Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios
22 Novembro, 2017 996 visualizações

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

image_pdfimage_print

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de culturas frutícolas, segundo dados do INE.

Numa estimativa da área ardida por ocupação cultural, divulgada em anexo às previsões agrícolas de outubro, publicadas na segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE), refere que “a área afetada atingiu um vasto número de parcelas, correspondente a cerca de meio milhão de hectares (507,4 mil hectares)”.
O instituto refere ainda que “a análise da ocupação cultural das parcelas ardidas aponta para uma área de 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil hectares de vinha e 2,4 mil hectares de culturas frutícolas”.

A mesma entidade cita Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que aponta que 47% do total da área ardida estava ocupada por povoamentos florestais.

Conforme indica o INE, a Taxa Diária de Severidade (DSR), acumulada entre 01 de janeiro e 31 de outubro, revela que, numa série de 15 anos, 2017 é o segundo ano mais gravoso em termos de condições meteorológicas.

A DSR traduz a severidade das condições meteorológicas e o estado dos combustíveis, relativamente ao combate a incêndios florestais, durante a época visada.

Fonte: Lusa

Anterior Voluntários começam reflorestação com 5.000 árvores em Arganil
Seguinte Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Última Hora

Cruz Vermelha lança número 1415 para auxiliar populações

A Cruz Vermelha disponibiliza, a partir de hoje, o número 1415, uma linha telefónica de alerta para ajudar a proteger as populações perante catástrofes, como incêndios florestais, que vai funcionar

Região

Semana “Tábua + Social” decorre de 1 a 4 de outubro

A Rede Social – Conselho Local de Tábua e o Município de Tábua promovem, a partir de hoje e até 4 de outubro de 2018, a semana “Tábua + Social”,

Última Hora

Universidade de Coimbra com quebra de 20% de estudantes internacionais

A Universidade de Coimbra registou, até agora, uma quebra de quase 20% nos inscritos ao abrigo do estatuto do estudante internacional,…

Destaque

Portugal regista mais 331 infeções e 8 mortes por Covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, um total de 33.592 casos confirmados (mais 331 em relação a ontem, uma variação de 1%) e 1.455 mortes (mais 8 nas últimas 24 horas, um

Nacional

ASAE instaura 66 processos de contraordenação em operação Black Friday

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou, a nível nacional, durante cerca de uma semana, uma operação de fiscalização direcionada à verificação do cumprimento das regras legais do exercício

Informação

Nelas: Detidos por cultivo de droga e posse de arma

A GNR de Viseu deteve dois homens, de 27 e 29 anos, por cultivo de estupefacientes e posse ilegal de arma, no concelho de Nelas.

Informação

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas

Última Hora

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital e Verbos dos Arguinas nomeados para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”

A Festa do Queijo Serra da Estrela e “Os Verbos dos Arguinas ”estão nomeados para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”, nas categorias de “Festas e Feiras” e “Rituais e

Última Hora

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Última Hora

EM 514 interdita no cruzamento entre Penalva de Alva e São Gião devido a deslizamento de terras

O Município de Oliveira do Hospital informa que a circulação rodoviária vai estar interdita por tempo ainda indeterminado, na EM 514, no cruzamento entre Penalva de Alva e São Gião, em consequência

Última Hora

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Informação

Município de Arganil assina Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular

A Câmara Municipal de Arganil aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular, proposto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).