Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus
26 Outubro, 2018 1357 visualizações

Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

image_pdfimage_print

A partir desta sexta-feira, as temperaturas vão descer até dez graus em algumas regiões do continente devido a uma “massa de ar muito frio”, disse Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a meteorologista do IPMA, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo no continente que “deverá ficar sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte, na circulação de um intenso anticiclone localizado a norte dos Açores”.

“A previsão aponta para uma descida gradual das temperaturas mínimas e máximas, sendo mais acentuada no sábado, dia em que se prevê vento forte, especialmente no litoral e nas terras altas. Por causa da intensificação do vento vamos sentir um maior desconforto térmico. Sábado vai ser o dia em que vamos sentir mais frio”, disse Cristina Simões.

O vento, segundo a meteorologista do IPMA, vai soprar moderado a forte de norte, com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral e 90 quilómetros por hora nas terras altas.

“Há também condições para aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, que nas terras altas podem ser de neve”, indicou.

De acordo com o IPMA, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 8 e 15 graus Celsius nas regiões do interior Norte e Centro, prevendo-se valores ainda próximos de 20 graus para a região de Lisboa, Alentejo e Algarve.

A temperatura mínima deverá baixar para valores entre 0 e 10 graus, em todo o território exceto a faixa costeira da região Sul, onde deverá ser ligeiramente superior, com valores entre 10 e 13 graus.

“Para Lisboa prevemos 16 graus no sábado e no domingo 14. No sábado já vamos ter uma mínima de dois graus negativos nas Penhas Douradas”, exemplificou.

No domingo, adiantou Cristina Simões, a temperatura deverá sofrer ainda mais uma pequena descida e o vento vai manter-se com alguma intensidade.

“No início da semana, principalmente de segunda para terça-feira vamos ter uma frente que vai trazer precipitação generalizada a todo o território. Com as informações que temos hoje esta chuva poderá prolongar-se ao longo da semana, mas ainda é cedo para dizer”, referiu.

Anterior João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços
Seguinte “Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Última Hora

Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital tem em curso o projeto de autonomia e flexibilização curricular aplicado no início de cada ciclo escolar.

Nacional

Covid-19: 13 mortos e 173 infetados nas últimas 24 horas

O boletim epidemiológico desta segunda-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.231 pessoas em Portugal e infetou 29.209. São mais 13 mortos –  uma variação de 1.07% – em 24 horas e 137 infetados, ou seja,

Região

Todos os 60 meios aéreos estão disponíveis para os períodos mais críticos de incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) tem, desde ontem, os 60 meios aéreos previstos para o período de 01 de junho a 15 de outubro, informou o

Última Hora

Alexandrino apela à União Europeia a criação de um Programa Operacional para os Territórios de Baixa Densidade

O presidente da Comunidade Intermunicipal  (CIM) da Região de Coimbra e autarca de Oliveira do Hospital defendeu na Assembleia da República…

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Covid-19: 1 330 mortes (+14) e 30 788 infetados (+165) em Portugal

O boletim epidemiológico desta segunda-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.330 pessoas em Portugal e infetou 30.788. São mais 14 mortos nas últimas 24 horas –  uma variação de 1.06% – e mais  165 infetados, ou

Região

Receita de Arganil representa região de Coimbra em concurso europeu de jovens chefs

É pelas mãos do jovem Bernardo Calvo, de 18 anos, que os sabores do Natal de Arganil chegam à Grécia já nesta terça-feira, 22 de outubro.

Informação

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este fim-de-semana fica marcado pela disputa das Taças de futebol e futsal da Fundação Inatel, pela Associação Desportiva de Lagos da Beira e pela Secção Desportiva da Associação Progressiva de

Informação

Doze concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Doze concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Guarda estão com risco máximo de incêndio e só o litoral norte apresenta um risco reduzido, segundo o Instituto

Região

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Informação

Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

A constituição da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) foi uma reação imediata à tragédia que, no dia 15 de outubro, se abateu …

Região

CIM Região de Coimbra discute novo aeroporto com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai reunir amanhã, 15 de janeiro, no Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em Lisboa,…