Médicos do Centro criticam Hospitais de Coimbra por impedirem médicos de trabalharem noutras unidades de saúde
3 Junho, 2020 548 visualizações

Médicos do Centro criticam Hospitais de Coimbra por impedirem médicos de trabalharem noutras unidades de saúde

image_pdfimage_print

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) condenou, ontem, a decisão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) de impedir médicos de trabalharem noutras unidades de saúde.

“Impedir médicos de ir trabalhar noutras unidades, após o seu horário de trabalho, é moralmente reprovável, precisamente numa fase em que estas instituições de saúde precisam de retomar a atividade”, salienta o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, em comunicado enviado à agência Lusa.

O dirigente salienta que há vários hospitais que contam com o apoio dos profissionais de saúde do CHUC fora das horas de trabalho para a sua normal atividade, “num contexto de especial complexidade, ainda a enfrentar o impacto da pandemia da covid-19”, com a retoma da atividade assistencial.

Segundo Carlos Cortes, “já não é a primeira vez que o Conselho de Administração o tenta fazer – já o fez no início desta crise pandémica e foi, inclusivamente, desautorizado pela própria ministra da Saúde”.

Face à decisão do CHUC de impedir acumulações públicas ou privadas, o presidente da SRCOM considera “escandalosa a falta de solidariedade com doentes que possam recorrer a outras unidades de saúde”.

“Se todos os hospitais tivessem esta conduta seria o colapso do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que esta é precisamente uma das fases mais sensíveis que a saúde pública está a atravessar. O que país precisa é de mais solidariedade e de entreajuda”, defende.

Para Carlos Cortes, o Conselho de Administração do CHUC, “ao invés de auxiliar a retoma e de permitir o apoio a outras instituições de saúde, está a ter uma atitude pouco solidária”.

“Ao invés de auxiliar a retoma, tal como todos os restantes setores de atividade, no entendimento do Conselho de Administração do CHUC os médicos devem continuar ‘confinados’ e não podem ajudar outras unidades”, sublinha.

O dirigente considera que esta atitude de dificultar a acumulação de funções públicas ou privadas “é severamente imprudente e contrária ao espírito de colaboração do SNS, dentro e fora dele”.

Fonte: Lusa

Anterior Coimbra: Homem detido por posse de arma proibida
Seguinte Tribunais retomam hoje atividade regular

Notícias Relacionadas

Cultura

Meruge foi a Coimbra convidar a região para a 17ª Feira do Porco e do Enchido (com vídeo)

A caminho da 17ª edição da Feira do Porco e do Enchido que se realiza no próximo domingo, dia 10, a organização do certame…

Região

Ana Abrunhosa reconduzida na liderança da CCDRC

Ana Abrunhosa é reconduzida como presidente da Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), com efeitos a partir de segunda-feira (27 de Maio).

Informação

Serra da Estrela: Estradas foram hoje reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela, que tinham sido encerradas na quinta-feira devido à queda de neve, reabriram hoje ao trânsito,…

Última Hora

Sinistralidade: 25 detenções, 598 infrações e 85 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de julho a 5 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

EPTOLIVA comemora 28º aniversário no dia 15 de novembro

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realiza na próxima sexta-feira, dia 15,  pelas 18h30, …

Última Hora

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Este domingo, 10 de março, pelas 15h00, disputa-se a 25ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

Arganil: Joalharia “Primavera” de Natércia Gonçalves Pinto em exposição

A Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, vai acolher a exposição de joalharia “Primavera”, cuja inauguração terá lugar no próximo dia 6 de março, sexta-feira, pelas 17h00.

Informação

Crianças da FAAD desenvolvem projeto “Missão 4R’s” em defesa do ambiente

O Infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai desenvolver, ao longo dos próximos dois anos, o projeto curricular Missão 4R’s, com o objetivo de consciencializar relativamente à preservação do

Informação

Centro Europeu admite uso de máscaras em locais com muita gente

O Centro Europeu de Doenças admite o uso generalizado de máscaras pela população em locais fechados e com muita gente, apenas como complementar à etiqueta respiratória e distância de segurança…

Última Hora

Oliveira do Hospital assinalou Dia Mundial do Ambiente com plantação de árvores

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, o Município de Oliveira do Hospital promoveu a plantação de árvores de fruto nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino

Última Hora

Portugal 2020: Projetos aprovados no interior ultrapassam 400 milhões de euros

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, afirmou que, dos 1 600 milhões de euros aprovados no âmbito do Portugal 2020 para projetos

Região

O Sampaense fechou a primeira fase da LPB com uma derrota em casa frente ao Lusitânia por 96-65.

Uma partida onde o Sampaense teve muitas dificuldades em acertar o seu jogo, frente a uma equipa insular que se apresentou muito bem. Com os parciais de  17-24, 17-23, 13-20