Mais de meia centena de concelhos em risco muito elevado de incêndio
17 Julho, 2019 598 visualizações

Mais de meia centena de concelhos em risco muito elevado de incêndio

image_pdfimage_print

Mais de meia centena de concelhos de 11 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado de incêndio mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

Há também vários concelhos dos 18 distritos do continente em risco elevado de incêndio.

De acordo com o instituto, o risco de incêndio vai aumentar progressivamente até sábado, dia em que a quase totalidade do território continental apresentará um risco elevado, muito elevado ou máximo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste e no Alentejo, e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco, podendo essa nebulosidade persistir ao longo do dia na faixa costeira da região Centro.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e barlavento algarvio, com rajadas até 75 quilómetros por hora a sul do Cabo Mondego, em especial a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento será moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, em especial a partir da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus celsius (em Portalegre) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro e Leiria) e os 35 (em Castelo Branco).

Hoje, por Oliveira do Hospital, as temperaturas vão variar entre os 13 e os 28 graus.

Anterior Aveiro: Um morto em atropelamento ferroviário
Seguinte ESTGOH com 200 vagas disponíveis para próximo ano letivo. Mais oito do que o ano passado.

Notícias Relacionadas

Região

Arganil: Município resolve empréstimo antigo e contrai um novo de 4 milhões

O Município de Arganil pagou, este mês, a última prestação do empréstimo para saneamento financeiro, contraído em 2006 para pagar dívida herdada em outubro de 2005. Entretanto, a autarquia liderada

Vídeos

XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)

É já no próximo domingo, dia 24 de novembro, que se realiza mais um Encontro de Tunas, um evento anual que já é imagem de marca de Penalva de Alva

Região

SEF deteta 14 atletas em situação ilegal na zona de Aveiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 14 atletas estrangeiros em situação ilegal no país, no âmbito de ações de fiscalização a clubes de futebol no distrito de Aveiro.

Informação

Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira comemoram 25º aniversário

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) está a preparar a comemoração do 25.º aniversário das Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira, inauguradas em 1993.

Desporto
Região

Festival da Lampreia de Penacova celebra 20 anos com 12 restaurantes

A Câmara Municipal de Penacova vai assinalar os 20 anos do Festival da Lampreia, que vai contar com a participação de 12 restaurantes do concelho, entre sexta-feira e domingo.

Última Hora

Despiste com trator agrícola faz um morto em Alvoco das Várzeas

Um despiste com um trator agrícola provocou uma vítima mortal, um homem de 81 anos, na manhã de ontem, 7 de abril, na freguesia de Alvoço das Várzeas, no concelho

Região

Coimbra: Quatro pessoas detidas por condução com álcool em dois dias

Quatro pessoas foram detidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra, nos dias 20 e 21 de dezembro, por terem sido intercetadas a conduzir sob o efeito de álcool.

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos

O Município de Oliveira do Hospital já aprovou os procedimentos concursais para a reabilitação do Bairro Social João Rodrigues Lagos.

Última Hora

Dois concelhos em risco máximo de incêndio e 26 muito elevado

Os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Monchique (Faro) estão hoje em risco Máximo de incêndio e outros 26 em risco Muito Elevado.

Informação

30 localidades evacuadas em Góis e Pedrógrão Grande. Um canadair despenhou-se em Pedrógrão Grande

O incêndio em Góis obrigou hoje à evacuação de 27 localidades. Nas últimas horas o incêndio aumentou de extensão e motivou a ativação, pelas 14h00, …

Cultura

Pedrógão Grande: Livro sobre o concelho é dedicado às vítimas do incêndio

Um livro de divulgação dos valores culturais e naturais de Pedrógão Grande, que os autores dedicam às vítimas do incêndio de 17 de junho de 2017, é apresentado nesta vila