Massa de ar polar chega na sexta-feira
23 Outubro, 2018 1754 visualizações

Massa de ar polar chega na sexta-feira

image_pdfimage_print

Uma mudança significativa do estado do tempo, devido a uma massa de ar polar, é esperada a partir da tarde de sexta-feira, com redução acentuada das temperaturas.

“A partir da tarde de dia 26, devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo”, revelou um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões meteorológicas apontam a passagem da situação de temperaturas amenas para uma descida gradual da temperatura, com “intensificação do vento, especialmente, no litoral oeste e nas terras altas”, soprando forte de norte até 50 quilómetros/hora (e rajadas até 70 km/h).

Segundo o IPMA, no sábado e no domingo, “as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus Celsius, com exceção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3 graus), e das regiões do interior Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10 graus Celsius”.

“Relativamente aos valores da temperatura mínima, deverão ser inferiores a 10°C e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do interior, onde se preveem as primeiras geadas da época”, adiantou o IPMA.

As temperaturas baixas associadas ao vento mais intenso “deverão originar desconforto térmico” e, entre os cenários possíveis a partir das previsões meteorológicas, admite-se “a ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro no dia 27 [sábado]” que, no caso de vir a ocorrer, “deverá originar alguma neve nas terras altas”, alertou a nota do IPMA.

Até esta quinta-feira, o continente mantém-se sob influência conjunta de um anticiclone intenso, a oeste das ilhas Britânicas, e de alterações nos níveis altos da troposfera – centradas a noroeste da Madeira -, associados ao transporte de massas de ar genericamente tropicais do interior da Península Ibérica.

Neste quadro atmosférico vão registar-se até quinta-feira temperaturas máximas com valores superiores à média da época do ano (genericamente entre 20 e 25°C), com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos nas regiões Centro e Sul, que “poderão ser localmente intensos”, avisou o IPMA.

lusa.pt

Anterior Ministério da Agricultura doa 500 borregas à ANCOSE e garante que no concelho já apoiou 3 459 agricultores com 8,6 milhões de euros
Seguinte Lesados dos fogos querem 100 milhões de euros no OE para ajudar regiões afetadas

Notícias Relacionadas

Informação

Montemor-o-Velho: GNR apreende arma de fogo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, apreendeu ontem, dia 21 de novembro, uma arma de fogo, na localidade de Catarruchos,

Nacional

Nacional: Sismo de 2.3 na escala de Richter sentido hoje perto de Mourão

Um sismo com magnitude 2.3 na escala de Richter foi, hoje, sentido perto de Mourão, no distrito de Évora, não havendo registo de danos pessoas ou materiais,…

Última Hora

Coimbra: Mais de quatro anos de prisão para autor de furtos na noite de Natal

Um dos dois acusados de furtos qualificados na noite de Natal de 2014 em Coimbra foi hoje condenado a quatro anos e três meses de prisão efetiva.

Informação

Grupos de Ação Local da Região Centro manifestam apreensão com dinâmicas regionais

A Comissão Regional do Centro dos GAL – Grupos de Ação Local, criada no âmbito da Federação Minha Terra, reuniu em Cantanhede no passado dia 14 de fevereiro, com o

Região

Homem apanhado a filmar partes íntimas de mulher em Coimbra

Um homem de 51 anos foi detido, em Coimbra, por ter sido apanhado a filmar uma mulher sem o seu consentimento.

Informação

“Profissionalismo e humanismo” na base do sucesso da Eptoliva

O presidente da Adeptoliva, associação que gere o ensino profissional ministrado pela Eptoliva regozijou-se por a escola ser a melhor escola do distrito de Coimbra e a terceira melhor do

Informação

GNR de Viseu deteve oito suspeitos de tráfico de droga

A GNR de Viseu deteve oito pessoas, sete homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 21 e os 46 anos, por suspeita de tráfico de droga.

Informação

Ensinar é Voar: Sessão de reflexão realiza-se dia 23 na Biblioteca Municipal

No próximo dia 23 de novembro, pelas 10h00, decorre na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital uma sessão de reflexão…

Última Hora

ASAE suspende 12 parques infantis

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, desde o início do ano, no âmbito das suas atribuições de fiscalização dos espaços de jogo e recreio,…

Cultura

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 8.º aniversário

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala, no dia 10 de junho, o seu 8º aniversário. As comemorações têm início às 15h00…

Informação

Região: Dois homens identificados por furtos a residências

A GNR identificou dois homens por suspeita de furto em residências nos concelhos de Leiria, Batalha e Pombal, informou hoje o Comando Territorial de Leiria.

Informação

Relação confirma pena de 19 anos para homem acusado de matar a mulher

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de 19 anos de prisão aplicada ao homem que foi condenado, pelo Tribunal da Guarda, por ter matado a mulher num