Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido
9 Novembro, 2018 1198 visualizações

Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

image_pdfimage_print

A Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, freguesia de Oliveira do Hospital, acolhe este domingo, 11 de novembro, a 16ª Feira do Porco e do Enchido.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização afirma que este certame, que promove artesanato e sabores únicos da gastronomia local, é a mais genuína e expressiva mostra lúdico-gastronómica da região das beiras, um espaço singular de gastronomia ancestral, de multifacetada e permanente animação de rua, de valorização dos produtos do mundo rural, de aposta na música e na cultura populares.

A Feira, que surgiu de modo a evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, tem vindo a afirmar-se nestes 16 anos com o mais atrativo cartaz lúdico e gastronómico da Beira-Serra.

No evento não faltarão as especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as chouriças de carne e de bofes, as morcelas, farinheiras, os paios e presuntos Curados, assim como os pratos “Arroz de Suã”, “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, “Torresmos à Moda de Meruge” e “Feijoada à Moda de Nogueirinha”. A Feira disponibiliza ainda fogueiras e caçoilas para que os visitantes possam confecionar no Forno Comunitário.

O Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte” volta a marcar presença para as habituais recriações de época. Este ano, o tema do Grupo incide na Teatralização de alguns episódios vividos pelos soldados portugueses na 1ª Grande Guerra e a evocação do Armistício assinado a 17 de Novembro de 1918, com singela homenagem aos heróis da freguesia e do concelho que participaram nas trincheiras da Flandres.

Para a edição deste ano, a organização aguarda mais de uma centena de artesãos para expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos.

A música ouvida na Feira do Porco e do Enchido é outra marca de qualidade do evento. Grupos consagrados da música popular como os “Galandum Galundaina” ou os insuperáveis “FanfarraKaústica” animarão todo o dia o espaço da Feira. A primeira “arruada” será feita com o Grupo de Bombos “Os Grifos”, seguidos pelo “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho: “Amigos do Borguinha”, com a Adília, de Arouca, ícone nacional das “cantadeiras” e o Grupo de Gaitas de Foles da Associação “Lérias”, de Miranda do Douro

As crianças terão mais uma vez um programa específico recheado de surpresas como os “Passeios de Burro”, a “Tenda das Mil Histórias” e “Tokajogar – Jogos Tradicionais e Populares”, da Guarda.

Anterior Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho
Seguinte "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Informação

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Região

Incêndio de Vila de Rei e Mação está em fase de resolução

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei e que afeta também Mação está dominado em 90% e não apresenta frentes ativas,…

Última Hora

Greve de três dias na distribuição começa hoje nos armazéns e logística

Os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados iniciam hoje uma greve a que se juntará o pessoal das lojas no sábado e no domingo, …

Última Hora

Fim-de-semana de sol e com temperaturas primaveris

A semana foi marcada pela depressão Laura, que trouxe chuva, vento e agitação marítima mas o fim-de-semana traz bom tempo e temperaturas primaveris.

Região

13º Encontro de Tunas em Arganil

A Praça Simões Dias, em Arganil, vai ser palco do 13º Encontro de Tunas que vai ter lugar dia 4 de junho, pelas 21h30.

Informação

CIM da Região de Coimbra e Proteção Civil apresentam dispositivo de combate a incêndios

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e o Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil vão apresentar, …

Sociedade

Câmara Municipal e Randstad assinam protocolo para arranque do novo “Call Center” da Altice em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal e a empresa Randstad vão assinar no Dia do Município, 7 de outubro, o protocolo para a instalação do novo centro de apoio telefónico da Altice …

Destaque

Região: Mulher de 68 anos morreu em acidente de ambulância com pesado de mercadorias

Uma mulher de 68 anos morreu, esta tarde, na sequência de uma colisão entre a ambulância em que seguia e um pesado de mercadorias na EN 17, no concelho de

Destaque

“Largo Encantado” anima quadra natalícia em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Até dia 24 de dezembro, o “Largo Encantando” proporciona a “magia do Natal” às crianças e suas famílias na cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa é do município de

Região

PJ deteve suspeitos de tráfico em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve uma mulher e um recluso a cumprir pena de prisão em regime aberto, …

Última Hora

CIM Região de Coimbra promoveu plantação simbólica em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital recebeu, hoje, uma ação simbólica da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra de plantação de árvores no âmbito do programa Floresta Comum.

Informação

Inscrições abertas para o Programa “Férias + Solidárias”

Encontram-se a decorrer, até ao dia 2 de julho, as candidaturas para a edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.