Membro de Assembleia de Freguesia denuncia “abate selvagem” de plátanos entre Ervedal da Beira e Ponte da Atalhada
3 Setembro, 2018 2597 visualizações

Membro de Assembleia de Freguesia denuncia “abate selvagem” de plátanos entre Ervedal da Beira e Ponte da Atalhada

image_pdfimage_print

João Dinis, membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, pediu explicações ao Município de Oliveira do Hospital e  Assembleia e Junta de Freguesia…

… sobre o que diz ser o “abate selvagem de vários e grandes plátanos e de outras espécies que se encontravam junto à berma da EN 230, entre Ervedal da Beira e a Ponte da Atalhada, sobre o Mondego”.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, o eleito pela CDU considera que “este abate selvagem prefigura um atentado ao nosso património vegetal”, verificando que o mesmo terá ocorrido em “condições que também indiciam alguma “negociata””, uma vez que “a madeira de Plátano é das mais caras”.

Em requerimento que dirigiu aos responsáveis autárquicos, João Dinis questiona acerca das condições em que ocorreu o abate, em contínuo, de vários Plátanos junto à berma da EN 230 , e de alguns na área urbana de Ervedal da Beira.

Para além de questionar sobre “a entidade que determinou o abateu e de quem deu parecer favorável, que entidade executou a tarefa e em que condições de remuneração ou congénere”, o eleito pela CDU pergunta “por que especial razão a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia não intervieram, céleres,  com o objetivo de impedir o abate de, pelo menos, algumas das árvores”, já que “até não foram cortadas todas no mesmo dia”.

Ao contrário dos pinheiros queimados que foram cortados, porque “é certo que poderiam vir a cair”, João Dinis verifica que tal “não era  provável no caso daqueles firmes Plátanos”. Verifica, por isso, que “foram cortadas as árvores que davam dinheiro em algum negócio, em que “alguém” está envolvido”. “ Afinal para onde foram levados os troncos, por que Entidade e para quê?” questiona.

João Dinis em declarações à Rádio Boa Nova

Anterior FCOH e ADN vencem jogos da 4ª jornada do Campeonato Nacional
Seguinte “Festival Forte 2018”: 9 detenções e 729 doses de droga apreendidas

Notícias Relacionadas

Última Hora

Crianças sensibilizadas para a Igualdade de Género

A sensibilização da população para as questões da Igualdade de Género, em diferentes momentos da agenda pública, tem dominado o arranque das comemorações da Semana Municipal…

Última Hora

GNR deteve em Seia três homens de Oliveira do Hospital suspeitos de roubo por esticão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Seia, após perseguição policial, de três indivíduos,…

Última Hora

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Cultura

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

Informação

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Última Hora

Oliveira do Hospital: Detidos na posse de 200 doses de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Oliveira do Hospital, no dia 5 de setembro, deteve dois homens de 34 e 40 anos, por tráfico de estupefacientes,

Informação

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Educação

Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia são novamente convidados a participar no Orçamento Participativo Escolar,…

Sociedade

Trabalhadores de ‘call center’ da EDP de Seia em greve

Os trabalhadores do ‘call center’ da EDP de Seia, distrito da Guarda, estão hoje em greve para reclamar aumentos salariais à empresa de trabalho temporário que os contratou.

Última Hora

CIM Região de Coimbra e IAPMEI promovem webinar sobre o Programa ADAPTAR 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com a Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, realiza no próximo dia 19 de maio, pelas 15H00, um

Última Hora

IMT recorre de decisão que declara ilegal fecho de centros de inspeção

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que declaram “ilegal” o encerramento, em 2016, de três centros de inspeção automóvel em Ponte de

Destaque

SL Benfica vence Taça Hugo dos Santos em Basquetebol

Numa reedição do ano passado mas com desfecho diferente, o Benfica conquistou, pela quinta vez, a Taça Hugo dos Santos, em jogo frente ao FC Porto, que se disputou em