Mais de uma centena de concelhos em risco máximo de incêndio. Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente.
15 Julho, 2020 383 visualizações

Mais de uma centena de concelhos em risco máximo de incêndio. Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

image_pdfimage_print

Mais de 100 concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão mais de uma centena de concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Na terça-feira, a secretária de Estado da Administração Interna alertou para “um cenário meteorológico muito complicado” nos próximos dias, com um potencial de ocorrências de incêndios florestais “difíceis de gerir” e que se podem tornar “quase catastróficos”.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em muitos concelhos do continente por causa do tempo quente.

O IPMA prevê para hoje a continuação de tempo quente pelo menos até domingo.

Durante esta semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35 graus Celsius no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus nas regiões do interior.

Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20 graus em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.

De acordo com o IPMA, os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior.

Na origem do tempo quente está um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da semana”.

Todos os distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

Os 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo até às 18h00 sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA emitiu também aviso laranja para os distritos de Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja e Braga entre as 12:00 de quinta-feira a as 18h00 de sexta-feira devido ao tempo quente.

Também a ilha da Madeira está hoje sob aviso amarelo (até às 18h00 de hoje) devido ao tempo quente e também por causa do vento forte (até às 12h00 de hoje).

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior da região Sul durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã, com rajadas até 65 quilómetros por hora no norte e centro, e a partir do final da tarde.

A partir da tarde, na faixa costeira ocidental o vento soprará de noroeste, por vezes forte a norte do Cabo da Roca.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança e Leiria) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 30 (em Aveiro) e os 40 (em Santarém).

Em Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 17 e os 35 graus.

Anterior Caso positivo de menino na Figueira da Foz põe 28 crianças em isolamento
Seguinte Eptoliva lança Eptojornal para a região

Notícias Relacionadas

Última Hora

Coimbra celebra ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Sto. António

Coimbra celebra em 2020 o “Jubileu dos mártires de Marrocos e de Santo António”, assinalando os 800 anos do martírio dos primeiros frades franciscanos e a sua importância na vocação

Informação

Empresas: ERA Imobiliária chegou a Oliveira do Hospital

A Imobiliária ERA abriu, ontem, as suas portas na cidade de Oliveira do Hospital, com o objetivo de “atrair talento” e proporcionar “bons negócios” na compra e venda de casas.

Última Hora

Pedro Vaz: “Saíremos desta guerra mais fortes. Não saiam de casa. Sigam as diretrizes da DGS” (com vídeo)

Esta manhã, o acupunctor e especialista em Medicina Tradicional Chinesa, esteve em direto na Rádio Boa Nova, via Skype, no habitual espaço “Contributos para a Saúde”.

Cultura

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.

Informação

Marchas Populares em Lagares da Beira

No próximo sábado, 29 de junho, realizam-se as Marchas Populares em Lagares da Beira, no Largo da Feira.

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão extraordinária

Hoje, dia 27 de novembro, realiza-se sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, com início às 18h00, no Salão Nobre da autarquia oliveirense.

Informação

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Informação

Sonae Arauco presente no maior evento ibérico do setor, a Maderalia 2020, em Valência

A Sonae Arauco, um dos maiores produtores mundiais de painéis derivados de madeira, com uma unidade de produção em Oliveira do Hospital, estará presente na FIMMA – Maderalia 2020,…

Informação

Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse

O Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Na cerimónia esteve presente o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

Informação

Mais de 30 concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Coimbra e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Região

Região: GNR deteve três pessoas por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve ontem, dia 25 de novembro, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre

Região

Câmara de Arganil avança com obras de Reabilitação e Beneficiação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil iniciou, neste mês de julho, as obras de reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial da Relvinha,…