climatéricas adversas, o evento “se possa realizar”.

Realizadas 17 edições do certame, Aníbal Correia, lembra que o evento foi pensado para “reabilitar uma tradição que se estava a perder” devido “às exigências da CEE e aumento das grandes superfícies comerciais”. “Criámos a Escola-Oficina que deu sequência à empresa de inserção que está ligada à IPSS (Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral) que ainda hoje fabrica enchidos de maneira tradicional”, explicou o autarca, notando que desde a criação da Feira se assistiu ao aumento de fumeiros no concelho “se calhar porque viram aqui uma oportunidade de negócio”.

Na organização da Feira do Porco e do Enchido, a Junta de Freguesia e ADSCVC contam com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, entre outros parceiros.

Anterior Região: GNR detém homem de 20 anos por violência doméstica
Seguinte Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mulher detida por furar dever de recolhimento para levar tabaco a homem detido

A PSP de Coimbra deteve, na madrugada desta quinta-feira, uma mulher que desrespeitou, três vezes na mesma noite, o dever de recolhimento previsto nas regras do estado…

Última Hora

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.

Última Hora

Risco máximo de incêndio no sul e centro do país

Dezoito concelhos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, a maior parte dos quais no sul e centro interior do país, de acordo com informação do Instituto

Última Hora

Oliveira do Hospital já lançou “inquérito de opinião” para escolha de artistas da EXPOH 2020

Tal como tinha sido anunciado pelo presidente da autarquia, o Município de Oliveira do Hospital lançou a primeira fase do “Inquérito de Opinião”,…

Região

Turismo Centro de Portugal lança campanha de esperança “Haverá Tempo!”

O Turismo Centro de Portugal lançou a campanha “Haverá Tempo!”, na qual aponta caminhos para um futuro próximo, pós-pandemia COVID-19.

Região

Tábua: Posto de Combustível Galp foi assaltado durante a noite

O posto de combustível Galp, pertencente à Automecânica Tabuense foi assaltado na última madrugada, pelas 2h24, adianta o “Notícias Meda de Mouros” na sua edição online.

Informação

Ermelinda da Silva, com 94 anos, reedita livro em Vila Franca da Beira

Este sábado, pelas 15h00, na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, em Vila Franca da Beira, terá lugar o lançamento da…

Informação

Aos 60 anos José Manuel Santos “vira a página” para a “BigMat Canoliva”

O conhecido empresário oliveirense, José Manuel Santos, comemorou na sexta-feira, dia 10 de janeiro,  o 60º aniversário com a inauguração do novo espaço empresarial: a BigMat Canoliva.

Informação

Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018

O Município de Oliveira do Hospital recebe na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, um Encontro de Participação para recolha de ideias para o

Região

Drogas e armas apreendidas em bairro de Coimbra

Uma operação conjunta da PSP e da PJ, no bairro do Ingote, em Coimbra, culminou esta terça-feira com vários detidos e a apreensão de armas e doses elevadas de droga.

Informação

Festa da Castanha “superou expectativas” e regressa em 2020 “senão igual ainda melhor”

Está cumprida e com “sucesso” a 17ª edição da Festa da Castanha promovida pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez,…

Sociedade

ADIBER promove região em Coimbra

 A ADIBER, em parceria com o espaço Aromas da Sé, irá realizar a iniciativa “Beira Serra +IN City”, com o objectivo de divulgar a Região da Beira Serra na cidade