Mário Centeno sai do Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças
9 Junho, 2020 586 visualizações

Mário Centeno sai do Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças

image_pdfimage_print

Mário Centeno, ministro de Estado e das Finanças, está de saída do Governo. O secretário de Estado do Orçamento João Leão vai ocupar a pasta, estando a cerimónia de posse marcada para o dia 15 de junho.

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu de António Costa “as propostas de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e das Finanças, professor doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do professor doutor João Leão”, lê-se na nota publicada no site da Presidência.

O Presidente da República acrescenta que aceitou as propostas, “realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas”.

Recorde-se que a saída de Mário Centeno do Governo já era tida como certa, sobretudo depois do desencontro com o primeiro-ministro aquando da injeção 850 mil milhões no Novo Banco, tema que levaria os dois a uma reunião de emergência em São Bento. Mas a especulação sobre a saída do ministro apelidado de ‘CR7 das Finanças’ remontam ao momento de formação do Governo depois das eleições legislativas.

Sobre o futuro de Mário Centeno, cujo mandato de presidência do Eurogrupo termina este ano, a sua ambição passará por ser governador do Banco de Portugal (BdP).

Quem também está de saída do Governo é Ricardo Mourinho Félix, avança a RTP. O secretário de Estado Adjunto das Finanças chegou a ser apontado como sucessor de Mário Centeno.

com:noticiasaominuto.com

Anterior Portugal com mais sete mortes e 421 infetados por Covid-19
Seguinte Polícia Judiciária deteve homem pelo crime de homicídio qualificado em Nelas

Notícias Relacionadas

Última Hora

‘À Volta do Fado’ com Vitorino no adro da Capela dos Ferreiros

‘Coimbra com Vitorino’ é o próximo espetáculo do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 22 de setembro, sábado, pelas 21h30, no Adro da Capela dos Ferreiros, em

Sociedade

Risco de incêndio ameaça vários concelhos

Alcoutim, no distrito de Faro, está hoje em risco máximo de incêndio e 26 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

Luís Lagos considera fundamental que “determinadas pessoas que ocupam o centro-direita se afastem de vez”

Luís Lagos foi um dos vencedores da noite eleitoral em Oliveira do Hospital, ao conseguir a sua reeleição e a eleição de um segundo deputado do CDS-PP, por via da

Informação

ASAE apreendeu cerca de 400 artigos de carnaval

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 400 artigos de Carnaval, designadamente disfarces de adulto e criança,…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Região

Jovem de 21 anos encontrado morto em Viseu

Um jovem de 21 anos foi encontrado sem vida na manhã de domingo, junto à Universidade Católica em Viseu.  

Região

Homem de 49 anos morreu em acidente de trator

Um homem de 49 anos morreu ontem, no concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, vítima de um acidente com um trator agrícola.

Sociedade

Oliveira do Hospital vai investir um milhão de euros para eliminar eucaliptos

A Câmara de Oliveira do Hospital anunciou que vai investir um milhão de euros na compra de árvores autóctones como incentivo aos proprietários para arrancarem os eucaliptos que nasceram após

Região

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Última Hora

Gouveia: PJ deteve homem de 71 anos suspeito de abusar de menina de 12 anos

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, do “presumível autor de um crime de abuso sexual de crianças”…

Informação

Homem apanhado a conduzir com 2,55 g/l de álcool no sangue em Coimbra

A PSP deteve na noite da última segunda-feira, por volta das 22h30, um homem de 52 nos que estava a conduzir em estado de embriaguez.

Região

Região: Mulher de 30 anos morre em despiste e queda de carro ao rio Mondego

Uma mulher de 30 anos morreu após o veículo ligeiro de passageiros onde seguia se ter despistado e caído ao rio Mondego, ao início da noite desta quinta-feira, junto à