Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)
11 Novembro, 2019 1291 visualizações

Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)

image_pdfimage_print

Em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriu-se, ontem, a 17ª Feira do Porco e do Enchido. Pese embora o mau tempo, que marcou o fim de semana, o certame conseguiu juntar “muita gente”.

“Foi mais uma realização com algum sucesso apesar do tempo não estar bom. Esteve a chover a maior parte do dia”, comentou com a Rádio Boa Nova o presidente da Junta de Freguesia, Aníbal Correia, que apreciou o facto de muitos dos expositores não arredarem pé do certame, assim como os visitantes que não deixaram de marcar presença. Razão para dizer que, “apesar do tempo, ainda superámos as expectativas e juntámos muita gente”. Segundo o autarca, também acorreram ao certame cinco autocarros vindos de outros pontos do país, situação que prova que a Feira é “um evento reconhecido e atrai gente ao concelho”.

À Rádio Boa Nova, Aníbal Correia, lembrou que no ano passado as condições do tempo foram ainda piores. Para contornar as condicionantes climatéricas, “há quem pense que a feira deve ser mudada (no calendário).

Mas, achamos que a feira deve ser feita nesta altura. Há quem defenda que deve ser feita em agosto. Há 17 anos tem-se conseguido realizar sempre este evento…”, contou o autarca.

Também no que respeita ao local, o autarca entende que o Terreiro do Santo e Laje Grande constituem o “local característico” para este tipo de evento. “Se o mudarmos, vamos-lhe retirar a notoriedade que ele tem”, refere à Rádio Boa Nova, observando que a preocupação deve ser a de tentar “cobrir a maior área possível “ para que em situações climatéricas adversas, o evento “se possa realizar”.

Realizadas 17 edições do certame, Aníbal Correia, lembra que o evento foi pensado para “reabilitar uma tradição que se estava a perder” devido “às exigências da CEE e aumento das grandes superfícies comerciais”. “Criámos a Escola-Oficina que deu sequência à empresa de inserção que está ligada à IPSS (Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral) que ainda hoje fabrica enchidos de maneira tradicional”, explicou o autarca, notando que desde a criação da Feira se assistiu ao aumento de fumeiros no concelho “se calhar porque viram aqui uma oportunidade de negócio”.

Na organização da Feira do Porco e do Enchido, a Junta de Freguesia e ADSCVC contam com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, entre outros parceiros.

Anterior Região: GNR detém homem de 20 anos por violência doméstica
Seguinte Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

Notícias Relacionadas

Nacional

 “Lorenzo” provocou 82 ocorrências nos Açores. 61 estradas foram fechadas e várias pessoas realojadas

O furacão “Lorenzo” provocou 82 ocorrências nos Açores, estando 41 resolvidas e 41 em curso, segundo uma nota divulgada pelo Serviço Regional …

Região

Mortágua: Explosão em conduta de gás obrigada à retirada de mais de 100 pessoas

Uma conduta de gás rebentou, esta segunda-feira de manhã, na Vidraria de Mortágua localizada na zona industrial de Mortágua, junto à Estrada Nacional 228.

Politica

PSD: Membros da secção de Arganil tomaram posse na Comissão Política Distrital do PSD

Os novos Órgãos da Comissão Política Distrital do PSD tomaram posse no passado dia 16 de abril, na Casa da Cultura de Coimbra,…

Informação

Receita de Arganil representa região de Coimbra em concurso europeu de jovens chefs

É pelas mãos do jovem Bernardo Calvo, de 18 anos, que os sabores do Natal de Arganil chegam à Grécia já nesta terça-feira, 22 de outubro.

Informação

Aveiro vai receber em 2020 o maior congresso de turismo do país

A cidade de Aveiro, no Centro de Portugal, vai receber em 2020 o 46.º Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Sociedade

Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios

A Cruz Vermelha de Coimbra implementou um programa inovador para crianças afetadas por catástrofes em várias escolas da região Centro. O projeto está a ser implementado no Agrupamento de Escolas

Informação

Alexandrino acusa PSD de “querer ganhar eleições com desgraça alheia”

O deputado do PSD, João Brito, opôs-se na última reunião da Assembleia Municipal ao executivo de José Carlos Alexandrino por continuar a “atribuir verbas para as festas” quando “as suas

Destaque

Jovem sofreu traumatismo em atropelamento em Lagares da Beira

Um jovem de 18 anos ficou, ontem, internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra  na sequência de atropelamento ocorrido ontem, …

Informação

Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano

O Município de Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano- Portugal 2018, cuja cerimónia de entrega decorre dia 16 de novembro, pelas 17h00, em Guimarães.

Última Hora

A chuva está de regresso e sete distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte

A chuva está de regresso e o vento forte também se faz sentir. Os aguaceiros podem ser “acompanhados de trovoada”. 

Informação

Região: Dois militares da GNR detidos por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve quatro homens por suspeita de tráfico de estupefacientes, no distrito de Vila Real. Dois são militares da GNR, segundo confirmou a própria força de segurança.

Região

Carregal do Sal: Incêndio em habitação causa dois desalojados

Um incêndio numa habitação em Travanca de S. Tomé, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, causou, esta tarde, dois desalojados.